Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Obesidade: o mal do século?

 

30/04/2010

Autor e Coautor(es)
Estela Calderaro Pontinha Leite
imagem do usuário

MOGI DAS CRUZES - SP Universidade de Mogi das Cruzes

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Camila Gusmão de Almeida, Bruno Pagliarani Mattiazzo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Indicadores de qualidade de vida e saúde
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Promover discussões e reflexões sobre a Obesidade: o que é, classificação, fatores que levam a tal transtorno, suas repercussões sobre a saúde física, formas de prevenção e de tratamento. Além disso, serão discutidas as repercussões sociais da obesidade – hostilização com relação às pessoas obesas, preconceitos sofridos por estas etc., e formas de amenizar o sofrimento provocado por estas repercussões.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para a efetuação da aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Uso do Laboratório de Informática.   

 

Motivação:   

O professor deverá apresentar a  figura (Fig. 1) abaixo aos alunos, e perguntar o que eles acham desta, o que lhes vêem a mente ao vê-la. É importante que todos os alunos possam participar e fazer o comentário que acharem pertinente sobre a imagem em questão.

Figura 1 – Mulher Obesa sendo transportada.   

Disponível em: http://www.foxnews.com/images/598910/0_61_320_obese_pregnant.jpg Acessado em: 19 Abril 2010.    

 

Observação:

Observamos que a imagem pode ser apresentada em transparências (retroprojetos ou Data Show), ou ser impressas em número suficientes aos alunos.   

Após ouvir os alunos, o professor poderá perguntar a eles o que conhecem sobre a obesidade, suas causas, conseqüências etc.   

 

Atividade 1   

Dando continuidade à aula, tendo como objetivo promover discussões e reflexões sobre a Obesidade, o professor deverá apresentar o vídeo “Obesidade” (Fig. 2) com  4 minutos e 27 segundos de duração, conforme postado abaixo, e promover uma discussão sobre este em aula aberta   

Link do vídeo:  http://www.youtube.com/watch?v=SnGW1W6tuLo. Acessado em: 18 Abril 2010. 

Figura 2 – Imagem do Vídeo “Obesidade”.     

 

Sugestão:

O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.   

Visando nortear o momento da discussão, abaixo propomos algumas questões para isso.   

 

Roteiro de Perguntas:

  • A obesidade é uma questão de saúde ou de estética (aparência física)? Por quê?
  • A obesidade traz prejuízos (dificuldades) sociais para a vida da pessoa acometida por ela? Quais?
  • O que pode causar a obesidade?
  • Quais as formas de se evitar a obesidade?
  • Quais as formas de tratamento da obesidade?       

 

É importante que no momento das discussões,  fique claro para os alunos que a obesidade é uma doença, que ela traz sofrimentos para a pessoa acometida por ela, e que não devemos hostilizar a pessoa por causa da obsedidade, ao contrário, que devemos respeitá-la, pois, mesmo diferentes, somos todos iguais: somos humanos!!   

 

Atividade 2   

Nesta atividade, a fim de ampliar os conhecimentos doas alunos acerca da obesidade, sugerimos que os alunos sejam divididos em duplas ou trios e, estando no laboratório de informática, que eles sejam orientados a fazerem pesquisas (em sites, livros, revistas etc.) sobre a temática em questão, conforme roteiro abaixo.   

Roteiro de Pesquisa:

  • O que é obesidade?
  • Como se desenvolve ou se adquire?
  • O que se sente?
  • Como o médico faz o diagnóstico?
  • Como se classifica?
  • Como se trata?
  • Como se previne?   

 

A seguir sugerimos alguns links de sites nos quais esta pesquisa poderá ser feita.   

Links de Sites para a realização da pesquisa:

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?303 

http://www.afh.bio.br/digest/digest4.asp 

http://www.obesidadesevera.com.br/ 

http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/obesidade/comosediagnosticaaobesidade.htm 

http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/obesidade/causaseconsequenciasdaobesidade.htm (Fig. 3) 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Obesidade  

http://www.afh.bio.br/digest/digest4.asp    

Sites de reportagens que abordam a obesidade:

http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2010/04/10/obesidade-entre-criancas-adolescentes-aumentou-239-no-brasil-em-20-anos-916313680.asp 

http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4370540-EI238,00-Estudo+criancas+podem+dar+sinais+de+obesidade+quando+bebes.html    

Figura  3 – Imagem do Portal da Saúde – Causas e consequências da Obesidade.   

Após a realização das pesquisas, o professor deverá pedir que os grupos falem sobre os resultados de suas pesquisas (o que descobriram e aprenderam nestas), promovendo uma discussão entre os alunos, de forma a socializar as informações entre eles, bem como esclarecer dúvidas destes.   

 

Atividade 3   

Dando prosseguimento a aula, o professor deverá pedir que duas duplas se juntem formando um único grupo. Feito isto, como o objetivo de discutir os aspectos sociais e psicológicos envolvidos na obesidade, o professor deverá  apresentar o texto “O peso do Preconceito” (Fig. 4), da Revista Super Interessante de 2001, conforme postado abaixo, para que, após a leitura e discussão deste em grupo, haja uma discussão de todos os alunos, em aula aberta, sobre o assunto do preconceito sofrido pelos obesos.   

Figura 4 – Imagem do Texto “O Peso do Preconceito”.

Disponível em:  http://super.abril.com.br/superarquivo/2001/conteudo_119691.shtml Acessado em: 8 Abril 2010.    

 

Abaixo sugerimos um roteiro para nortear a leitura e discussão em grupo do texto em questão.   

 

Roteiro de Leitura e Discussão em Grupo:   

  • Qual a mensagem que o autor do texto quer passar?
  • Os obesos mórbidos são discriminados no Brasil e no mundo? Por quê? Em que situações?
  • Quais são os tipos de preconceitos sofridos por obesos?
  • Na sua opinião, existe algum preconceito que seja "absurdo"? Qual? Por quê?
  • O obeso mórbido é tão capaz quanto qualquer outra pessoa de realizar certas tarefas. Você concorda ou discorda com essa afirmação? Por quê?
  • Como você acha que o obeso se sente sofrendo tais preconceitos?
  • O que poderíamos fazer para não agravarmos o sofrimento (que a própria doença já traz) destas pessoas?

 

Atividade 4   

Finalizando a aula, os alunos deverão confeccionar um Material Informativo, do tipo Panfleto (Fig. 5), sobre obesidade, classificações, suas causas, formas de evitá-la, bem como os aspectos dos preconceitos e hostilidades sofridos pelas pessoas acometidas por esta doença e formas de evitá-la.   

Este material deverá conter, além de figuras, informações que contemplem os aspectos abaixo relacionados.   

Roteiro do Material Informativo:

  • O que é a Obesidade e suas causas?
  • Como é a Obesidade na Atualidade?
  • Como evitar a Obesidade?
  • Onde o obeso deve procurar ajuda?
  • Como é o tratamento para a Obesidade?
  • Quais são as formas de hostilizar e discriminar estas pessoas?   

 

Abaixo segue um exemplo de Material Informativo sobre a obesidade (Fig.5).   

 

Figura 5 – Imagem Exemplo de Planfeto     

 

Após a confecção dos panfletos, sob acompanhamento e supervisão do professor, estes poderão ser impressos e distribuídos na escola, a fim de divulgar as informações sobre a Obesidade e conscientizar a todos da importância de se previnir a doença e de não hostilizar e descriminar o obeso.     

 

SUGESTÕES:

 

1) O professor poderá apresentar o vídeo “Obesidade Mórbida” (Fig. 6), com 3 minutos e 16 segundos de duração, para que os alunos façam uma reflexão desse problema de Saúde Pública que cresce no Brasil e no mundo.

 

Figura 6 – Imagem do vídeo “Obesidade Mórbida”.

Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=Y1JEqzXiTqI Acessado em: 8 Abril 2010. 

 

Sugestão: O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.

 

Após apresentá-lo,  o professor deverá promover uma discussão sobre este, de forma que os alunos dêem suas impressões sobre o que assistiram – o que acharam, quais imagens acharam mais interessantes etc.  É importante que todos os que quiserem expressar seus conhecimentos possam fazê-lo neste momento.   

 

2) O professor poderá apresentar a figura abaixo (Fig. 7) aos alunos, e pedir que eles façam uma tabela e um gráfico sobre a obesidade no mundo.   

Figura 7 – Obesidade no mundo.

Disponível em:  http://1.bp.blogspot.com/_sxvqA46Z0SA/Sk9AKtY5McI/AAAAAAAACu4/ta5Ccu0vmRY/s400/obesidade.jpg Acessado em: 8 Abril 2010 

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos na temática de Obesidade. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos nas atividades realizadas durante a aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.