03/05/2010
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Profissional | Produção Cultural e Design | Técnico em Composição e Arranjo |
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Educação Profissional | Produção Cultural e Design | Técnico em Regência |
Educação Escolar Indígena | Artes | Arte, expressão e conhecimento |
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Educação Profissional | Produção Cultural e Design | Técnico em Documentação Musical |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Música: desenvolvimento da linguagem musical |
Educação Profissional | Produção Cultural e Design | Técnico em Produção de Áudio e vídeo |
Educação Profissional | Produção Cultural e Design | Técnico em Instrumento Musical |
Educação Profissional | Produção Cultural e Design | Técnico em Fabricação de Instrumentos Musicais |
Educação Profissional | Produção Cultural e Design | Técnico em Rádio e Televisão |
Educação Profissional | Produção Cultural e Design | Técnico em Publicidade |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
- Compreender os principais conceitos a respeito do uso de meios eletrônicos na produção musical.
- Analisar a utilização de meios eletrônicos na produção musical e sua abrangência.
- Discutir o impacto e possíveis desdobramentos dessa utilização na nossa cultura.
- Discutir e mapear as possibilidades do uso do computador como instrumento musical em nossa escola.
Nesta coleção de aulas os alunos aprenderão a utilizar o computador como instrumento musical, tanto na composição musical, quanto na produção de conteúdo em áudio.
Saber como utilizar um computador em nível básico: interfaces (mouse e teclado), drives (CD, pendrive, etc.), navegação em menus, janelas, estrutura de pastas e operações com arquivos (criar, deletar, salvar, renomear, etc).
Conhecer os recursos de informática que a sua escola possui.
Opcional: algum conhecimento a respeito da produção musical com meios eletrônicos em geral e com o computador especificamente.
Esta aula, como as outras desta coleção, inicia um processo que não se esgota nela mesma. Através de ferramentas de escrita colaborativa online, como o Google Docs (veja tutorial de utilização nos Recursos Complementares abaixo), Blogs ou outras da sua escolha, você poderá iniciar um processo de aprendizagem com sua turma que irá se manter por quanto tempo o grupo quiser. Isso será feito através da construção de documentos online que poderão ser constantemente revistos e ampliados. Para isso, é necessário que você, Professor(a), esteja familiarizado com essas ferramentas. Sua utilização não é difícil e existe um número grande de tutoriais na internet. Experimente os que estão listados nos Recursos Complementares abaixo e outros disponíveis a partir de links aqui do Portal do Professor, nas outras seções listadas à esquerda desta página.
Professor(a), prepare algum material anterior como iniciador da discussão acerca do uso do computador como instrumento musical. Esse material pode estar constituído de músicas onde o computador foi utilizado como instrumento, textos acerca da utilização de computadores e/ou meios eletrônicos na música, exemplos em softwares de música (como editores de partitura, editores de midi, editores de áudio, softwares de programação, sequenciadores, etc.) e/ou uma mistura de várias dessas possibilidades.
Nesta primeira aula da coleção seus alunos irão discutir acerca da utilização do computador como instrumento musical.
Mostre seu(s) exemplo(s) e deixe com que os alunos falem livremente o que acharam dele(s). Tente mostrar a eles a importância para vocês de não se concentrarem na qualidade musical do produto ouvido, mas, sim, na utilização da ferramenta — o computador. Encaminhe a discussão com perguntas como:
- Independentemente de você gostar ou não dessa música, o que você acha das possibilidades que o computador oferece como instrumento musical?
- Pode-se dizer que o computador seja realmente um instrumento musical?
- Que outros exemplos você conhece?
- etc...
Inicie com seus alunos um documento colaborativo (utilizando o Google Docs, por exemplo) onde vocês registrarão:
1) conclusões retiradas da sua discussão acerca do tema;
2) temas para ampliação futura da discussão;
3) e outros exemplos de música feita com o auxílio de computadores.
Agora, leve a discussão para outro lado. Pergunte a seus alunos quais as mudanças que eles vêem acontecer na produção musical e na sociedade como um todo a partir da utilização dos computadores como ferramentas de produção musical. Guie a discussão e — principalmente — o registro dela e de suas conclusões no mesmo documento colaborativo iniciado anteriormente. Continue indicando temas para ampliação futura da discussão.
Por fim, coloque a seguinte questão: E em nossa escola, que mudanças a utilização do computador como ferramenta de produção musical poderia trazer?
Leve a discussão a todos os aspectos que os alunos levantem. Não deixe de considerar aspectos como:
- as mudanças nas aulas de música e/ou produção cultural;
- as mudanças na socialização da informação acerca da produção musical dos próprios alunos;
- as mudanças na relação com direitos autorais e de reprodução de obras artísticas;
por exemplo.
Novamente, registre a discussão no documento colaborativo.
Estimule seus alunos a prosseguirem nesse tema, revisitando o documento criado pela turma e ampliando a discussão. Volte ao documento em qualquer ponto futuro do seu curso e retome a discussão.
No uso de documentos colaborativos por um grande número de pessoas é importante que não haja várias pessoas editando-o simultaneamente, pois, ao salvar suas mudanças, um dos utilizadores apagará as feitas pelo outro. Torna-se necessário também registrar quem fez modificações onde e quando. Para isso pode-se utilizar cores diferentes ou observações de autoria e data entre colchetes [Daniel - 21.4.2010], por exemplo.
Boa sorte e bom trabalho!
:D
Blog da eletriCAp
- projeto de música com meios eletrônicos desenvolvido com alunos do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFRJ
- história do projeto, trabalhos de alunos, trabalhos acadêmicos sobre o ensino de música com meios eletrônicos, dicas, tutoriais, etc. (em construção permanente)
Audacity
- site do software
http://audacity.sourceforge.net
- tutorial
o vídeo deste tutorial encontra-se agora neste link
http://www.youtube.com/watch?v=jQ9nUQslB9Q&feature=related
- outro tutorial, melhor que o anterior e dividido em várias aulas (o link é da primeira)
http://www.youtube.com/watch?v=4Oap6D8x5JU&feature=related
Sobre Blogs na educação
http://www.cartanaescola.com.br/edicoes/terremoto-mundial/201cblogueiros201d-na-sala-de-aula
http://www.stella-science.eu/mini_units/index.php?miniunit=blog
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=68
Sobre o Google Docs
http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=Z3z_p-HhS8k
Sobre a Sala de Informática em escolas, Educarede - Utilizando a sala de informática -
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=26
Este site, mantido pela UNESCO, traz informações interessantes, embora algo desatualizadas
Os alunos serão capazes de:
- Discutir e mapear a utilização do computador como ferramenta de produção musical em sua escola.
- Discutir e criar um documento colaborativo a respeito da utilização do computador como ferramenta de produção musical.
- Voltar à discussão e ao documento sempre que se fizer necessário.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!