26/04/2010
Agostinho Beethovem Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
a) Conhecer as práticas corporais mais comuns do circo;
b) Vivenciar de forma lúdica algumas modalidades circenses.
Não são necessários conhecimentos prévios específicos sobre esta temática.
Atividade 1:
Iniciar aula relembrando com a turma que na aula “Conceito e origem do circo” aprendemos que o circo é um espetáculo composto por diversos tipos de artes. Questioná-los se se lembram dos tipos de arte presentes no circo.
Atividade 2:
Após este primeiro momento, apresentar as seguintes imagens e pedir que eles digam de que arte se trata. Ao apresentar as imagens o professor poderá explicar o que significa cada apresentação.
http://1.bp.blogspot.com/_on3a1GGmrv4/SOI2XtAKd6I/AAAAAAAAAFc/TOvQKH-n_ps/s400/Passing.JPG Acesso em 08/04/10
Malabarismo: É a arte de manter objetos no ar, lançando e executando manobras e truques. Também existem malabarismos onde só se manipulam objetos em contato com o corpo.
http://oglobo.globo.com/fotos/2006/12/08/08_MVG_cult_palhaco.jpg Acesso em 08/04/10
Palhaço: É um artísta cuja intenção é divertir o público. O local de trabalho mais comum dos palhaços é o circo, mas também podem trabalhar em palcos, teatros ou na rua.
http://viajeaqui.abril.com.br/imagem/blog/viajar-bem-e-barato/Pequim-Acrobacia.jpg Acesso em/04/10
Acrobacias: São combinações de movimentos de saltos e equilibrios comuns em circos. Quem executa a acrobacia é o acrobata. Podem ser feitas de forma individual ou em grupo. A Acrobacia é um número de circo muito emocionante.
http://farm3.static.flickr.com/2419/1760453459_dd6c101ccf.jpg Acesso em 08/04/10
Equilibrismo: São apresentações nas quais o artista busca equilibrar o próprio corpo em diferentes situações.
http://1.bp.blogspot.com/_zgM5aNYEeCI/R9s8tPpvHcI/AAAAAAAAACQ/8i10qLADGms/s320/cartola%2Bde%2Bm%C3%A1gico.png Acesso em 08/04/10
Ilusionismo ou mágica: É a arte de entreter e sugestionar um público criando ilusões que confundem e surpreendem, geralmente por darem a impressão de que algo impossível aconteceu, como se o executante tivesse poderes sobrenaturais. No entanto, esta ilusão da magia é criada totalmente por meios naturais. Os praticantes desta atividade designam-se mágicos ou ilusionistas.
http://img.youtube.com/vi/vIcKcst-JOE/0.jpg Acesso em 08/04/10
Contorcionismo: É a arte de realizar movimentos que exigem altíssimo grau de flexibilidade
Atividade 3: Brincando de apresentações de circo
Neste momento o professor irá propor à turma que todos experimentem brincar das atrações do circo. Para tal, o ambiente da aula deverá ser preparado antecipadamente oferecendo objetos e materiais que possibilitem as práticas circenses. Um circuito poderá ser montado da seguinte forma:
Estações:
1) Vários tipos de bolinhas, arcos, pequenos bastões (para brincar de malabarismo)
2) Pernas de pau (para brincar de equilibrismo)
3) Cartola, varinha, lenços e pequenos objetos (para brincar de mágico)
4) Nariz de palhaço, chapéus engraçados e peças de roupas coloridas (para brincar de palhaço)
5) Colchões (para brincar de acrobacia e contorcionismo)
Nesta atividade as crianças poderão experimentar os objetos de forma livre e todas deverão passar pelas estações.
Atividade de desenho: Registrando o que aprendemos
Faça desenhos das artes circenses que você aprendeu e experimentou na aula de hoje:
MALABARISMO |
PALHAÇO
|
EQUILIBRISMO |
ILUSIONISMO |
ACROBACIAS |
CONTORCIONISMO |
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!