30/04/2010
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Camila Gusmão de Almeida, Bruno Pagliarani Mattiazzo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Saúde | Indicadores de qualidade de vida e saúde |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Promover discussões e reflexões sobre a Obesidade: o que é, classificação, fatores que levam a tal transtorno, suas repercussões sobre a saúde física, formas de prevenção e de tratamento. Além disso, serão discutidas as repercussões sociais da obesidade – hostilização com relação às pessoas obesas, preconceitos sofridos por estas etc., e formas de amenizar o sofrimento provocado por estas repercussões.
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para a efetuação da aula.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
O professor deverá apresentar a figura (Fig. 1) abaixo aos alunos, e perguntar o que eles acham desta, o que lhes vêem a mente ao vê-la. É importante que todos os alunos possam participar e fazer o comentário que acharem pertinente sobre a imagem em questão.
Figura 1 – Mulher Obesa sendo transportada.
Disponível em: http://www.foxnews.com/images/598910/0_61_320_obese_pregnant.jpg Acessado em: 19 Abril 2010.
Observação:
Observamos que a imagem pode ser apresentada em transparências (retroprojetos ou Data Show), ou ser impressas em número suficientes aos alunos.
Após ouvir os alunos, o professor poderá perguntar a eles o que conhecem sobre a obesidade, suas causas, conseqüências etc.
Dando continuidade à aula, tendo como objetivo promover discussões e reflexões sobre a Obesidade, o professor deverá apresentar o vídeo “Obesidade” (Fig. 2) com 4 minutos e 27 segundos de duração, conforme postado abaixo, e promover uma discussão sobre este em aula aberta
Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=SnGW1W6tuLo. Acessado em: 18 Abril 2010.
Figura 2 – Imagem do Vídeo “Obesidade”.
Sugestão:
O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Visando nortear o momento da discussão, abaixo propomos algumas questões para isso.
Roteiro de Perguntas:
É importante que no momento das discussões, fique claro para os alunos que a obesidade é uma doença, que ela traz sofrimentos para a pessoa acometida por ela, e que não devemos hostilizar a pessoa por causa da obsedidade, ao contrário, que devemos respeitá-la, pois, mesmo diferentes, somos todos iguais: somos humanos!!
Nesta atividade, a fim de ampliar os conhecimentos doas alunos acerca da obesidade, sugerimos que os alunos sejam divididos em duplas ou trios e, estando no laboratório de informática, que eles sejam orientados a fazerem pesquisas (em sites, livros, revistas etc.) sobre a temática em questão, conforme roteiro abaixo.
Roteiro de Pesquisa:
A seguir sugerimos alguns links de sites nos quais esta pesquisa poderá ser feita.
Links de Sites para a realização da pesquisa:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?303
http://www.afh.bio.br/digest/digest4.asp
http://www.obesidadesevera.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Obesidade
http://www.afh.bio.br/digest/digest4.asp
Sites de reportagens que abordam a obesidade:
Figura 3 – Imagem do Portal da Saúde – Causas e consequências da Obesidade.
Após a realização das pesquisas, o professor deverá pedir que os grupos falem sobre os resultados de suas pesquisas (o que descobriram e aprenderam nestas), promovendo uma discussão entre os alunos, de forma a socializar as informações entre eles, bem como esclarecer dúvidas destes.
Dando prosseguimento a aula, o professor deverá pedir que duas duplas se juntem formando um único grupo. Feito isto, como o objetivo de discutir os aspectos sociais e psicológicos envolvidos na obesidade, o professor deverá apresentar o texto “O peso do Preconceito” (Fig. 4), da Revista Super Interessante de 2001, conforme postado abaixo, para que, após a leitura e discussão deste em grupo, haja uma discussão de todos os alunos, em aula aberta, sobre o assunto do preconceito sofrido pelos obesos.
Figura 4 – Imagem do Texto “O Peso do Preconceito”.
Disponível em: http://super.abril.com.br/superarquivo/2001/conteudo_119691.shtml Acessado em: 8 Abril 2010.
Abaixo sugerimos um roteiro para nortear a leitura e discussão em grupo do texto em questão.
Roteiro de Leitura e Discussão em Grupo:
Finalizando a aula, os alunos deverão confeccionar um Material Informativo, do tipo Panfleto (Fig. 5), sobre obesidade, classificações, suas causas, formas de evitá-la, bem como os aspectos dos preconceitos e hostilidades sofridos pelas pessoas acometidas por esta doença e formas de evitá-la.
Este material deverá conter, além de figuras, informações que contemplem os aspectos abaixo relacionados.
Roteiro do Material Informativo:
Abaixo segue um exemplo de Material Informativo sobre a obesidade (Fig.5).
Figura 5 – Imagem Exemplo de Planfeto
Após a confecção dos panfletos, sob acompanhamento e supervisão do professor, estes poderão ser impressos e distribuídos na escola, a fim de divulgar as informações sobre a Obesidade e conscientizar a todos da importância de se previnir a doença e de não hostilizar e descriminar o obeso.
SUGESTÕES:
1) O professor poderá apresentar o vídeo “Obesidade Mórbida” (Fig. 6), com 3 minutos e 16 segundos de duração, para que os alunos façam uma reflexão desse problema de Saúde Pública que cresce no Brasil e no mundo.
Figura 6 – Imagem do vídeo “Obesidade Mórbida”.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Y1JEqzXiTqI Acessado em: 8 Abril 2010.
Sugestão: O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Após apresentá-lo, o professor deverá promover uma discussão sobre este, de forma que os alunos dêem suas impressões sobre o que assistiram – o que acharam, quais imagens acharam mais interessantes etc. É importante que todos os que quiserem expressar seus conhecimentos possam fazê-lo neste momento.
2) O professor poderá apresentar a figura abaixo (Fig. 7) aos alunos, e pedir que eles façam uma tabela e um gráfico sobre a obesidade no mundo.
Figura 7 – Obesidade no mundo.
Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_sxvqA46Z0SA/Sk9AKtY5McI/AAAAAAAACu4/ta5Ccu0vmRY/s400/obesidade.jpg Acessado em: 8 Abril 2010
Sugerimos outros textos para a discussão e reflexão, como:
http://www.guiame.com.br/v4/35843-1702-Preconceito-contra-obesos-cresce-nos-EUA.html
http://www.bonde.com.br/bonde.php?id_bonde=1-34--26-20090911
http://oglobo.globo.com/saude/vivermelhor/mat/2007/07/30/297032308.asp
http://br.noticias.yahoo.com/s/24032010/84/mundo-preconceito-escancarado-relacao-obesos.html
http://www.parana-online.com.br/colunistas/221/70603/?postagem=O+PRECONCEITO+CONTRA+A+OBESIDADE
http://super.abril.com.br/saude/obesidade-terra-gigantes-445503.shtml
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos na temática de Obesidade. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos nas atividades realizadas durante a aula.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!