17/06/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luiz Prazeres
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
- Identificar os elementos que caracterizam a linguagem das histórias em quadrinhos (balões, onomatopéia, interjeição, legenda).
- Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
- Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
- Estabelecer relações de continuidade temática entre os quadrinhos.
- Interpretar textos que conjugam duas linguagens – a verbal e a não-verbal.
O professor pode verificar se os alunos já leram histórias em quadrinhos, quais personagens conhecem. Caso a turma não conheça, o professor pode levar revistas de diferentes personagens e deixar que os alunos as manuseiem.
Aula 1:
Distribuir, para os alunos, a seguinte HQ:
Disponível em: <http://www.monica.com.br/comics/turma.htm>. Acesso em 05 de abril de 2010.
A partir dessa História em Quadrinhos (HQ), desenvolver as seguintes atividades:
1) Pedir que os alunos cubram as imagens e leiam apenas a linguagem verbal da HQ. Em seguida, pedir que eles cubram os balões de fala e leiam apenas a linguagem não-verbal. Discutir, então, com eles em que medida uma complementa a outra. Levar os alunos a perceberem que na maioria das HQs a narrativa se dá pela conjugação entre as imagens e os diálogos das personagens.
2) Pedir que os alunos identifiquem quais são as falas da Mônica e quais são as falas do Cebolinha. Levar os alunos a perceberem que as falas das personagens vêm circunscritas por balões. Dentro dos balões também podem vir imagens, sinais de pontuação ou símbolos. Os balões mudam de formato dependendo da maneira que a personagem se expressa (por meio de fala, pensamento, grito, sussurro...) ou da emoção que demonstra (surpresa, alegria, raiva, medo, cansaço, etc.). No texto dos balões se usa em geral letra de fôrma, maiúscula, desenhada a mão. Entretanto, o desenhista, dependendo do efeito que quer provocar, como, por exemplo, mostrar que alguém está chorando muito alto, pode mudar o tamanho, a cor ou a forma das letras. Veja alguns exemplos de balões:
Disponível em: <http://wiki.laptop.org/images/4/43/Tipos_de_bal%C3%B5es.jpg>. Acesso em 05 de abril de 2010.
3) Pedir que os alunos identifiquem na HQ trabalhada como foram representados os sons: do beijo que a Mônica deu no Cebolinha (“CHUAC!”); do lançamento do bumerangue (“VUP”); da colisão do bumerangue com a Mônica (“POF”). Explicar então para eles que esses barulhos, que acrescentam sonoridade às imagens são chamados de onomatopéias. Pedir que os alunos citem algumas onomatopéias que conheçam. Caso não se lembrem, o professor pode apresentar algumas, como “BLIM! BLOM!” (campainha), “TRIMMM” (telefone, despertador), “TOC! TOC! TOC!” (batidas na porta).
4) Pedir que os alunos identifiquem na HQ trabalhada as palavras ou expressões que denotam emoção, como: “PUXA!” (surpresa), “OBA!!” e “DEMAIS!!” (alegria, satisfação), “AH! SOCORRO!” (aflição, desespero). Em seguida, explicar para eles que essas palavras ou expressões são chamadas de interjeições. Pedir que os alunos citem algumas interjeições que conheçam. Caso não se lembrem, o professor pode apresentar algumas, como “AI! UI!” (dor), “PSIU! PSIT” (apelo ou chamamento), “UFA!” (alívio). Observação: Algumas HQs podem apresentar legendas, ou seja, um pequeno texto, geralmente localizado em alguma das extremidades do quadrinho, que tem como funções: descrever algum fato; dar uma informação importante para o entendimento da história; caracterizar uma personagem; indicar tempo, lugar, modo, entre outras.
Aula 2:
5) Após apresentar alguns elementos da linguagem das HQs para os alunos, é interessante que o professor distribua várias revistas para a turma e peça que eles:
a) copiem em seus cadernos as onomatopéias e interjeições encontradas e, ao lado ou embaixo delas, identifiquem o som ou o ruído expresso pelas onomatopéias e os estados emocionais revelados pelas interjeições.
b) procurem diferentes formatos de balões, copiem-nos para o caderno, de forma ampliada, e explicassem o cada um indica. Exemplos: se muitas personagens falam ao mesmo tempo, se alguma sussurra, ou grita, ou está pensando etc.
c) procurem legendas e indiquem seus diferentes usos a partir da informação que trazem.
6) Pedir que os alunos observem a expressão do rosto e do corpo das personagens das tirinhas a seguir, assim como as ações que elas estão praticando. Em seguida, pedir que criem balões, onomatopéias, interjeições e legendas para compor cada quadrinho. Lembre-os de que a linguagem empregada nas histórias em quadrinhos é informal, semelhante à usada no dia-a-dia, e que as frases costumam ser curtas.
Disponível em: <http://www.monica.com.br/comics/tirinhas.htm>. Acesso em 05 de abril de 2010.
No site da Turma da Mônica, o professor encontra diversas histórias em quadrinhos das personagens de Mauricio de Sousa:
Disponível em: <http://www.monica.com.br/comics/fwelcome.htm>. Acesso em 05 de abril de 2010.
O professor deve avaliar os alunos durante todo o processo de ensino e de aprendizagem e, caso perceba que eles não estão compreendendo a atividade, deve adaptá-la. Entretanto, para uma avaliação mais pontual, o professor pode tomar a segunda aula. Essa aula funciona como atividade avaliativa à medida que permite que o professor perceba se os alunos conseguem reconhecer nas revistas que analisarão a diversidade e a função dos elementos da linguagem das HQs trabalhados – balões, onomatopéias, interjeições, legenda – e se conseguiram se apropriar dessa linguagem, criando e adequando eles mesmos os elementos às HQs apresentadas.
É interessante que o professor, ao final da atividade, peça que os alunos avaliem a atividade como um todo e se auto-avaliem. O professor pode lançar mão de perguntas como: O que vocês conseguiram aprender com essa atividade? Você escreveria de outra maneira as tirinhas? De que forma?
Tais processos permitem que o professor reflita sobre sua prática e que os alunos reflitam sobre o próprio desempenho e aprendam a identificar e a corrigir erros e equívocos.
Quatro estrelas 19 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/08/2015
Cinco estrelasExcelente .Amei. Obrigada pela ajuda.
04/12/2014
Quatro estrelasGostei e será muito produtiva esta aula, já venho trabalhando com tirinhas e HQ .
02/09/2014
Cinco estrelasessa historia em quadrinho e o maximo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
27/05/2013
Cinco estrelasmuito bom o site ,ajuda a tirar duvidas e ensinar melhor.obrigada adorei!
07/05/2013
Quatro estrelasACHEI MUITO INTERESANTE !PORQUE ELES APRENDERAO O CONCEITO DE DIVERSOS TIPOS DE LINGUAGEM,NO CASO,A TIRINHA..COLOCADA COMO MEIO DE INTERAÇÃO QUE FAZ O USO DA LINGUAGEM VERBAL E NAO VERBAL.VALEU!!
12/04/2013
Cinco estrelasadorei a dica da aula!!! H.Q.s são muito interessantes para a aprendizagem das crianças.
18/03/2013
Cinco estrelasMuito boa aula. Tirei várias dúvidas que tinha.
02/06/2012
Cinco estrelasmuito legal me ajudou muito na lição de portugues!! na verdade no trabalho de portuges....vou ter que falar isso para as minhas amigas queridas disso!!! Mas eu acho que isso é só para os professores.... mas deixa eles nem vão saber se ninguen contar é logico!!!!!!!!! Valeu Daniela Amaral Silva Freitas!! vc me ajudou bastante....muiiito obrigada
13/03/2012
Cinco estrelasachei muito interesante e estimulante sou professora do 3 ano e amei a sua aula
03/12/2011
Quatro estrelasA aula foi bem elaborada.
12/10/2011
Cinco estrelasos quadrinhos sao muito legais encinao muitas coisas legais. eu adoro a MONICA e sua turma SAO MUITO LEGAIS
01/09/2011
Cinco estrelasAdorei esse site!Esclareceu muitas dúvidas que eu tinha.
04/08/2011
Cinco estrelaseu adorei essa site,e os quadrinhos achei um espetaculo,agora quando minha prof. pedi par fazer trabalho de quadrinhos ,eu entro nesse site adorei esse site ,ahhh e tb quem qieser namorar comigo so falar ta
24/05/2011
Cinco estrelasmuito legal as historias em quadrinhas
27/03/2011
Cinco estrelasSou professora de Redação em duas turmas de 5ª série/ 6ª ano. Estava a procura de propostas interessantes para aplicar sobre HQs e encontrei-as. Irei adaptá-las e fazer uso das mesmas. Grata, valdinea.
03/03/2011
Cinco estrelasa aula foi impressionante nota 1000000000000000...
02/02/2011
Cinco estrelasAtividade criativa, lúdica e que traz oportunidade de reflexão sobre a subjetividade dos personagens permitindo a transposição do mundo do aluno para o fantástico.
30/09/2010
Três estrelasOlha , achei espetacular vou trabalhar e assim que aplicar , lhe darei uma resposta de como foi aceita pelos alunos (as). Obrigada.
23/06/2010
Cinco estrelasO PROJETO É ESPETACULAR! AMEI!