14/02/2011
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Criar uma coreografia com a bola, respeitando os critérios de avaliação estabelecidos;
Incluir todos os movimentos aprendidos anteriormente na coreografia final.
Utilizar a criatividade na execução da coreografia, de forma que, todos os alunos possam realizar, sem discriminação de sexo ou habilidades.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Caro Professor, nesta aula, serão apresentadas algumas atividades relacionadas a GRD (Ginástica Rítmica Desportiva) onde o elemento BOLA será o centro da apresentação.
Reuna os alunos no centro da quadra, e pergunte-lhes quem já assistiu a uma apresentação de GRD com o elemento bola como condutor da atividade. Estimule-os a descreverem os movimentos que observaram nessas apresentações e, questione-os da possibilidade em repetir alguns desses movimentos nas nossas aulas.
ATIVIDADE 1
Como primeira atividade prática da aula, será realizado o jogo dos "DEZ PASSES". A turma será dividida em três equipes. O objetivo do jogo será trocar dez passes entre a sua equipe, porém, os passes devem ser realizados de forma não convencional, como por exemplo: por baixo das pernas, de costas, realizando um giro, com a cabeça, etc.
Algumas regras precisarão ser discutidas para que a atividade transcorra bem, pois os alunos não poderão “arrancar” a bola da mão do adversário, eles terão que interceptar a bola. Também não poderão correr livremente com a bola na mão, só poderão dar cinco passos com ela.
Cada 10 passes completos valerá um ponto para cada equipe. Ganhará a equipe que fizer mais pontos.
JOGO "DEZ PASSES"
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_kskQogitaQM/SUVVEN2_lNI/AAAAAAAABjk/sSCgAHmk57w/s320/carlos2.jpg
DICA 1 - Professor, estimule-os a realizarem passes diferentes e, pontue a originalidade e a criatividade na realização desses passes.
DICA 2 - A partir do momento que os alunos forem se adaptando ao jogo vá inserindo mais uma bola para dinamizar ainda mais a atividade. Se achar conveniente, coloque uma 3º bola na atividade e, avalie com os alunos durante a ativIdade quais os recursos que eles estão utilizando referentes a GRD e, qual equipe está sendo mais original no momento de realizar os passes.
ATIVIDADE 2
Em seguida, o professor dividirá a turma em 5/6 grupos e, disponibilizará vinte minutos para que cada grupo crie e organize suas coreografias com a bola. Lembre-os que serão avaliados:
GRD - COREOGRAFIA - BOLAS
Fonte: http://i.ytimg.com/vi/aOBpNpFbnTs/0.jpg
ATIVIDADE 3
Terminado o tempo, cada grupo terá que apresentar sua coreografia para o restante da turma, lembrando dos critérios de avaliação estabelecidos. Organize um sorteio para ordenar as apresentações dos grupos.
Professor, organize uma ficha de acompanhamento onde os alunos terão que avaliar a apresentação dos grupos e suas coreografias. Lembre-os que, todos os grupos serão avaliados, portanto, eles devem ser honestos no seu julgamento.
DICA 3 - Professor, convide os professores de música e de teatro para participarem desta atividade. Eles poderão dar suporte aos grupos na elaboração artística da coreografia.
Ao final das apresentações, o professor reunirá os alunos e organizará um debate sobre cada apresentação. Os grupos avaliarão a sua apresentação e, as apresentações dos demais grupos da turma.
Como forma de avaliação, o professor fará perguntas aos alunos sobre o tema trabalhado na aula. Essas perguntas podem ser:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/03/2013
Cinco estrelasera tudo que queria para meus alunos obrigada mesmo bjs!!!!!!!!!