Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Transtornos Alimentares: Conversando sobre Bulimia e Anorexia Nervosa

 

30/04/2010

Autor e Coautor(es)
Estela Calderaro Pontinha Leite
imagem do usuário

MOGI DAS CRUZES - SP Universidade de Mogi das Cruzes

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Camila Gusmão de Almeida, Bruno Pagliarani Mattiazzo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Construção da identidade e da auto-estima
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Ensino Fundamental Final Saúde Indicadores de qualidade de vida e saúde
Ensino Fundamental Final Saúde Valorização dos vínculos afetivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os conceitos de Bulimia e Anorexia Nervosa, e os fatores predisponentes destes, como: a valorização da magreza pela sociedade contemporânea, como fator de beleza e saúde; traços de personalidade, e as relações familiares. Os alunos participarão de discussões e reflexões sobre como evitar tais transtornos, bem como formas de reconhecer e auxiliar pessoas que tenham estes.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para a efetuação da aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Uso do Laboratório de Informática.   

Motivação:   

Para iniciar a aula, o professor deverá apresentar aos alunos o vídeo “Ana Mia”(Fig. 1), com 1 minuto e 35segundos de duração, como postado abaixo.

Figura 1 – Imagem do vídeo “Ana Mia”   

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=rs9blX7jH2k.  Acessado em:  7 Abr. 2010.      

 

Sugestão: 

O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.  

 

Após apresentá-lo,  o professor deverá promover uma discussão sobre este, de forma que os alunos dêem suas impressões sobre o que assistiram – o que acharam, qual o tema que o vídeo trata etc.  É importante que todos os que quiserem expressar seus conhecimentos prévios e opiniões possam fazê-lo neste momento.         

 

Atividade 1   

Dando prosseguimento a aula, estando os alunos organizados em grupo de quatro integrantes, neste momento, com o objetivo de discutir a Bulimia e Anorexia Nervosa – o surgimento destas na vida das pessoas e os  fatores predisponentes, o professor deverá apresentar as imagens abaixo (Figs. 2, 3, 4, 5 e 6) aos alunos, pedindo para que eles as observem com atenção.

Observamos que estas imagens podem ser apresentadas em transparências (retroprojetor ou Data Show), ou ser impressas em número suficientes aos alunos.     

 

Figura 2  - Imagem Bulimia 1

Disponível em: http://bigrab.files.wordpress.com/2008/04/la_bulimia_1.jpg. Acessado em: 7 Abr. 2010.    

 

Figura 3 – Anorexia Nervosa 1

Disponível em: http://fofas.adnet.med.br/main/anorexia_nervosa_fotos1.htm. Acessado em: 13 abr. 2010        

 

Figura 4 – Imagem de uma Purgação

Disponível em: http://i711.photobucket.com/albums/ww111/princess_0f_death/Blog%20Stuff/bulimia.jpg. Acessado em: 7 Abr. 2010.              

 

Figura 5 – Anorexia Nervosa 2

Disponível em: http://fofas.adnet.med.br/main/anorexia_nervosa_fotos6.htm.  Acessado em: 13 abr. 2010      

 

Figura 6 – Anorexia Nervosa 3

Disponível em: http://fofas.adnet.med.br/main/anorexia_nervosa_fotos10.htm. Acessado em: 13 abr. 2010    

 

Após a apresentação das imagens, com a finalidade de promover uma discussão sobre as imagens apresentadas, o professor deverá pedir para  que cada grupo responda (primeiramente entre si e depois exponha à sala tais respostas) as seguintes questões:  

Roteiro de Perguntas:

  • O que há em comum nas imagens?
  • Qual é a aparência emocional das pessoas nas imagens? Parecem felizes, alegres, animadas..? Por quê?
  • Quanto a aparência física, estas meninas são gordas, magras, excessivamente magras..?
  • A figura 6 mostra uma mulher, cujos ossos estão proeminentes, e está fazendo exercícios físicos. O que leva uma pessoa a isso?
  • O que leva uma pessoa a ficar com a aparência excessivamente magra (esquelética)?
  • A figura 5 mostra uma modelo excessivamente magra. Isso é comum no mundo da moda? Por que? Tem como evitar isso? De que forma?
  • As figuras 2 e 4 mostram meninas magras vomitando. O que leva uma pessoa a isso?  
  • Essas meninas têm alguma doença? Quais seriam?

 

Após a discussão em grupo, o professor deverá pedir que cada grupo exponha suas idéias a respeito destas imagens. É importante que, após ouvir os grupos, o professor favoreça com que os alunos compreendam que  Bulimia e Anorexia Nervosa são Transtornos Alimentares. A Bulimia é uma doença caracterizada por episódios incontrolados de ingestão excessiva de alimentos, geralmente seguidos por vômitos provocados devido a um alto medo de engordar. Já a Anorexia é um distúrbio alimentar associado a uma imagem distorcida do corpo, onde a pessoa, apesar de magra, vê-se acima do peso – e de forma a emagrecer, fica sem comer.

 O professor poderá também questionar os alunos sobre “Quais os traços de personalidade que predispõe tais doenças”. Após ouvir as suas opiniões, deverá pedir para que eles façam uma pesquisa na Internet sobre a temática em questão.

 

Atividade 2

Prosseguindo a aula, tendo como objetivo trabalhar os conceitos de Bulimia e Anorexia,  e especificamente sobre os fatores predisponentes, o professor deverá pedir para que metade dos grupos pesquisem - na Internet, bem como em livros, jornais etc - sobre a Anorexia Nervosa e a outra metade dos grupos sobre a Bulimia. Estas pesquisas deverão conter as seguintes informações:

Roteiro de Pesquisa:

  • Definição dos termos (O que é);
  • Quais as causas;
  • Qual a incidência na população;
  • Quais as complicações médicas;
  • Quais os fatores de riscos;
  • Como se desenvolve;
  • Como se trata;
  • Como se previne.

 

Sugerimos abaixo alguns sites para a realização de pesquisas (Fig. 7).

http://www.soartigos.com/articles/595/1/ANOREXIA-E-BULIMIA-PROBLEMAS-COM-COMIDA/Invalid-Language-Variable1.html 

http://www.cerebronosso.bio.br/anorexia-nervosa/ 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anorexia_nervosa 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bulimia_nervosa 

http://www.sissaude.com.br/sissaude/inicial.php?case=2&idnot=2590 

http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/000362.htm 

http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/000341.htm 

http://saude.terra.com.br/transtornosalimentares/interna/0,,OI1281752-EI8011,00.html 

http://www.gatda.psc.br/bulimia.htm 

http://saude.terra.com.br/transtornosalimentares/interna/0,,OI1281734-EI8011,00.html  (Fig. 7) 

 

Figura 7 – Imagem do site “Terra – Vida e Saúde”.   

 

É importante que o professor acompanhe e supervisione este momento, de forma a ajudá-los nesta tarefa, bem como esclarecer dúvidas que surgirem!!   

Após a pesquisa, o professor deverá pedir que os alunos apresentem o que aprenderam na pesquisa, promovendo a socialização das informações, bem como dirimindo dúvidas que neste momento possam existir.

 

Atividade 3  

Com o objetivo de discutir casos sobre Anorexia e Bulimia, de forma a trazer a realidade destes transtornos para mais perto dos alunos, deverá ser apresentado um estudo de caso para que os alunos discutam e reflitam sobre este.  

Assim, o professor deverá pedir para que os alunos, ainda em grupos e conforme modelo anterior, escolham um vídeo, ou um texto jornalístico ou matéria de revistas, que apresente uma pessoa que sofra de Anorexia e outro que sofra de Bulimia.

Observação:

Metade dos grupos escolherá sobre a Anorexia e outra metade Bulimia. Contudo, é importante que os grupos que na atividade anterior escolheram Anorexia, aborde agora  a Bulimia e vice-versa.

Feito isto, os alunos deverão, após assistir o vídeo (ou ler e discutir a matéria de revista ou jornal) e trazer as informações do caso (que transtorno a pessoa tem, quando iniciou, quais as características da pessoa  etc.) que este apresenta para os demais grupos, de forma a criar um debate sobre esses Transtornos Alimentares. Os alunos deverão discutir os traços de personalidade dessas pessoas e suas histórias de vida.  

Para a realização desta atividade sugerimos abaixo links de alguns vídeos e textos que poderão ser utilizados (Fig. 8) neste momento.

 

http://www.youtube.com/watch?v=p_kRbRs9iNk 

http://www.youtube.com/watch?v=ywR8P8ibTXw 

http://www.youtube.com/watch?v=Zr5Ine9iWGI 

http://www.youtube.com/watch?v=6Tk_qOmlJ_o 

http://www.youtube.com/watch?v=ckdbUPCXIrM 

http://www.youtube.com/watch?v=Kg8bomZ32SY 

http://www.youtube.com/watch?v=8KEaHakuUXs 

http://www.alemdaimagem.com/br03b.php 

http://www.alemdaimagem.com/br03c.php 

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,AA1355133-5598,00.html 

http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI1869040-EI8140,00.html 

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u129765.shtml 

 

Figura 8 – Imagem do Video “Páginas da Vida: Cap. 56: depoimento: Bulimia"

 

De forma a subsidiar as discussões, sugerimos a seguir um roteiro para este momento.

Roteiro de Perguntas para a Discussão.

  • Como se deu início?
  • Quais as características de cada caso?
  • O que esses casos têm em comum? 
  • O que essas pessoas têm em comum?
  • Essas histórias são comuns na sua realidade?

Atividade 4

Neste contexto, de forma a trabalhar formas de reconhecer e auxiliar pessoas que sofram destas doenças, os alunos deverão criar um Material Informativo, do tipo panfleto, para ser distribuído pela escola com informações sobre Anorexia Nervosa e Bulimia, suas causas e formas de auxílio.  

Roteiro do Material Informativo:

  • O que é Bulimia e suas causas?
  • O que é Anorexia Nervosa e suas causas?
  • Como identificar um caso de Bulimia?
  • Como identificar um caso de Anorexia?
  • Onde se deve procurar ajuda?
  • Como é o tratamento?
  • Como auxiliar uma pessoa que sofre desses Transtornos Alimentares?

 

Para a realização das pesquisas, sugerimos alguns sites abaixo:

http://www.guiadicasgratis.com/como-ajudar-uma-pessoa-com-anorexia/ 

http://www.sissaude.com.br/sissaude/inicial.php?case=2&idnot=430 

http://www.astralbr.org/noticias/tratamentos/como_ajudar 

http://www.alemdaimagem.com/br01d.php (Fig. 9)     

 

Figura 9 - Imagem do site Além da Imagem.  

 

 

Sugestão

O professor poderá apresentar o vídeo “O que a mídia tem transmitido”, com duração de 3 minutos e 56 segundos, e promover um momento de reflexão sobre a Anorexia e Bulimia Nervosa, as influências da mídia e como esses transtornos alimentares são vistos pela população.

Link do Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=M2exqCBzVSo Acessado em: 7 Abril 2010. 

Figura 10 – Imagem do Vídeo “O que a mídia tem transmitido”.

Recursos Complementares

Músicas sobre Anorexia e Bulimia também poderão ser utilizadas, como, por exemplo, a música “Anorexia”,  da Banda Parasitas; ou, “Anorexia” da Banda Clotildes. Ou ainda, com o auxílio do professor de Inglês,  as músicas: “Ana’s Song” do Silverchair; “From first to last” do Waltz Moore e “Anorexic Beauty” do Pulp poderão ser trabalhadas com os alunos.  

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos na temática de Bulimia e Anorexia. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.