19/05/2010
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
- Desenvolver a criatividade e a escrita a partir da recriação de um conto de fadas.
- Recriar, em pequenos grupos, um conto de fadas, compreendendo a estrutura da narrativa e utilizando as principais características do gênero.
- Dramatizar a história apresentando-a para os colegas e professora.
- Desenvolver a linguagem oral através da apresentação dos trabalhos no corredor da escola.
Os alunos já deverão ter conhecimento sobre o gênero textual conto de fadas e suas características.
1. Realizar, previamente, uma pesquisa para saber quais são os contos de fadas conhecidos pelos alunos.
2. Dividir a turma em pequenos grupos.
3. Entregar a cada grupo uma folha contendo um conto de fadas, diferentes entre eles, como por exemplo: Cinderela, Rapunzel, Branca de Neve e os Sete Anões, A Bela e a Fera.
4. Após a leitura silenciosa realizada pelos alunos, pedir que discutam as características de cada conto, como: personagens, cenário, acontecimentos mágicos, sequência da narrativa e registrar no caderno.
5. A seguir, cada grupo, deverá realizar uma produção escrita a partir da recriação do conto lido e discutido, seguindo os seguintes passos:
a) Discutir o que precisa ser mudado, sem perder a essência da história original;
b) Não é necessário seguir todos os acontecimentos da história. Podem eliminar acontecimentos e criar outros, eliminar personagens e criar.
c) Não esquecer a fala do narrador.
6. Realizar a correção (com o auxílio do professor) e a reescrita do conto de fadas produzido.
7. Realizar ensaios para a dramatização até que a história produzida seja contada sem interrupções.
8. O professor poderá fazer um sorteio para a apresentação da dramatização de cada história produzida pelos grupos.
Sugestão: As apresentações podem ocorrer com dois grupos por dia, agendados previamente.
9. As apresentações poderão ocorrer num espaço e tempo da escola em que outros alunos possam assistir, como por exemplo, hora do recreio.
10. Se possível, fotografar ou filmar as apresentações, para posterior exposição.
Estes sites poderão enriquecer a sua aula. São sites de jogos e brincadeiras relacionados às princesas dos contos de fadas trabalhados.
www.achejogos.com/.../Princesas_de_Contos_de_Fadas_1523.html
www.jogos360.com.br/a_decoracao_da_casa_de_contos_de_fadas.html
Ao final do trabalho o professor deverá avaliar se os alunos:
- desenvolveram a criatividade e a escrita através da recriação de um conto de fadas;
- recriaram, em pequenos grupos, um conto de fadas compreendendo a estrutura da narrativa e utilizando as principais características do gênero;
- dramatizaram a história apresentando-a para os colegas e professores;
- desenvolveram a linguagem oral através da apresentação dos trabalhos no corredor da escola.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!