07/05/2010
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Não há necessidades de conhecimentos prévios
Primeiro Momento: Converse com as crianças sobre a importância de escolherem um nome para a turma. Peça que dêem sugestões. Na medida em que forem falando vá anotando na lousa.
Segundo Momento: Depois da listagem pronta confeccione um cartaz com imagens e os nomes sugeridos.
Ex: Espaço do voto imagem nome escrito
Faça uma votação coletiva com um cartaz grande dessas imagens. A idéia é cada criança ir à frente e fazer sua escolha fazendo um "X" ao lado do nome que escolher.
Terceiro Momento: Como haverá com certeza muitos nomes votados pode-se fazer uma segunda votação. Converse com as crianças sobre os nomes mais votados e eleja os três mais votados para a segunda votação.
Novamente faça a cartela de votação com as imagens e os nomes mais votados Ex: TARTARUGA TUBARÃO PÔNEI
Proponha agora que a votação seja secreta, trazendo uma cartela para cada criança e uma urna onde serão depositados os votos. Aproveite o momento para trabalhar questões como o direito secreto ao voto e o respeito à escolha da maioria, assim como acontece nas eleições.
Quarto Momento: A apuração dos votos deve ser feita junto com as crianças. Colocando-se um cartaz grande na lousa e anotando voto a voto o resultado. Aproveite esse momento para acolher as crianças que se sentirem insatisfeitas com o resultado, mas também orientando quanto ao respeito à escolha da maioria. A partir do resultado, o professor pode trabalhar com as crianças o tema escolhido como nome da turma.
Por exemplo, se o nome da turma foi o nome de um animal, então o professor pode conduzir uma pesquisa sobre esse bichinho: como e onde vive, sua utilidade, seus predadores e todas as curiosidades que podem ser retiradas do próprio grupo. O mesmo pode ser feito com outros temas, mesmo que não sejam nomes de animais. No caso dessa aula, o nome “Pônei” ganhou e a turminha passou a se chamar “Turma dos Pôneis”. Agora o processo será continuado com o trabalho de pesquisa sobre esse animalzinho tão querido das crianças.
Para desenvolver o projeto de pesquisa a partir da escolha do nome da turma o professor pode recorrer ao trabalho de Fernando Hernandez:
HERNANDEZ, Fernando & VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
É importante observar a participação das crianças em todo o processo do trabalho. Participar, sugerir, defender sua idéia, são todos aspectos importantes a serem desenvolvidos nas crianças. Estimule a criança que é mais calada a dar sua opinião e expressar seu pensamento e seu desejo.
Faça as seguintes indagações para avaliar e, se necessário, proponha outras atividades em que será possível desenvolver nas crianças os objetivos esperados.
· As crianças participaram com sugestões de nomes?
· Gostaram do processo e entenderam como funciona a decisão da maioria?
· Respeitaram a opinião da maioria?
· Identificaram-se com o resultado e se interessaram em estudar o tema proposto?
São questões que além de serem identificadas devem servir de suporte para o professor conduzir as atividades posteriores.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!