14/02/2011
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Criar uma coreografia com a corda, respeitando os critérios de avaliação colocados pelo professor.
Utilizar a criatividade na execução da coreografia, de forma que, todos os alunos possam realizar sem discriminar sexo ou habilidades.
Incluir todos os movimentos aprendidos na coreografia final.
Não há necessidades de conhecimentos prévios.
Caro Professor, reúna os alunos no centro da quadra e pergunte quem já teve alguma experiência em pular corda, seja individual, ou em grupo. Na sequência, peça a algum aluno que demonstre a forma como pula corda, no primeiro momento individual e depois peça a dois alunos que "batam" uma corda maior e, que aqueles que quiserem experimentar podem entrar para pular.
PULANDO CORDA INDIVIDUAL
Fonte: http://www.augustohenriques.com.br/resources/pularcordamatjpg.JPG
PULANDO CORDA EM GRUPO
Fonte: http://farm3.static.flickr.com/2242/2467920235_94095ba3f2.jpg
ATIVIDADE 1
PIQUE SALTO
Caro Professor, organize a atividade seguinte que será um "pique". Nesta atividade será utilizado um dos elementos básicos numa coreografia com a corda: o salto. Neste "pique salto", tanto o pegador como os fugitivos só poderão se deslocar pulando. O professor distribuirá cordas para cinco alunos que estarão espalhados pela quadra. Os alunos que estiverem pulando com essa corda, sem se deslocar, não poderão serem pegos, porém, aqueles que estiverem sem as cordas poderão ser pegos.
DICA 1 - Professor, os alunos que estiverem com as cordas deverão fazer um rodízio com outros alunos, pois, a intenção é que haja um revezamento e, que todos os alunos tenham a chance de pular corda nesta atividade.
ATIVIDADE 2
CRIANDO UMA COREOGRAFIA COM CORDAS
Em seguida, o professor disponibilizará vinte minutos para que cada grupo treine suas coreografias com a corda, lembrando que será avaliada a criatividade, a participação de todos do grupo e a utilização de algum movimento aprendido em aulas anteriores.
Fonte: http://www2.uol.com.br/tododia/ano2002/julho/150702/fotos/capa04.jpg
Professor, organize grupos de 5/6 alunos e estimule-os na discussão da criação da coreografia pedindo que criem movimentos diferentes e, que utilizem alguma música para acompanhá-los.
DICA 2 - Professor, solicite que busquem (com antecedência a esta aula) um auxílio com os professores de música e teatro, que poderão dar suporte artístico para esta criação.
DICA 3 - Peça aos alunos que descrevam numa folha de papel a sequência da criação da coreografia de seu grupo. Esta fase também será avaliada na aula.
ATIVIDADE 3
APRESENTANDO AS COREOGRAFIAS
Professor, nesta fase da aula, cada grupo deverá apresentar a sua coreografia baseada nos critérios de avaliação disponibilizados.
Acabando as apresentações, o professor reunirá os alunos e realizará um debate sobre cada apresentação e, avaliará junto com os grupos se todos cumpriram com os critérios de avaliação estabelecidos anteriormente.
Sites: http://www.youtube.com/watch?v=IOM5k2rzgRM&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=p7rkR23AqvY&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=SohvHOksVrE
Como forma de avaliação, o professor fará perguntas aos alunos sobre o tema trabalhado na aula. Estas perguntas podem ser:
1- Quais foram os grupos que alcançaram de forma satisfatória todos os critérios de avaliação?
2- Dos critérios de avaliação, qual foi o mais difícil de cumprir?
3- Qual foi a coreografia mais bonita?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!