Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Atividades circenses na Educação Física: qual o objetivo?

 

26/04/2010

Autor e Coautor(es)
Adriane Silva Tomaz
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostiho Beethovem Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

a) Conhecer e diferenciar os objetivos da prática de atividades circenses na escola e nos circos profissionais;

b) Identificar as atividades circenses como parte da cultura corporal;

c) Conhecer e vivenciar práticas do universo circense adaptados aos objetivos da escola. 

Duração das atividades
50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos trabalhados nas aulas: "O circo na sociedade" e "Refletindo sobre o conceito e a origem do circo"

 

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Iniciar a aula reunindo a turma e questionando o que eles entendem por cultura. A idéia aqui é encaminhar a discussão no sentido de que a turma entenda que a cultura é composta por um conjunto de comportamentos, manifestações e costumes construídos e transmitidos coletivamente pela (e na) sociedade. O professor deverá destacar que na Educação Física em especial aprendemos sobre a cultura corporal, ou seja, tudo aquilo que o homem criou através do seu movimento como por exemplo: as lutas, os jogos, as ginásticas, as atividades circenses e muitos outros. 

Atividade 2:

Após este primeiro momento apresentar dois vídeos:

 1) A apresentação de um circo profissional  http://www.youtube.com/watch?v=HZh3Yvs8yWo  

2) Aulas de circo na Educação Física   http://www.youtube.com/watch?v=DI8haFkZv3U  

Após a exibição dos vídeos, levantar a seguinte questão: Existem diferenças entre os motivos que levam as pessoas a participarem das atividades circenses nos dois vídeos? Quais são as diferenças? Listar com a turma quais são as diferenças destacando:  

Artistas de circo: a característica de profissionalismo, ou seja, eles trabalham como palhaços, malabaristas, equilibristas etc.

Na Educação Física: o principal objetivo é aprender sobre o circo e aprender como realizar as práticas circenses.

OBS: Obviamente não estamos aqui afirmando que os artistas profissionais de circo têm no lucro seu principal foco, até porque sabemos das grandes dificuldades financeiras e da luta pela sobrevivência sofrida pela maioria dessas pessoas. Nem, tampouco, estamos afirmando que na Educação Física não devamos ter o objetivo de ampliar o nível de apropriação das técnicas corporais do circo. Em verdade, nosso objetivo é o de explicitar, de forma mais sintética (para crianças), quais são os principais objetivos quando se pratica as atividades circenses nestas duas situações: profissionalmente e na escola.  

Atividade 3: “Brincando de circo na Educação Física”

Nessa atividade o professor irá propor à turma alguns jogos e brincadeiras circenses.

 a) Lançando arcos: Essa brincadeira consiste em dividir a turma em duplas onde um participante tenta lançar o arco para que este passe por todo o corpo do colega que está localizado a uma certa distância. As posições do colega onde o arco será lançado podem variar (de pé, de pé com os braços estendidos para cima, e agachado). As duplas podem brincar tentando ver quem consegue acertar mais vezes.

 b) Jogo dos lenços: Cada criança deverá estar de posse de um pequeno lenço de tecido leve e o objetivo central da brincadeira é não deixar o lenço cair no chão.

O professor poderá propor: 

1- Brincar livremente com o lenço;

2- Jogar para cima e dar um giro no próprio eixo;

3- Jogar para trás do corpo e pegar novamente;

4- Jogar para cima e pegar por baixo da perna;

5- Manter o lenço no ar acima da cabeça por mais tempo apenas soprando-o;

c) Brincando de carrinho: Divididas em duplas as crianças “imitarão” um carrinho de mão segurando uma nos pés da outra que deverá estar apoiada apenas com as mãos no chão. Pode-se brincar livremente ou até mesmo montar uma “corridinha” de carrinhos de mão. 

d) Brincadeira da “batalha”: Nessa brincadeira os participantes das duplas deverão estar de frente um para o outro e apoiados em quatro apoios. O objetivo da brincadeira é tentar derrubar o colega tentando tirar o seu apoio.

Recursos Complementares

 

Avaliação

Será feita no decorrer da aula através de processos de diálogos entre professor e alunos, observando-se em que medida a turma compreendeu que o circo é uma manifestação cultural presente nas sociedades e que a Educação Física em particular tem por objetivo difundir os conhecimentos acerca desta prática corporal.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.