Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Lei da Inércia

 

10/05/2010

Autor e Coautor(es)
JOSE ANGELO DE FARIA
imagem do usuário

VICOSA - MG COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

Edson Luis Nunes, José Marcelo Gomes, Isnard Domingos Ferraz e Daniel Rodrigues Venturos.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Movimento, variações e conservações
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Analisar o movimento de uma partícula ou objeto na ausência de forças atuantes.

Avaliar movimentos de objeto ou partícula quando a resultante de forças que atuam nele for nula.

Duração das atividades
Uma aula (50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Referencial, movimento, vetores, velocidade, aceleração.

Estratégias e recursos da aula

        Sugerimos que o professor inicialmente mostre uma situação em que um objeto ou pessoa se encontra num veículo em repouso, e de repente esse veículo é colocado em movimento, ou seja, ele é acelerado. Mostre também outra situação em que o objeto ou pessoa se encontra num sistema em movimento e de repente é freado bruscamente.

         Estas situações estão ilustradas nas figuras a seguir: a Figura 01 ilustra uma situação em que uma pessoa está montada sobre o dorso de um cavalo, de repente o cavalo dispara e o cavaleiro então se desequilibra e inclina-se para trás.

         Na Figura 02, o cavalo estava em movimento e de repente pára, e nesse caso o cavaleiro é arremessado para frente.

http://i.ytimg.com/vi/E0UPXwgBtvo/0.jpg 

http://www.sobiologia.com.br/figuras/Oitava_quimica/inercia.gif   

         Mostre uma figura ilustrativa, como a Figura 03 abaixo, em que vários passageiros estão de pé dentro de um ônibus lotado.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000084/0000001077.png 

         Pergunte a turma se em alguma ocasião ao entrar num ônibus ou metrô, antes de se assentar, ou quando ainda havia passageiros de pé no ônibus ou metrô, este entrou rapidamente em movimento. Se ninguém manifestar que presenciou tal fato, mostre uma figura ilustrativa como a Figura 03.

          Então pergunte a eles; o que acontece com a pessoa que está de pé num ônibus e de repente ele parte sem que o passageiro esteja esperando?

          Certamente responderão que a pessoa é arremessada para trás, senão volte ao exemplo da Figura 01 e provoque a discussão; faça perguntas para a turma relacionada com o fato, por exemplo: porque isso aconteceu? Que força pode ter empurrado o passageiro para trás?

           Deixe que cada manifestante dê sua explicação.

           Depois proponha a seguinte situação: suponha agora que o ônibus está em movimento e de repente por alguma situação inesperada o motorista aciona bruscamente os freios.

           O que acontece com os passageiros? Eles deverão responder que são arremessados para frente, se não chegarem a esta conclusão, retorne à Figura 02.   Novamente dirija perguntas para a turma.

           Pergunte para eles:

          Que força deve ter empurrado os passageiros para frente?

          Qual a causa de tender projetar para frente quando o veículo é freado?

           Após um breve debate com a turma, o professor então deverá explicar que essa tendência dos corpos em manter seu estado de movimento é denominada de inércia, e consiste na Primeira Lei de Newton, assim enunciada. “Na ausência de forças, ou se a resultante sobre um objeto for nula, o objeto estando em repouso, permanecerá em repouso ou se o objeto estiver em movimento, permanecerá em movimento com velocidade constante, ou seja, em movimento retilíneo uniforme”.

           O professor deve apresentar várias situações em que se aplica o princípio da inércia sugerimos algumas, como nas ilustrações relacionadas abaixo. Por exemplo, o que acontece com a moeda, quando puxamos o cartão rapidamente na direção indicada, Figura 04, e mantemos o copo parado com a outra mão?

         Se puxarmos o forro da mesa, Figura 05, de modo a tirá-lo da mesa de modo suficientemente rápido, é possível que os objetos sobre ele mantenham-se na mesa nas mesmas posições que se encontravam antes.

         Na Figura 06 uma ilustração relacionada ao princípio de inércia. Porque a utilização do cinto de segurança? E do airbag?

         Muitos dribles no futebol consistem em enganar o adversário de modo que devido a sua inércia ele não consegue parar ou se parado demora a entrar em movimento e com isso fica longe do alcance da bola.

          É devido a inércia, por exemplo, que os Planetas não vão de encontro com o Sol, embora seja puxado por ele, da mesma forma, a Lua não cai sobre a Terra, etc.

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:xRLxcZnAXFPw8M:http://www.divertudo.com.br/bau/copo2.jpg 

http://media.laredoute.fr/intl/Products/picture/3/324172569_0006_PP_1.jpg 

http://cepa.if.usp.br/e-fisica/imagens/mecanica/universitario/cap10/primeiralei20.jpg 

        O professor poderá pedir aos alunos para explicar como o cinto de segurança e o airbag protege o passageiro quando o carro sofre um impacto como numa colisão frontal.

        Poderá também pedir aos alunos que forneça alguns eventos que exemplifica a evidência da primeira lei de Newton, princípio da inércia.          

Recursos Complementares

         O professor ainda poderá apresentar os seguintes vídeos, bastante interessantes e que ilustram o princípio de inércia de maneira divertida, disponíveis na internet nos seguintes endereços:

 Leis de Newton: 8 min e 12s

Novo Telecurso – Ensino Médio – Física – Aula 08 (1 de 2)

http://www.youtube.com/watch?v=2obvEcYz7kg  

  Uma moeda obediente – (2 min e 12s)

http://www.youtube.com/watch?v=mtnl0xTbflc 

 Moto faz truque de retirar toalha de mesa de jantar!!! (1 min e 7s)

http://www.youtube.com/watch?v=1th2KiW7tGo  

Avaliação

        Os questionamentos durante e no final da estratégia da aula servirão para o professor perceber se houve aprendizado pelos alunos, mas ainda poderá fazer com que o aluno se manifeste sobre o conteúdo que aprendeu durante a aula. Por exemplo, Peça aos alunos para criticar a seguinte afirmativa:

        De acordo com Aristóteles, a velocidade é diretamente proporcional à força aplicada no corpo. “Ao cessar a força cessa o movimento”.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.