Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Construindo uma coreografia com o elemento bola da Ginástica Rítmica (aula 3)

 

14/02/2011

Autor e Coautor(es)
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Criar uma coreografia com a bola, respeitando os critérios de avaliação estabelecidos;

Incluir todos os movimentos aprendidos anteriormente na coreografia final.

Utilizar a criatividade na execução da coreografia, de forma que, todos os alunos possam realizar, sem discriminação de sexo ou habilidades.

Duração das atividades
50 minutos/1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Caro Professor, nesta aula, serão apresentadas algumas atividades relacionadas a GRD (Ginástica Rítmica Desportiva) onde o elemento BOLA será o centro da apresentação.

Reuna os alunos no centro da quadra, e pergunte-lhes quem já assistiu a uma apresentação de GRD com o elemento bola como condutor da atividade. Estimule-os a descreverem os movimentos que observaram nessas apresentações e, questione-os da possibilidade em repetir alguns desses movimentos nas nossas aulas.

 

ATIVIDADE 1

Como primeira atividade prática da aula, será realizado o jogo dos "DEZ PASSES". A turma será dividida em três equipes. O objetivo do jogo será trocar dez passes entre a sua equipe, porém, os passes devem ser realizados de forma não convencional, como por exemplo: por baixo das pernas, de costas, realizando um giro, com a cabeça, etc.
Algumas regras precisarão ser discutidas para que a atividade transcorra bem, pois os alunos não poderão “arrancar” a bola da mão do adversário, eles terão que interceptar a bola. Também não poderão correr livremente com a bola na mão, só poderão dar cinco passos com ela.

Cada 10 passes completos valerá um ponto para cada equipe. Ganhará a equipe que fizer mais pontos.

 

JOGO "DEZ PASSES"

Jogo

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_kskQogitaQM/SUVVEN2_lNI/AAAAAAAABjk/sSCgAHmk57w/s320/carlos2.jpg

 

DICA 1 - Professor, estimule-os a realizarem passes diferentes e, pontue a originalidade e a criatividade na realização desses passes.

DICA 2 - A partir do momento que os alunos forem se adaptando ao jogo vá inserindo mais uma bola para dinamizar ainda mais a atividade. Se achar conveniente, coloque uma 3º bola na atividade e, avalie com os alunos durante a ativIdade quais os recursos que eles estão utilizando referentes a GRD e, qual equipe está sendo mais original no momento de realizar os passes.

 

 

ATIVIDADE 2

Em seguida, o professor dividirá a turma em 5/6 grupos e, disponibilizará vinte minutos para que cada grupo crie e organize suas coreografias com a bola. Lembre-os que serão avaliados:

  • criatividade;

 

  • participação de todos do grupo

 

  • utilização de música - ritmada com a coreografia do grupo.

 

  • cada coreografia terá que ter pelo menos uma transferência de material, ou seja, deve haver a passagem da bola de um companheiro para o outro durante a coreografia.

 

GRD - COREOGRAFIA - BOLAS

 

GRD - coreografia - bolas

Fonte: http://i.ytimg.com/vi/aOBpNpFbnTs/0.jpg

 

 

ATIVIDADE 3

 

Terminado o tempo, cada grupo terá que apresentar sua coreografia para o restante da turma, lembrando dos critérios de avaliação estabelecidos. Organize um sorteio para ordenar as apresentações dos grupos.

Professor, organize uma ficha de acompanhamento onde os alunos terão que avaliar a apresentação dos grupos e suas coreografias. Lembre-os que, todos os grupos serão avaliados, portanto, eles devem ser honestos no seu julgamento.

 

 

Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f5/Ginastica_ritmica_em_po%C3%A1_-_s%C3%A3o_paulo_-_brasil.jpg

 

DICA 3 - Professor, convide os professores de música e de teatro para participarem desta atividade. Eles poderão dar suporte aos grupos na elaboração artística da coreografia.

Ao final das apresentações, o professor reunirá os alunos e organizará um debate sobre cada apresentação. Os grupos avaliarão a sua apresentação e, as apresentações dos demais grupos da turma.

Recursos Complementares
Avaliação

Como forma de avaliação, o professor fará perguntas aos alunos sobre o tema trabalhado na aula. Essas perguntas podem ser:

  • Quais foram os grupos que alcançaram de forma satisfatória todos os critérios de avaliação?

 

  • Dos critérios de avaliação utilizados, qual foi o mais difícil de cumprir e, na opinião dos alunos, qual foi a coreografia mais bonita e elaborada?
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.