Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Criando uma coreografia com o elemento corda da Ginástica Rítmica (aula 3)

 

14/02/2011

Autor e Coautor(es)
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Criar uma coreografia com a corda, respeitando os critérios de avaliação colocados pelo professor.

Utilizar a criatividade na execução da coreografia, de forma que, todos os alunos possam realizar sem discriminar sexo ou habilidades.

Incluir todos os movimentos aprendidos na coreografia final.

Duração das atividades
50 minutos/1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Caro Professor, reúna os alunos no centro da quadra e pergunte quem já teve alguma experiência em pular corda, seja individual, ou em grupo. Na sequência, peça a algum aluno que demonstre a forma como pula corda, no primeiro momento individual e depois peça a dois alunos que "batam" uma corda maior e, que aqueles que quiserem experimentar podem entrar para pular.

 

PULANDO CORDA INDIVIDUAL

Pulando corda individual

Fonte: http://www.augustohenriques.com.br/resources/pularcordamatjpg.JPG

 

PULANDO CORDA EM GRUPO

 

Pular corda em grupo

Fonte: http://farm3.static.flickr.com/2242/2467920235_94095ba3f2.jpg

 

ATIVIDADE 1

PIQUE SALTO

 

Caro Professor, organize a atividade seguinte que será  um "pique". Nesta atividade será utilizado um dos elementos básicos numa coreografia com a corda: o salto. Neste "pique salto", tanto o pegador como os fugitivos só poderão se deslocar pulando. O professor distribuirá cordas para cinco alunos que estarão espalhados pela quadra. Os alunos que estiverem pulando com essa corda, sem se deslocar, não poderão serem pegos, porém, aqueles que estiverem sem as cordas poderão ser pegos.

DICA 1 - Professor, os alunos que estiverem com as cordas deverão fazer um rodízio com outros alunos, pois, a intenção é que haja um revezamento e, que todos os alunos tenham a chance de pular corda nesta atividade.

 

 

ATIVIDADE 2

CRIANDO UMA COREOGRAFIA COM CORDAS

Em seguida, o professor disponibilizará vinte minutos para que cada grupo treine suas coreografias com a corda, lembrando que será avaliada a criatividade, a participação de todos do grupo e a utilização de algum movimento aprendido em aulas anteriores.   

Coreografia com cordas - GRD

 Fonte: http://www2.uol.com.br/tododia/ano2002/julho/150702/fotos/capa04.jpg

Professor, organize grupos de 5/6 alunos e estimule-os na discussão da criação da coreografia pedindo que criem movimentos diferentes e, que utilizem alguma música para acompanhá-los.

DICA 2 - Professor, solicite que busquem (com antecedência a esta aula) um auxílio com os professores de música e teatro, que poderão dar suporte artístico para esta criação.

DICA 3 - Peça aos alunos que descrevam numa folha de papel a sequência da criação da coreografia de seu grupo. Esta fase também será avaliada na aula.

 

ATIVIDADE 3

APRESENTANDO AS COREOGRAFIAS

 

Professor, nesta fase da aula, cada grupo deverá apresentar a sua coreografia baseada nos critérios de avaliação disponibilizados.

  • Criatividade;

 

  • Participação do grupo na criação e execução da coreografia;

 

  • Utilização de vários movimentos.

 

Coreografia com cordas 2

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000877/md.0000028190.jpg

 

Acabando as apresentações, o professor reunirá os alunos e realizará um debate sobre cada apresentação e, avaliará junto com os grupos se todos cumpriram com os critérios de avaliação estabelecidos anteriormente.

Recursos Complementares
Avaliação

Como forma de avaliação, o professor fará perguntas aos alunos sobre o tema trabalhado na aula. Estas perguntas podem ser:

1- Quais foram os grupos que alcançaram de forma satisfatória todos os critérios de avaliação?

2- Dos critérios de avaliação, qual foi o mais difícil de cumprir?

3- Qual foi a coreografia mais bonita?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.