Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Recriando texto escrito do gênero Conto de fadas

 

19/05/2010

Autor e Coautor(es)
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Desenvolver a criatividade e a escrita a partir da recriação de um conto de fadas.

- Recriar, em pequenos grupos, um conto de fadas, compreendendo a estrutura da narrativa e utilizando as principais características do gênero.

- Dramatizar a história apresentando-a para os colegas e professora.

- Desenvolver a linguagem oral através da apresentação dos trabalhos no corredor da escola.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos já deverão ter conhecimento sobre o gênero textual conto de fadas e suas características.

Estratégias e recursos da aula

1. Realizar, previamente, uma pesquisa para saber quais são os contos de fadas conhecidos pelos alunos.

2. Dividir a turma em pequenos grupos.

3. Entregar a cada grupo uma folha contendo um conto de fadas, diferentes entre eles, como por exemplo: Cinderela, Rapunzel, Branca de Neve e os Sete Anões, A Bela e a Fera.

4. Após a leitura silenciosa realizada pelos alunos, pedir que discutam as características de cada conto, como: personagens, cenário, acontecimentos mágicos, sequência da narrativa e registrar no caderno.

5. A seguir, cada grupo, deverá realizar uma produção escrita a partir da recriação do conto lido e discutido, seguindo os seguintes passos:

a) Discutir o que precisa ser mudado, sem perder a essência da história original;

b) Não é necessário seguir todos os acontecimentos da história. Podem eliminar acontecimentos e criar outros, eliminar personagens e criar.

c) Não esquecer a fala do narrador.

6. Realizar a correção (com o auxílio do professor) e a reescrita do conto de fadas produzido.

7. Realizar ensaios para a dramatização até que a história produzida seja contada sem interrupções.

8. O professor poderá fazer um sorteio para  a apresentação da dramatização de cada história produzida pelos grupos.

Sugestão: As apresentações podem ocorrer com dois grupos por dia, agendados previamente.

9. As apresentações poderão ocorrer num espaço e tempo da escola em que outros alunos possam assistir, como por exemplo, hora do recreio.

10. Se possível, fotografar ou filmar as apresentações, para posterior exposição.

Recursos Complementares

Estes sites poderão enriquecer a sua aula. São sites de jogos e brincadeiras relacionados às princesas dos contos de fadas trabalhados.

www.achejogos.com/.../Princesas_de_Contos_de_Fadas_1523.html  

www.jogos360.com.br/a_decoracao_da_casa_de_contos_de_fadas.html   

Avaliação

Ao final do trabalho o professor deverá avaliar se os alunos:

- desenvolveram a criatividade e a escrita através da recriação de um conto de fadas;

- recriaram, em pequenos grupos, um conto de fadas compreendendo a estrutura  da narrativa e utilizando as principais características do gênero;

- dramatizaram a história apresentando-a para os colegas e professores;

- desenvolveram a linguagem oral através da apresentação dos trabalhos no corredor da escola.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.