Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Respeito e tolerância também se aprende na escola

 

31/05/2010

Autor e Coautor(es)
Gilka Silva Pimentel
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade e Luzia Mirna

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Possibilitar vivências  em que as crianças  reconheçam outras formas de resolução de conflitos, baseado no diálogo e na negociação.
Duração das atividades
Duas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 As relações entre as crianças.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento

O professor deve propor momentos de brincadeiras e observar as crianças, o modo como resolvem os conflitos, as disputas, as diferenças de pensamento e maneira de ser.A partir daí propor uma conversa na roda  com as seguintes perguntas:   

  • Quando um colega não deseja brincar com a gente, como cada um reage?  
  • Como devemos agir quando um amigo fica chateado conosco e não quer mais brincar?     

O profesor registra as falas dos alunos na roda e depois propõe que cada criança anote suas reações, jeitos de resolver seus conflitos, depois eles devem ilustrar. Em seguida, o professor organiza um mural com o registro dos alunos para que todos possam conhecer as diferentes formas de resolver um problema quando está chateado.

2º Momento

O professor faz  a Leitura do livro  Pinote, o fracote, Janjão, o fortão de Fernanda Lopes de Almeida. Após a leitura inicia um diálogo na roda sobre a história. Sugestão de algumas questões para refletir com as crianças durante o debate:  

  • Por que o Janjão era o mais forte da turma?
  • Por que o Janjão é o fortão?
  • Por que o Janjão só mandava fazer coisas más?
  • Por que os colegas  aceitaram fazer aquelas brincadeiras?
  • Por que o Pinote não fez nada?"  Por que pinote era o fracote?
  • Por que o Janjão é o fortão e não conseguia vencer o pensamento do Pinote?

 Fonte:www.livrariacultura.com.br/.../resenha.asp? 

Em seguida, sugere uma atividade individual de reescrita do texto mudando o final da história.

3º Momento:  

O Professor propõe a construção de uma história coletiva baseada do livro de Fernanda Lopes de Almeida, uma outra versão do texto lido.

4º Momento:  

Realizar uma brincadeira simbólica a partir da  história lida. As crianças com a professora organizam a sala para a brincadeira, combinam entre elas quais  os personagens que irão representar. Nessa atividade, o professor pode ser acresentar novos personagens de modo que todas as crianças da sala possam brincar.

Recursos Complementares

Leitura dos livros:

RUTH ROCHA . Quem Tem Medo de Dizer Não? Editora: Global   2002.

TODD PARR. Livro dos Sentimentos. Editora: Panda Books: 2006

 Consulte o site http://www.rosangelatrajano.com.br/ acessando o link filosofia criança.  

Avaliação

Verificar se houve mudanças na forma como as crianças lidam com os conflitos, as disputas e as diferenças.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.