26/04/2010
Agostinho Beethovem Macedo Beghelli Filho
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
a) Refletir sobre as questões que envolvem a presença de animais em espetáculos circenses;
b) Conhecer e refletir acerca das leis que regulamentam a presença de animais em circos.
Não são necessários conhecimentos prévios específicos sobre esta temática. Apenas o que as crianças conhecem do senso comun.
Atividade 1:
Reunir a turma para assistir os vídeos abaixo relacionados sobre um tipo de apresentação de circo.
Shows de animais em circos:
http://www.youtube.com/watch?v=RYhXmpTxHvw Acesso em 10/04/10
http://www.youtube.com/watch?v=ySllts3YE3c&feature=related Acesso em 10/04/10
Após a exibição do vídeo questionar à turma: O que vocês acharam? Gostaram? Já viram esse tipo de apresentação? Acham bonito? Em seguida levantar a seguinte questão: COMO SERÁ A VIDA DESSES ANIMAIS?
Atividade 2:
Neste momento o professor irá apresentar outros vídeos.
Animais selvagens em seu habitat natural.
http://www.youtube.com/watch?v=-WDNI_Vgza8 Acesso em 10/04/10
http://www.youtube.com/watch?v=BI_zxAgbqcI Acesso em 10/04/10
http://www.youtube.com/watch?v=bhLEn3w_xKI Acesso em 10/04/10
Após a exibição do vídeo questioná-los: Nesse vídeo que acabamos de assistir, como esses animaia vivem? Como eles se alimentam? Como será que eles dormem? Em que tipo de lugar eles vivem? Como é este lugar (pedir que as crianças descrevam em detalhes!)
Atividade 3: "O outro lado da moeda”: A vida dos animais por detrás da cortina.
Neste momento o professor apresentará para a turma os vídeos com situações de maus tratos aos animais em circos.
http://www.youtube.com/watch?v=5eo97YJbLSg Acesso em 10/04/10
http://www.youtube.com/watch?v=t9MvfioeaYE&feature=related Acesso em 10/04/10
http://www.youtube.com/watch?v=h3Nw5KOvCMk&feature=related Acesso em 10/04/10
Após a exibição desse último vídeo, questioná-los: O que vocês acham da vida desses animais no circo? É muito diferente da vida natural deles? Como será possível domar animais selvagens? Vocês acham certo terem animais em circos? Após o debate, destacar para as crianças que já existe em São Paulo e em outros estados, leis que proíbem o uso de animais de qualquer espécie em circos. Estas lei prevêem multas para quem mantiver animais em apresentações circenses (Educação Física/vários autores. – Curitiba: SEED-PR,2006 P.106).
Por fim, destacar junto a turma, que o circo moderno é um espetáculo criativo com diferentes apresentações cada vez mais espetaculares e que a presença de animais em circos é um desrespeito à natureza do animal, à sua dignidade e uma forma de escravidão e sofrimento de seres indefesos! Apenas o fato de um animal viver a vida inteira fora de seu habitat natural e condenado a realizar tarefas repetitivas exaustivamente já é suficientemente um grande sofrimento. Assim, enquanto as pessoas vão ao circo para se divertirem os animais ali presentes podem estar sofrendo! Será que a dor e o sofrimento devem ser motivos de divertimento para alguém?!!
Avaliação: Atividade de desenho e de escrita.
Responda à seguinte pergunta: VOCÊ ACHA QUE ANIMAIS DEVEM PARTICIPAR DE APRESENTAÇÕES DE CIRCO? POR QUÊ? _____________________________________________________________________________________________________________________________________
Faça desenhos sobre:
COMO OS ANIMAIS VIVEM NOS CIRCOS
|
COMO OS ANIMAIS VIVEM NA NATUREZA |
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!