10/05/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Compreender que os verbos podem ser flexionados de acordo com os tempos verbais
Perceber que na fala e na escrita os tempos verbais devem “concordar” com o contexto onde estão inseridos
O que são verbos?
O que eles podem indicar?
Leitura de um trecho do livro “Simbad, o Marujo”.
Recomendo o livro 'Simbá, o marujo" Coleção: Reencontro Infantil, Ilustrador: Mariângela Haddad, Adaptação: Edson Rocha Braga, Editora: Scipione
Turma sentada em duplas
Após a leitura de um trecho do livro, pedir que as duplas relacionem as frases abaixo com os sentidos expressos pelos verbos. Obs: O ideal é que este exercício seja impresso, no entanto, se na sua escola não houver esta possibilidade, peça que as crianças copiem o exercício do quadro.
a-ação
b- estado permanente
c-mudança de estado
d-fenômeno da natureza
________ Simbad é um homem muito sortudo.
________ A visita de Simbad ao cemitério dos elefantes transformou-se no término daquela matança horrorosa.
________ Os pássaros roca sempre crescem muito.
________Na terra de Simbad chove muito todos os dias.
Agora responda:
As palavras marcadas nas frases são ____________________. Eles podem indicar fatos como uma ação, um estado, uma mudança e estado ou um fenômeno da natureza.
Agora, peça que as duplas leiam a frase a seguir e respondam às perguntas abaixo:
Simbad é um homem muito sortudo.
a- Em que tempo está escrita a frase acima?
b-Se a informação se referisse ao passado, como estaria escrita? Reescreva o trecho, alterando o que for necessário.
c-Agora, reescreva esta frase no tempo futuro.
d-Pinte, na frase que foi modificada, qual foi a palavra que sofreu alteração para variar no tempo.
Discuta e registre:
Os verbos podem apresentar flexão de tempo – presente, passado e futuro.
Professor, como estas atividades são muito direcionadas, peça que cada dupla faça um relatório das aprendizagens do dia. Esta escrita é importante para que você perceba o quanto cada aluno recolheu destas aprendizagens. Recolha este material, leia-o, discuta com cada dupla suas descobertas e monte um blocão com o título “Verbos, o que sabemos sobre eles”. Este trabalho pode ser feito posteriormente e deve ser cumulativo. A cada nova aprendizagem relacionada aos verbos, a turma registra de uma forma diferente. Ao final do ano, você terá um material riquíssimo produzido pela e para as crianças.
Exercícios – feitos individualmente
Folha de verbos!!
Com a morte do pai, um rico comerciante persa, Simbá herda uma enorme fortuna. No entanto, logo gasta tudo em banquetes e festas. Quando se dá conta, está sem nenhum tostão. Então, resolve sair pelos mares negociando mercadorias. Enfrenta vários problemas, mas seu espírito de aventura sempre o ajuda a superar dificuldades, até que volta para Bagdá cheio de fama e riqueza. Uma história agitada, povoada pelos seres fantásticos da cultura árabe.
Leia o parágrafo acima e faça o que se pede:
1- Reescreva o trecho sublinhado passando as frases para o tempo futuro: ________________________________________________________________________________________________________________ 2- Na Na frase abaixo há dois verbos sublinhados:
" Enfrenta vários problemas, mas seu espírito de aventura sempre o ajuda a superar dificuldades..."
Responda:
a) Em que tempo se encontram os verbos sublinhados? ________________________________________________________
b)Vamos reescrever esta frase no passado e no futuro:
Passado_________________________________________________________________________________________________________ Futuro_________________________________________________________________________________________________________________________
Dicas e sugestões:
Professor, o uso do livro Simbad é uma escolha individual, use a história de sua escolha e adapte esta aula.
A folha de verbo também pode ser arquivada e novas folhas podem se juntar a ela, formando uma pasta individual de verbos.
Esta aula faz parte do grupo de aulas cujo tema é: “As mil e uma noites”
Aula 1- Interpretando texto – Quem foi Sherazade?
Aula 2 – Simbad, o Marujo – Substantivo próprio e comum
Aula 3 – Simbad, o Marujo – Adjetivo e locução adjetiva
Aula 4 – Simbad, o Marujo – Verbos – presente, passado (pretérito) e futuro
Aula 5 - Simbad, o Marujo – A linguagem do cinema
Aula 6 – Simbad, o Marujo – Produção de texto fantástico
1- Leitura dos relatórios,
2- Correção da folha de exercício de verbos
Quatro estrelas 6 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/09/2015
Uma estrelaIsso, sim, é trabalhar encarando o aluno como um ser capaz de refletir sobre os diversos aspectos da língua, sendo capaz de utilizar os conhecimentos conquistados para melhorar, cada vez mais, a competência de se comunicar com o mundo que o cerca.
30/10/2013
Cinco estrelasExcelente, ajudou quanto à motivação para adaptação do meu plano de aula.
27/09/2013
Cinco estrelasAdoreeiiiiiiiiiiiiii
20/07/2013
Cinco estrelasgostei muito
03/10/2012
Cinco estrelasCaso os alunos conheçam a história,a atividade será muito interessante e prazerosa. Utilizei-as para estudar para a prova do meu filho e ele se saiu bem, apesar do nível de dificuldade.
20/09/2010
Quatro estrelasgostei muito desta aula, mas quero deixar a sugestão de colocar-se um gabarito para os exercícios de cada aula. Obrigado!