Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brincando com o elemento bola da Ginástica Rítmica (aula 2)

 

02/02/2011

Autor e Coautor(es)
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Realizar, através de jogos lúdicos, diferentes tipos de lançamentos (vertical e horizontal) com o elemento bola;

Realizar, através de jogos lúdicos, diferentes tipos de recepção (mão, braço, perna e pé).

Realizar uma pesquisa sobre os movimentos possíveis de se executar com a bola numa apresentação de Ginástica Rítmica.

Participar da aula, cooperando com os colegas e com o professor para o bom andamento das atividades.

Duração das atividades
50 minutos/1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

Professor, inicie a aula explicando aos alunos que, na Ginástica Rítmica, acontecem muitas transferências de materiais e,  a BOLA é um desses elementos da GRD. Tanto o lançamento quanto a recepção são importantes no momento da apresentação da coreografia.

Após essa explicação, o professor realizará um "pique" com a turma, onde um aluno ficará com uma bola na mão. Para pegar o colega ele terá que "queimá-lo", ou seja, jogar a bola no corpo do outro. Sugiro ao professor que coloque como regra de segurança, em que o aluno só poderá acertar a bola da cintura para baixo. Neste "pique" se o aluno segurar a bola sem deixá-la cair no chão quando o colega for "queimá-lo", marcará um ponto. No final veremos quem marcou mais pontos.

Dica: Professor, para dinamizar a atividade estimule os alunos a participarem escolhendo mais de um pegador

 

PIQUE QUEIMADO

Pique queimado

Fonte: http://blog.educacional.com.br/proestevan/files/2010/04/queimada1.jpg

 

 

ATIVIDADE 2

 

Dando sequência a aula, o professor dividirá a turma em duplas, distribuindo uma bola para cada dupla. As duplas, a princípio, trocarão passes entre elas como desejarem. Em seguida, o professor colocará alguns desafios:

Um elemento da dupla jogará a bola de frente e, o outro receberá de costas; depois invertem-se as posições, um jogará de costas e o outro receberá de frente; um jogará com as mãos para frente o outro receberá com as mãos para trás; um jogará com a mão e o outro receberá com os pés tentando não deixar a bola encostar no chão; um jogará em pé e o outro receberá sentado; por fim, o professor perguntará se algum aluno tem um jeito diferente de jogar a bola para o colega. Se aparecer algumas sugestões, todas as duplas tentarão executar o lançamento.

GRD bolas

Fonte: http://www.cm-sintra.pt/images/Bank/296_632689563998437500_gin%C3%A1stica%20ritmica.jpg

 

ATIVIDADE 3

Nesta atividade, o professor dividirá a turma em duas equipes, com uma equipe ocupando uma metade da quadra de esportes. Cada equipe escolherá três jogadores para ficarem no final da quadra adversária. O objetivo do jogo será lançar a bola para os jogadores do seu time que estão no final da quadra adversária, sem invadir o campo de outro time. Cada vez que um dos três alunos escolhidos receber a bola sem deixar cair no chão, o time marcará um ponto. Ganhará o time que marcar mais pontos.

Lançando bolas de GRD

Fonte: http://bebe.abril.com.br/canais/dican/imagens/brincadeira-queimada.jpg

O professor poderá variar os lançamentos do jogo, de acordo com as sugestões das atividades anteriores.

 

FINALIZANDO A AULA

Para finalizar a aula, o professor pedirá que a turma se divida em grupos de cinco alunos. Ele explicará que como dever de casa esses grupos terão que pesquisar movimentos possíveis para serem realizados com a bola, para que na próxima aula seja montada uma coreografia, sendo possível utilizar músicas e o elemento corda. Explicará, também, que será avaliado o empenho, a criatividade, a participação de cada aluno e os movimentos realizados.  

Dica: O professor poderá sugerir que os alunos procurem a professora de música para auxiliar na escolha de algum ritmo para a coreografia.

Recursos Complementares
Avaliação

Nesta avaliação, o professor debaterá e avaliará com os alunos as seguintes questões:

1- Na Ginástica Rítmica, o que é uma transferência de aparelho?

2- O que é preciso para que se execute uma tranferência perfeita?

3- Qual foi o movimento de transferência mais difícil realizado na aula?

4- Quais serão os critérios de avaliação utilizados nas coreografias?

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.