Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Do que brincam os artistas?

 

12/07/2010

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nessa aula de jogos e brincadeiras partimos daquelas retratadas nas obras do artista Candido Portinari. Essa não é uma proposta de aula do conteúdo Arte, mas sim de Educação Física. Entretanto, recomendo que seja trabalhada de forma interdisciplinar com os professores de Arte. Por meio dessas representações do artista temos como intenções pedagógicas: conhecer alguns artistas plásticos que retrataram as brincadeiras infantis em suas obras; apresentar para os alunos os brinquedos e brincadeiras retratados por artistas em diferentes épocas; identificar, conhecer e experimentar tais jogos e brincadeiras; relacionar as brincadeiras do tempo dos artistas com as nossas  próprias; refletir sobre as relações estabelecidas entre a Educação Física, as artes e a vida cotidiana; produzir suas próprias representações de infância, brincadeiras e brinquedos por meio de práticas corporais tendo as obras de Candido Portinari como referência de representação das brincadeiras.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min./total: 100min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por parte do professor, há a necessidade em reproduzir, no mínimo em tamanho A4, as telas escolhidas para o trabalho nas aulas.

Estratégias e recursos da aula

Espaços. Sala de aula, quadra.  

Materiais. Obras de Candido Portinari impressas em papel em tamanho A4 ou maior (sugeridas abaixo ou outras que preferir); bolas , cordas, pipa, etc.           

Atividade 1. Conhecendo o artista e suas obras. (20’)

Apresente para os alunos algumas informações sobre a vida de Candido Portinari, onde nasceu e viveu, quando morreu, o que gostava de representar em suas obras e painéis; converse sobre as cores e expressões que utilizava, etc. Muitas informações que podem ajudar o professor nessa tarefa encontram-se no http://www.portinari.org.br/.  

Atividade 2. Reconhecendo as brincadeiras dos quadros. (25’)

Apresente, nesse momento, as  pinturas do artista. Converse com as crianças sobre: brincadeiras identificadas, cores utilizadas, formas presentes na obra, expressões dos personagens, enfim,  quais sentimentos as crianças têm em relação às obras. Abaixo, trago algumas sugestões, entretanto, existem outras telas de Portinari que retratam jogos e brincadeiras e que podem ser trabalhadas nessa aula.

Meninos pulando carniça, 1940. http://www.portinari.org.br/candinho/candinho/abertura.htm  (galeria)  (visto em 15/04/2010)  

Circo, 1941. www.omnicorpus.blogspot.com (visto em 15/04/2010)  

Árvore da vida, 1958. www.omnicorpus.blogspot.com (visto em 15/04/2010)  

Meninos brincando, 1955. www.omnicorpus.blogspot.com (visto em 15/04/2010)  

Meninos plantando bananeira, 1940 www.omnicorpus.blogspot.com (visto em 15/04/2010)  

Meninos soltando pipas, 1943 http://www.portinari.org.br/candinho/candinho/OA_3320.JPG (visto em 15/04/2010)  

Jogos infantis, 1941. http://www.portinari.org.br/IMGS/jpgobras/OAa_0565.JPG (visto em 15/04/2010)  

Futebol, 1935. http://www.portinari.org.br/candinho/candinho/OA2_1127.JPG (visto em 15/04/2010)    

 

Atividade 3. Brincar como os artistas (50’)

Coloque as telas e painel em exposição e proponha reproduzir as brincadeiras representadas com todas as crianças. Combine as regras, a ocupação dos espaços da escola (quadra, parquinho, árvores, etc). É importante que o professor também entre nas brincadeiras com as crianças, experimentando-as.   

Atividade 4.Avaliação (5’).

Recursos Complementares

 Possibilidades de ampliação:

- Se a sua cidade contar com alguma obra do artista, sugira que as crianças visitem o local ou organize, num outro momento, uma visita com a escola. Também podem ser realizados intercâmbios com outras escolas, levando as crianças para brincar nelas.

- O professor pode tomar outros artistas como referências ampliando as possibilidades de vivências corporais. Por exemplo, buscar por artistas que representam os esportes ou as danças em suas obras. Também pode-se buscar, além das telas, esculturas, gravuras, ilustrações, etc.

- O trabalho interdisciplinar também abre inúmeras possibilidades de abordagem dos temas. O professor de Educação Física pode convidar os demais para o desenvolvimento de aulas e/ou projetos de trabalho. Não só as aulas de arte podem ser parceiras da EF, mas todas os professores das demais disciplinas.

Avaliação

O professor deve avaliar a participação dos alunos ao longo da aula. O enfoque não é a obediência às regras, somente, mas o envolvimento e a interação com os colegas durante toda a aula. Conversas com os alunos são sempre importantes e mostram o interesse das crianças pelo tema escolhido, além de indicar outras possibilidades para aulas seguintes. O professor deve pensar em questões como: o que os alunos aprenderam nessa aula? Quais são as estratégias pedagógicas que necessitam de ajustes? Como foi a participação da turma em diferentes momentos da aula? Houve possibilidade de interdisciplinaridade? As crianças já conheciam algo sobre pinturas, como outros artistas, outras telas, algo de que foram capazes de se lembrar durante a aula? As crianças entenderam a proposta? Os objetivos da aula foram alcançados? Entre outras.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • rosangela, escola municipal , São Paulo - disse:
    ro.papa@bol.com.br

    17/07/2013

    Cinco estrelas

    adorei as ideias estava com algumas duvidas em relação ao que fazer sobre o tema candido portinari para crianças do 2º ano


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.