Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Simbad, o Marujo – Verbos – presente, passado (pretérito) e futuro

 

10/05/2010

Autor e Coautor(es)
Graça Regina Franco da Silva Reis
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Compreender que os verbos podem ser flexionados de acordo com os tempos verbais

 Perceber que na fala e na escrita os tempos verbais devem “concordar” com o contexto onde estão inseridos

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O que são verbos?

O que eles podem indicar?  

Estratégias e recursos da aula

Leitura de um trecho do livro “Simbad, o Marujo”.

Recomendo o livro 'Simbá, o marujo" Coleção: Reencontro Infantil, Ilustrador: Mariângela Haddad, Adaptação: Edson Rocha Braga, Editora: Scipione

Turma sentada em duplas

Após a leitura de um trecho do livro, pedir que as duplas relacionem as frases abaixo com os sentidos expressos pelos verbos. Obs: O ideal é que este exercício seja impresso, no entanto, se na sua escola não houver esta possibilidade, peça que as crianças copiem o exercício do quadro.

a-ação

b- estado permanente

c-mudança de estado

d-fenômeno da natureza

________ Simbad é um homem muito sortudo.

________ A visita de Simbad ao cemitério dos elefantes transformou-se no término daquela matança horrorosa.

________ Os pássaros roca sempre crescem muito.

 ________Na terra de Simbad chove muito todos os dias.

Agora responda:

As palavras marcadas nas frases são ____________________. Eles podem indicar fatos como uma ação, um estado, uma mudança e estado ou um fenômeno da natureza.

Agora, peça que as duplas leiam a frase a seguir e respondam às perguntas abaixo:

Simbad é um homem muito sortudo.

a- Em que tempo está escrita a frase acima?

b-Se a informação se referisse ao passado, como estaria escrita? Reescreva o trecho, alterando o que for necessário.

c-Agora, reescreva esta frase no tempo futuro.

d-Pinte, na frase que foi modificada, qual foi a palavra que sofreu alteração para variar no tempo.

Discuta e registre:

Os verbos podem apresentar flexão de tempo – presente, passado e futuro. 

Professor, como estas atividades são muito direcionadas, peça que cada dupla faça um relatório das aprendizagens do dia. Esta escrita é importante para que você perceba o quanto cada aluno recolheu destas aprendizagens. Recolha este material, leia-o, discuta com cada dupla suas descobertas e monte um blocão com o título “Verbos, o que sabemos sobre eles”. Este trabalho pode ser feito posteriormente e deve ser cumulativo. A cada nova aprendizagem relacionada aos verbos, a turma registra de uma forma diferente. Ao final do ano, você terá um material riquíssimo produzido pela e para as crianças.

Exercícios – feitos individualmente  

Folha de verbos!!  

 Com a morte do pai, um rico comerciante persa, Simbá herda uma enorme fortuna. No entanto, logo gasta tudo em banquetes e festas. Quando se dá conta, está sem nenhum tostão. Então, resolve sair pelos mares negociando mercadorias. Enfrenta vários problemas, mas seu espírito de aventura sempre o ajuda a superar dificuldades, até que volta para Bagdá cheio de fama e riqueza. Uma história agitada, povoada pelos seres fantásticos da cultura árabe.  

 Leia o parágrafo acima e faça o que se pede:

1- Reescreva o trecho sublinhado passando as frases para o tempo futuro: ________________________________________________________________________________________________________________   2-  Na Na frase abaixo há dois verbos sublinhados:

 " Enfrenta vários problemas, mas seu espírito de aventura sempre o ajuda a superar dificuldades..."

 Responda:

a) Em que tempo se encontram os verbos sublinhados? ________________________________________________________

b)Vamos reescrever esta frase no passado e no futuro:

Passado_________________________________________________________________________________________________________ Futuro_________________________________________________________________________________________________________________________

Dicas e sugestões:

Professor,  o uso do livro Simbad é uma escolha individual, use a história de sua escolha e adapte esta aula.

A folha de verbo também pode ser arquivada e novas folhas podem se juntar a ela, formando uma pasta individual de verbos.

Recursos Complementares

Esta aula faz parte do grupo de aulas cujo tema é: “As mil e uma noites”

Aula 1- Interpretando texto – Quem foi Sherazade?   

Aula 2 – Simbad, o Marujo – Substantivo próprio e comum  

Aula 3 – Simbad, o Marujo – Adjetivo e locução adjetiva   

Aula 4 – Simbad, o Marujo – Verbos – presente, passado (pretérito) e futuro   

Aula 5  - Simbad, o Marujo – A linguagem do cinema  

Aula 6 – Simbad, o Marujo – Produção de texto fantástico

Avaliação

1-      Leitura dos relatórios,

2-      Correção da folha de exercício de verbos

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 4/6 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16.67%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 1/6 - 16.67%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.