26/04/2010
Agostiho Beethovem Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
a) Conhecer e diferenciar os objetivos da prática de atividades circenses na escola e nos circos profissionais;
b) Identificar as atividades circenses como parte da cultura corporal;
c) Conhecer e vivenciar práticas do universo circense adaptados aos objetivos da escola.
Conhecimentos trabalhados nas aulas: "O circo na sociedade" e "Refletindo sobre o conceito e a origem do circo"
Atividade 1:
Iniciar a aula reunindo a turma e questionando o que eles entendem por cultura. A idéia aqui é encaminhar a discussão no sentido de que a turma entenda que a cultura é composta por um conjunto de comportamentos, manifestações e costumes construídos e transmitidos coletivamente pela (e na) sociedade. O professor deverá destacar que na Educação Física em especial aprendemos sobre a cultura corporal, ou seja, tudo aquilo que o homem criou através do seu movimento como por exemplo: as lutas, os jogos, as ginásticas, as atividades circenses e muitos outros.
Atividade 2:
Após este primeiro momento apresentar dois vídeos:
1) A apresentação de um circo profissional http://www.youtube.com/watch?v=HZh3Yvs8yWo
2) Aulas de circo na Educação Física http://www.youtube.com/watch?v=DI8haFkZv3U
Após a exibição dos vídeos, levantar a seguinte questão: Existem diferenças entre os motivos que levam as pessoas a participarem das atividades circenses nos dois vídeos? Quais são as diferenças? Listar com a turma quais são as diferenças destacando:
Artistas de circo: a característica de profissionalismo, ou seja, eles trabalham como palhaços, malabaristas, equilibristas etc.
Na Educação Física: o principal objetivo é aprender sobre o circo e aprender como realizar as práticas circenses.
OBS: Obviamente não estamos aqui afirmando que os artistas profissionais de circo têm no lucro seu principal foco, até porque sabemos das grandes dificuldades financeiras e da luta pela sobrevivência sofrida pela maioria dessas pessoas. Nem, tampouco, estamos afirmando que na Educação Física não devamos ter o objetivo de ampliar o nível de apropriação das técnicas corporais do circo. Em verdade, nosso objetivo é o de explicitar, de forma mais sintética (para crianças), quais são os principais objetivos quando se pratica as atividades circenses nestas duas situações: profissionalmente e na escola.
Atividade 3: “Brincando de circo na Educação Física”
Nessa atividade o professor irá propor à turma alguns jogos e brincadeiras circenses.
a) Lançando arcos: Essa brincadeira consiste em dividir a turma em duplas onde um participante tenta lançar o arco para que este passe por todo o corpo do colega que está localizado a uma certa distância. As posições do colega onde o arco será lançado podem variar (de pé, de pé com os braços estendidos para cima, e agachado). As duplas podem brincar tentando ver quem consegue acertar mais vezes.
b) Jogo dos lenços: Cada criança deverá estar de posse de um pequeno lenço de tecido leve e o objetivo central da brincadeira é não deixar o lenço cair no chão.
O professor poderá propor:
1- Brincar livremente com o lenço;
2- Jogar para cima e dar um giro no próprio eixo;
3- Jogar para trás do corpo e pegar novamente;
4- Jogar para cima e pegar por baixo da perna;
5- Manter o lenço no ar acima da cabeça por mais tempo apenas soprando-o;
c) Brincando de carrinho: Divididas em duplas as crianças “imitarão” um carrinho de mão segurando uma nos pés da outra que deverá estar apoiada apenas com as mãos no chão. Pode-se brincar livremente ou até mesmo montar uma “corridinha” de carrinhos de mão.
d) Brincadeira da “batalha”: Nessa brincadeira os participantes das duplas deverão estar de frente um para o outro e apoiados em quatro apoios. O objetivo da brincadeira é tentar derrubar o colega tentando tirar o seu apoio.
Será feita no decorrer da aula através de processos de diálogos entre professor e alunos, observando-se em que medida a turma compreendeu que o circo é uma manifestação cultural presente nas sociedades e que a Educação Física em particular tem por objetivo difundir os conhecimentos acerca desta prática corporal.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
12/09/2011
Cinco estrelasAdorei a aula!!!!!!!!!!!!!!!!!!