Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Refletindo sobre o conceito e a origem do circo

 

26/04/2010

Autor e Coautor(es)
Adriane Silva Tomaz
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethovem Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

a) Construir um conceito para circo;

b) Compreender o circo como uma manifestação artístico-cultural;

c) Conhecer as principais características do circo tradicional;

 d) Conhecer os principais elementos históricos da origem do circo moderno.

Duração das atividades
50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos do senso comun adquiridos pelo aluno.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Refletindo sobre o que é circo 

Iniciar a aula reunindo a turma e levantando as seguintes questões: Quem já foi ao circo? O que é o circo?  Organizar uma conversa sobre o que as crianças pensam ser o circo. Neste momento, o professor poderá registrar em uma folha de papel uma lista dos elementos centrais das idéias das crianças sobre o que é circo.  

Atividade 2: Conhecendo a origem do circo  

Num segundo momento, utilizando-se de imagens, o professor irá contar de forma adaptada, a partir material disponível nesta aula, a história do circo, ou seja, como surgiu o circo como nós o conhecemos hoje.  

O texto abaixo é uma versão simplificada da origem histórica do circo e pode servir de roteiro.

     A história do circo  

O circo é uma das mais antigas artes e espetáculos do mundo. Existem muitos tipos de circo: o circo de rua, o circo tradicional e outros. O circo é na verdade um conjunto de diversas artes: malabarismo, palhaço, acrobacia, equilibrismo, ilusionismo, contorcionismo e etc. Antes do circo existir como conhecemos hoje, os artistas se apresentavam nas ruas, viajando de uma cidade para a outra sem um lugar específico para se apresentarem. O Circo como um espetáculo pago, com rufar dos tambores e em volta de um picadeiro onde se apresentam artistas com diversas habilidades é uma invenção recente. Esse tipo de circo foi criado em 1770, por um militar inglês chamado Philip Astley, que era um ótimo cavaleiro. Ele descobriu que se ficasse de pé sobre seu cavalo enquanto o animal galopava em círculos, conseguiria manter o equilíbrio. Assim, foi criado o primeiro espetáculo equestre de circo. Porém, para prender a atenção do público, foi preciso criar outras atrações como equilibristas, saltadores, contorcionistas e palhaços. O palhaço deste circo era um soldado do batalhão que não sabia montar, entrava no picadeiro montado ao contrário, caía do cavalo, subia de um lado, caía do outro, passava por baixo do cavalo. Esse número do soldado palhaço fazia muito sucesso e, por isso, começaram a inventar novos números de palhaços. Sabem como o circo chegou ao Brasil? Os ciganos que viajavam o mundo todo tinham muita intimidade com a arte circense e trouxeram esta arte para o nosso país. Eles faziam exibições com cavalos, teatro de bonecos, mágicos e muitos outros.  

Fontes de consulta:

 http://www.artesdocirco.com.br/index.php?A-Historia-do-Malabarismo-1

 http://www.suapesquisa.com/pesquisa/historia_circo.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Circo 

As imagens a seguir podem ilustrar o texto acima:  

 

Astley em seu número eqüestre   http://farm3.static.flickr.com/2115/2081717672_9b0337e810_m.jpg Acesso em 06/04/2010

 

Primeiro espetáculo do circo de Philip Astley   http://de.academic.ru/pictures/dewiki/65/Astley_s_Ampitheatre_Microcosm_edited.jpg Acesso em 06/04/2010 

 

Atividade 3: Sintetizando o conceito de circo

Após as atividades anteriores passaremos para a elaboração de um conceito para o circo. Esta atividade poderá ser realizada através de uma redação produzida coletivamente e mediada pela ação do professor. Partindo dos registros feitos na Atividade 1 o professor proporá a seguinte brincadeira: “Vamos completar as frases”. Iniciaremos pedindo que uma criança diga uma frase sobre o que é o circo. Ela poderá dizer, por exemplo, “que circo é uma apresentação”. Outra criança deverá dar continuidade à frase dizendo, por exemplo, “que é uma apresentação realizada no picadeiro ou na rua”. Já uma terceira criança poderá completar dizendo “que é uma apresentação feita no picadeiro ou na rua e que tem diferentes artistas como malabaristas, mágicos, contorcionistas, palhaços e muitos outros". Assim, sucessivamente, a turma sob a mediação do professor irá construir um conceito para o circo. As colocações/frases das crianças deverão ser registradas ao longo da brincadeira em uma cartolina afixada em uma parede onde todos possam ver. A brincadeira termina quando todas as crianças tiverem dado a sua contribuição para responder à pergunta: O que é circo?

Atividade 4: Para colorir e Caça-Palavras

 

Recursos Complementares

 

Avaliação

Será feita no decorrer da aula através de processos de diálogos entre professor e alunos, observando-se em que medida a turma compreendeu o que é o circo e como ele surgiu como o conhecemos hoje.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.