Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Apresentando os conhecimentos sobre o circo

 

27/04/2010

Autor e Coautor(es)
Adriane Silva Tomaz
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethovem Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

a) Estruturar coletivamente um painel identificando as práticas corporais presentes no circo;

b) Ilustrar uma história em quadrinhos sobre a origem histórica do circo;

c) Elaborar panfletos acerca da problemática da presença de animais em espetáculos circenses e distribuir pela escola;

d) Montar uma pequena feira de exposição com os trabalhos construídos. 

Duração das atividades
3 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos tratados nas aulas anteriores: Conceito de circo, história do circo, quais as modalidades circenses e argumentações acerca da presença de animais em circos.

Estratégias e recursos da aula

Tendo em vista que este é o último momento de um processo de trabalho acerca das temáticas mais gerais do universo do circo, abordadas em outras cinco aulas (Aula 1 - O circo na sociedade; Aula 2 - Refletindo sobre o conceito e origem do circo; Aula 3 - Atividades circenses na Educação Física: qual o objetivo?; Aula 4 - Animais no circo: uma reflexão necessária; Aula 5 – Identificando as práticas corporais presentes no circo) buscaremos construir sínteses do que foi trabalhado no conjunto dessas aulas. Neste caso, optamos por uma linha de construção de trabalhos sobre as questões centrais abordadas.

Atividade 1: História em quadrinhos  

Essa atividade buscará proporcionar às crianças a oportunidade de expor através de desenhos as reflexões feitas e os conhecimentos adquiridos acerca da origem histórica do circo. O professor poderá iniciar a aula retomando a questão da origem histórica do circo a partir das seguintes provocações: 1) Quem se lembra como era o circo antigamente? 2) Onde os artistas se apresentavam? 3) O circo do passado era igual ao de hoje? Quais as diferenças? 4) Como foi criado o circo como conhecemos hoje?   

Após esta conversa com a turma o professor poderá retomar a leitura do texto sobre a origem do circo, apresentado na aula “Refletindo sobre o conceito e origem do circo”. Em seguida convidará a turma para montagem de uma história em quadrinhos intitulada:

 

“A história do circo”

   No circo existem muitos tipos de arte.  

Antigamente os artistas só se apresentavam nas ruas.

O circo em um lugar especial e com picadeiro foi inventado por um militar chamado Philip Astley.

 O primeiro espetáculo que ele criou foi o equilibrismo eqüestre.

  No circo de Astley o palhaço era um soldado atrapalhado que não sabia montar.

   Foram os ciganos que trouxeram o circo para o Brasil, pois eles viajavam muito.  

 

Atividade 2: Construindo um painel

Nesta atividade o professor convidará a turma para uma visita ao laboratório de informática. A proposta é que as crianças façam uma pesquisa sobre as modalidades circenses, ou seja, que tipos de apresentações artísticas existem no circo. Cada criança deverá pesquisar pelo menos duas modalidades e selecionar: imagens da modalidade, nome e características.

Num segundo momento, já de posse das imagens e informações e tendo em vista que a partir do número de crianças na turma haverá diversas imagens e informações sobre uma mesma modalidade, o professor dividirá a turma em grupos de acordo com as modalidades selecionadas pelas crianças. Exemplo: todos que escolheram pesquisar sobre malabarismo ficarão no mesmo grupo. Assim, de forma coletiva os grupos montarão seus painéis com a seguinte temática: “AS ATIVIDADES CIRCENSES”.      

Atividade 3: Construindo panfletos  

O professor iniciará a aula relembrando a questão da participação de animais em espetáculos de circo. A conversa poderá ser motivada por provocações como: O que vocês acharam dos vídeos que assistimos sobre os animais em circos? Será que todas as pessoas de nossa escola sabem o que acontece com animais em circos? Será que todo mundo está preocupado com este problema? Será que podemos fazer algo para ajudar a resolver este problema? Nesse momento, o professor pode destacar que quando queremos que as pessoas saibam de algo precisamos informá-las. Para tal, a proposta na aula de hoje é de construção de panfletos para serem distribuídos na escola. Cada criança montará seus panfletos com ilustração e texto sobre a presença de animais em circos.   

OBS: as outras sugestões dadas pelas crianças poderão ser desenvolvidas posteriormente.  

Atividade 4: Apresentando o que aprendemos   

A proposta dessa atividade é a montagem de uma pequena “feira” com os trabalhos construídos pela turma.

Nesta feira teremos:

  • A exposição dos painéis das atividades circenses;
  • As histórias em quadrinho ilustradas;
  • A exibição dos vídeos sobre a presença de animais em circos;
  • Uma panfletagem, feita pelas crianças, com o material produzido sobre a presença de animais em circos.
Recursos Complementares

 

Avaliação

Será realizada durante todo o processo de construção dos trabalhos e a partir dos diálogos travados, buscando identificar se as crianças apreenderam os conceitos centrais trabalhados nas aulas.    

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.