Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


“Pedro e o Lobo”: atividades de reconto e de retextualização

 

18/05/2010

Autor e Coautor(es)
ANA GRAZIELA CABRAL
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Por meio da sequência de aulas que será apresentada, o aluno poderá:

  • Reconhecer ideias principais e secundárias que se encontram presentes tanto no conto Pedro e o Lobo, quanto em vídeos do teatro mudo analisados.
  • Transcrever uma história de um contexto sonoro e imagético para o escrito.
  • Desenvolver o senso estético, a criatividade, o sentido crítico e autonomia de criação.
  • Conhecer as seguintes modalidades artísticas: Orquestra de Câmara, Teatro Giramundo, Cinema Mudo e Pantomima.
  • Interessarem-se pela leitura.
  • Aprimorar habilidades de leitura.
  • Relacionar, distinguir e comparar as características das diferentes formas de linguagem escrita ou multissemiótica (textos que se utilizam de diferentes formas de linguagem).
  • Aprimorar sua capacidade de escrita.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada (250 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para essa sequência de aulas, é indispensável que os alunos saibam o que é um ‘Conto russo’, conforme é explicado na primeira aula.

Além disso, eles devem saber o que é uma Orquestra de Câmara. Explique que é uma orquestra de música erudita que se restringe a alguns instrumentos que cabiam nas câmaras dos palácios. Encontre mais detalhes no site Orquestra de Câmara - http://pt.wikipedia.org/wiki/Orquestra_de_c%C3%A2mara – acesso em 15/04/2010. 

Eles devem também conhecer o site do Giramundo - http://www.giramundo.org/index.html - uma companhia de teatro de bonecos mineira  - acesso em 15/04/2010,.  

Também é importante que aprendam sobre o Cinema mudo. Para isso, sugerimos o site Cinema Mudo - http://www.infoescola.com/artes/cinema-mudo/ - acesso em 15/04/2010.  

Por que não propor uma visita à sala de informática antes de iniciar a proposta de aula, para que os alunos faça uma boa pesquisa?

Estratégias e recursos da aula

1ª AULA

Professor, para dar início a essa sequência de aulas, a primeira coisa que você deverá fazer com os seus alunos é explicar o significado de um Conto Russo. Diga a eles que esses contos são típicas histórias e fábulas ancestrais russas, que lidam com feiticeiras, fadas, animais, camponeses. São histórias que se aproximam muito do estilo dos escritores La Fontaine e Esopo.

Eles conhecerão o conto russo “Pedro e o Lobo”, que é uma composição infantil feita pelo russo Sergei Prokofiev em 1936. Nessa melodia, cada personagem é representado por um personagem diferente, da seguinte forma:

Pedro: Cordas;

O Pássaro: Flauta;

O Pato: Oboé;

O Gato: Clarinete;

O Avô: Fagote;

O Lobo: Três Trompas;

Os Caçadores: o tema é introduzido por madeiras e os disparos são representados pelos Tímpanos e pelo Bumbo.

Professor, quem sabe, em uma parceria com o professor de música, você faz com que os alunos tenham um contato com esses instrumentos? Eles podem ver fotografias de cada instrumento e associá-las ao som, ou se puderem vê-los pessoalmente e manuseá-los, será ainda melhor. Nessa perspectiva, também seria muito válida uma visita dos alunos, de acordo com as possibilidades que a sua cidade oferecer, ao concerto de uma orquestra de câmara.

E só então mostre a eles inicialmente o fragmento de uma apresentação do grupo de teatro de bonecos Giramundo, Pedro e o Lobo - por Giramundo - http://www.giramundo.org/teatro/pedro.htm - acesso em 15/04/2010. Pedro e o Lobo. É interessante que os alunos tenham contato com essa versão para que conheçam essa modalidade de teatro de bonecos e experimentem sensações diferentes em relação ao conto. Além disso, no fragmento de Giramundo os sons de cada personagem são apresentados de forma mais clara.   

Então, mostre aos alunos uma sequência de vídeos que conta na íntegra a história de Pedro. Deixe claro aos alunos que, em sua essência, a composição sobre Pedro e o Lobo se restringia à melodia, e que recursos como o vídeo que será apresentado e o teatro de bonecos foram uma criação baseada na composição melódica.

Eis os vídeos:

1º vídeo:

PARTE 1 - http://www.youtube.com/watch?v=od03kxDBnq4&playnext_from=TL&videos=4Gz5qGHSrLE&feature=rec-LGOUT-exp_stronger_r2-2r-4-HM - Pedro e o lobo - acesso em 15/04/2010.        

2º vídeo:

PARTE 2 - http://www.youtube.com/watch?v=czk_WDdhwGc&feature=related - Pedro e o lobo - acesso em 15/04/2010.        

3º vídeo:

PARTE 3 - http://www.youtube.com/watch?v=Lf-Cwru_N64&feature=related - Pedro e o lobo - acesso em 15/04/2010.   

4º vídeo:

PARTE 4 - http://www.youtube.com/watch?v=VWzu0pIy388&feature=related - Pedro e o lobo - acesso em 15/04/2010.    

Para a próxima aula: peça aos alunos que façam uma pesquisa sobre animais brasileiros que estejam em risco de extinção.

2ª AULA

Professor, agora que os alunos já assistiram aos vídeos sobre o conto, eles terão que transformar esse conto russo em história escrita. E para isso eles vão se valer apenas do que viram nos vídeos. Não conte a eles a história, professor.

Separe a turma em equipes de três pessoas e recomende que cada equipe faça um texto. Para alcançar resultados diferentes, você pode sugerir que duas equipes façam uma adaptação do conto "Pedro e o Lobo” ao contexto brasileiro. Por que, ao invés de lobo como referência ampla a uma espécie de  animais, os alunos não especifiquem que esse lobo é da espécie Guará, que está entrando em extinção? O pássaro também pode ser uma ave rara das florestas brasileiras. Tudo dependerá da imaginação e da criatividade de seus alunos.

Assim sendo, professor, destine essa aula para a produção do texto. Se for necessário, passe novamente os vídeos para que os alunos fixem bem a história e façam alguma anotação de que precisem. Acompanhe todo o momento da produção escrita. Como ela será feita em equipes de três alunos, você poderia propor que a produção ocorresse em um lugar mais aberto, como em mesas no pátio da escola, algum recanto agradável próximo a um jardim... Assim uma equipe não prejudicará a produção da outra. Textos concluídos, é hora da  revisão, professor. Proponha que um grupo leia o texto de outro grupo e apontem se houve ou não problemas de compreensão da história, de organização e progressão temática, a correção gramatical, ortográfica e de uso da pontuação. Interessante eles fazerem uma leitura oral dos textos dos colegas, pois isso facilita a identificação de alguns problemas estruturais. As sugestões a serem dadas podem gerar discussões bem acaloradas e você pode, inclusive, aproveitar esse momento, após conferir o texto produzido pelo grupo, para introduzir e/ou sistematizar algum conteúdo que os ajude a aprimorar a escrita. Eles deverão reescrever o texto até que fique realmente bom. Você deve ser um dos últimos leitores desse texto.

3ª AULA

Professor, agora que os alunos já cumpriram com a primeira produção desta sequência, passemos para uma nova estratégia. Você trabalhou com eles a manifestação da linguagem à partir dos instrumentos, o que já é um formato inusitado. Agora você mostrará uma modalidade em que a linguagem será manifestada a partir de performances. Os alunos conhecerão o cinema mudo. Portanto, comece perguntando a eles o que eles entendem por cinema mudo? Quais seriam as suas principais características? Provavelmente, como se propôs em ‘Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno’, os alunos já terão pesquisado sobre o tema no laboratório de informática e terão muito a dizer. Portanto, ouça-os. Em seguida você passará uma trilogia de vídeos que exemplificarão o que é o cinema mudo.

São eles:

1º vídeo: Charles Chaplin

http://www.youtube.com/watch?v=iu-rLA4POkI - acesso em 15/04/2010

2º vídeo: Performance da música dos Tribalistas 'Velha infância'

http://www.youtube.com/watch?v=HYnxL2VCBbQ - acesso em 15/04/2010

3º vídeo: Mr. Bean

http://www.youtube.com/watch?v=RyDY0hiMZy8 - acesso em 15/04/2010

Então, professor, explique aos alunos que os filmes que assistiram são todos representantes de um formato de teatro chamado Pantomima - http://pt.wikipedia.org/wiki/Pantomima – acesso em 15/04/2010, que é baseado mais em gestos que em palavras. É a arte de narrar com o Corpo. Os filmes baseados nesse formato de teatro constituem o Cinema mudo - http://www.infoescola.com/artes/cinema-mudo/ - acesso em 15/04/2010. Em cada link, você poderá encontrar mais informações sobre esse tipo de arte, para que possa explicar aos alunos a evolução que ocorreu desde o teatro mudo de Charles Chaplin até à interferência dessa prática na comédia atual, com Mr. Bean, por exemplo.   

4ª AULA

Após assistirem aos filmes, os alunos deverão fazer algo diferente: ao invés de criarem uma história escrita baseada no filme mudo, eles escreverão apenas um roteiro de uma encenação teatral muda que terão que fazer. Deixe a turma livre para escolher se trabalharão individualmente, em duplas ou em equipes. Eles poderão escolher também sobre qual tema farão a sua Pantomima. Seja uma música, seja um texto criado por eles ou a adaptação de algum dos vídeos ou outros textos.

Em relação ao roteiro, ele deve conter:

  • o que será encenado.
  • quantas pessoas vão compor o teatro, caso não seja individual.
  • haverá um cenário ou algum instrumento a ser usado na encenação?
  • quais serão as artimanhas utilizadas na encenação.

Após esse registro, professor, os alunos devem começar a se organizar para a exibição do teatro. Explique que eles farão uma apresentação pública do que prepararam. Estabeleça com eles uma data e faça os combinados sobre qual será o formato da apresentação. Ela pode acontecer para as outras turmas da escola ou para os pais dos alunos em um dia destinado a sua ida à escola. Os próprios alunos poderão confeccionar os convites para o seu público.

Além disso, eles deverão montar um grande mural com a atividade feita na aula dois, o texto escrito de ‘Pedro e o lobo’ e preparar o cenário para as apresentações teatrais.

Na previsão de duração dessa atividade em cinco aulas não consta o tempo destinado aos ensaios e à preparação dos alunos para montar  sua exposição e sua encenação.

5ª AULA

Esse é o momento da apresentação das atividades dos alunos a um público. Isso tem grande importância, pois serve de incentivo e de valorização do fruto do trabalho deles. Todas as atividades de montagem, de organização e de divisão de tarefas serão propostas por eles e supervisionadas por você, professor. Não se esqueça do registro: as apresentações poderão ser filmadas e fotografadas e tal material pode ser postado no blog da escola ou virar notícia do jornalzinho.       

Recursos Complementares

http://pt.wikipedia.org/wiki/Filme_mudo - Filme mudo - [acesso em 15/04/2010]. 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_e_o_Lobo - Pedro e o Lobo - [acesso em 15/04/2010].   

http://www.charliechaplin.com/ - Site Oficial de Charles Chaplin - [acesso em 15/04/2010]. 

Avaliação

Professor, todo esse processo pode ser avaliado de forma a observar a criatividade e a coerência dos alunos em relação aos textos, escritos ou não, que criaram. Eles soberam transcrever corretamente a história de “Pedro e o Lobo” de um contexto sonoro e imagético para o escrito? A história contata foi coerente com a verdadeira história do conto, ou eles não conseguiram atingir na íntegra o seu significado? Eles conseguiram perceber que em um texto podem existir diferentes formas de expressão e que cada uma tem a sua especificidade para ser lida e compreendia e juntas compõem um universo que resulta do diálogo entre linguagens?

Também é possível notar a desenvoltura performática dos mesmos durante a apresentação dos trabalhos, o seu relacionamento e a sua organização para produzir esse evento. Reserve um momento para que os alunos se avaliem e que avaliem também as aulas e a sua - professor - condução da proposta. Esse olhar deles pode ser uma boa contribuição para que você avalie a sua prática e a repense, visando incorporar as sugestões daqueles que, em geral, são os objetos de sua prática: torne sua aula um lugar de interação e de produção real de aprendizagens significativas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • dayana, faculdade padrão , Goiás - disse:
    dayanapdc@hotmail.com

    02/04/2013

    Cinco estrelas

    Show,parabéns este material ficou otímo,serviu de grande ajuda obrigado!!!!!!foi uma montagem de mestre!!!!!!


  • Marcos Costa , Casa de Cultura Projeto Gente , Santa Catarina - disse:
    marcoscosta.arte@yahoo.com.br

    16/10/2011

    Cinco estrelas

    Muito boa mesmo estava procurando um material sobre esse filme. Parabéns e obrigado. são Paulo


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.