Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Turma dos Pôneis: construindo uma identidade para a turma

 

07/05/2010

Autor e Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •        Construir uma identidade para a própria turma;
  •        Perceber que é ouvido e que pode;
  •        Desenvolver a auto-estima;
  •        Saber escolher;
  •        Respeitar  escolhas da maioria.

 

Duração das atividades
Três horas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Primeiro Momento: Converse com as crianças sobre a importância de escolherem um nome para a turma. Peça que dêem sugestões. Na medida em que forem falando vá anotando na lousa.     

Segundo Momento:   Depois da listagem pronta confeccione um cartaz com imagens e os nomes sugeridos.

Ex:  Espaço do voto       imagem                nome escrito 

Faça uma votação coletiva com um cartaz grande dessas imagens. A idéia é cada criança ir à frente e fazer sua escolha fazendo um "X" ao lado do nome que escolher.   

Terceiro Momento: Como haverá com certeza muitos nomes votados pode-se fazer uma segunda votação. Converse com as crianças sobre os nomes mais votados e eleja os três mais votados para a segunda votação.   

Novamente faça a cartela de votação com as imagens e os nomes mais votados   Ex:       TARTARUGA     TUBARÃO     PÔNEI   

Proponha agora que a votação seja secreta, trazendo uma cartela para cada criança e uma urna onde serão depositados os votos. Aproveite o momento para trabalhar questões como o direito secreto ao voto e o respeito à escolha da maioria, assim como acontece nas eleições.     

Quarto Momento: A apuração dos votos deve ser feita junto com as crianças. Colocando-se um cartaz grande na lousa e anotando voto a voto o resultado. Aproveite esse momento para acolher as crianças que se sentirem insatisfeitas com o resultado, mas também orientando quanto ao respeito à escolha da maioria. A partir do resultado, o professor pode trabalhar com as crianças o tema escolhido como nome da turma.   

Por exemplo, se o nome da turma foi o nome de um animal, então o professor pode conduzir uma pesquisa sobre esse bichinho: como e onde vive, sua utilidade, seus predadores e todas as curiosidades que podem ser retiradas do próprio grupo. O mesmo pode ser feito com outros temas, mesmo que não sejam nomes de animais.   No caso dessa aula, o nome “Pônei” ganhou e a turminha passou a se chamar “Turma dos Pôneis”. Agora o processo será continuado com o trabalho de pesquisa sobre esse animalzinho tão querido das crianças.

Recursos Complementares

Para desenvolver o projeto de pesquisa a partir da escolha do nome da turma o professor pode recorrer ao trabalho de Fernando Hernandez:   

HERNANDEZ, Fernando & VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

Avaliação

É importante observar a participação das crianças em todo o processo do trabalho. Participar, sugerir, defender sua idéia, são todos aspectos importantes a serem desenvolvidos nas crianças. Estimule a criança que é mais calada a dar sua opinião e expressar seu pensamento e seu desejo.

Faça as seguintes indagações para avaliar e, se necessário, proponha outras atividades em que será possível desenvolver nas crianças os objetivos esperados.

·        As crianças participaram com sugestões de nomes?

·        Gostaram do processo e entenderam como funciona a decisão da maioria?

 ·       Respeitaram a opinião da maioria?

·        Identificaram-se com o resultado e se interessaram em estudar o tema proposto?

São questões que além de serem identificadas devem servir de suporte para o professor conduzir as atividades posteriores.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.