Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A linguagem das histórias em quadrinhos

 

17/06/2010

Autor e Coautor(es)
Daniela Amaral Silva Freitas
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luiz Prazeres

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar os elementos que caracterizam a linguagem das histórias em quadrinhos (balões, onomatopéia, interjeição, legenda).

- Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

- Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.

- Estabelecer relações de continuidade temática entre os quadrinhos.

- Interpretar textos que conjugam duas linguagens – a verbal e a não-verbal.

Duração das atividades
3 aulas de 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor pode verificar se os alunos já leram histórias em quadrinhos, quais personagens conhecem. Caso a turma não conheça, o professor pode levar revistas de diferentes personagens e deixar que os alunos as manuseiem.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1:

Distribuir, para os alunos, a seguinte HQ:

Disponível em: <http://www.monica.com.br/comics/turma.htm>. Acesso em 05 de abril de 2010.    

 

A partir dessa História em Quadrinhos (HQ), desenvolver as seguintes atividades:   

1) Pedir que os alunos cubram as imagens e leiam apenas a linguagem verbal da HQ. Em seguida, pedir que eles cubram os balões de fala e leiam apenas a linguagem não-verbal. Discutir, então, com eles em que medida uma complementa a outra. Levar os alunos a perceberem que na maioria das HQs a narrativa se dá pela conjugação entre as imagens e os diálogos das personagens.   

2) Pedir que os alunos identifiquem quais são as falas da Mônica e quais são as falas do Cebolinha. Levar os alunos a perceberem que as falas das personagens vêm circunscritas por balões. Dentro dos balões também podem vir imagens, sinais de pontuação ou símbolos. Os balões mudam de formato dependendo da maneira que a personagem se expressa (por meio de fala, pensamento, grito, sussurro...) ou da emoção que demonstra (surpresa, alegria, raiva, medo, cansaço, etc.). No texto dos balões se usa em geral letra de fôrma, maiúscula, desenhada a mão.  Entretanto, o desenhista, dependendo do efeito que quer provocar, como, por exemplo, mostrar que alguém está chorando muito alto, pode mudar o tamanho, a cor ou a forma das letras. Veja alguns exemplos de balões:

Disponível em: <http://wiki.laptop.org/images/4/43/Tipos_de_bal%C3%B5es.jpg>. Acesso em 05 de abril de 2010.    

 

3) Pedir que os alunos identifiquem na HQ trabalhada como foram representados os sons: do beijo que a Mônica deu no Cebolinha (“CHUAC!”); do lançamento do bumerangue (“VUP”); da colisão do bumerangue com a Mônica (“POF”).  Explicar então para eles que esses barulhos, que acrescentam sonoridade às imagens são chamados de onomatopéias. Pedir que os alunos citem algumas onomatopéias que conheçam. Caso não se lembrem, o professor pode apresentar algumas, como “BLIM! BLOM!” (campainha), “TRIMMM” (telefone, despertador), “TOC! TOC! TOC!” (batidas na porta).   

4) Pedir que os alunos identifiquem na HQ trabalhada as palavras ou expressões que denotam emoção, como: “PUXA!” (surpresa), “OBA!!” e “DEMAIS!!” (alegria, satisfação), “AH! SOCORRO!” (aflição, desespero). Em seguida, explicar para eles que essas palavras ou expressões são chamadas de interjeições. Pedir que os alunos citem algumas interjeições que conheçam. Caso não se lembrem, o professor pode apresentar algumas, como “AI! UI!” (dor), “PSIU! PSIT” (apelo ou chamamento), “UFA!” (alívio).   Observação: Algumas HQs podem apresentar legendas, ou seja, um pequeno texto, geralmente localizado em alguma das extremidades do quadrinho, que tem como funções: descrever algum fato; dar uma informação importante para o entendimento da história; caracterizar uma personagem; indicar tempo, lugar, modo, entre outras.   

Aula 2:

5) Após apresentar alguns elementos da linguagem das HQs para os alunos, é interessante que o professor distribua várias revistas para a turma e peça que eles:

a) copiem em seus cadernos as onomatopéias e interjeições encontradas e, ao lado ou embaixo delas, identifiquem o som ou o ruído expresso pelas onomatopéias e os estados emocionais revelados pelas interjeições.

b) procurem diferentes formatos de balões, copiem-nos para o caderno, de forma ampliada, e explicassem o cada um indica. Exemplos: se muitas personagens falam ao mesmo tempo, se alguma sussurra, ou grita, ou está pensando etc.  

c) procurem legendas e indiquem seus diferentes usos a partir da informação que trazem.

 

6) Pedir que os alunos observem a expressão do rosto e do corpo das personagens das tirinhas a seguir, assim como as ações que elas estão praticando. Em seguida, pedir que criem balões, onomatopéias, interjeições e legendas para compor cada quadrinho. Lembre-os de que a linguagem empregada nas histórias em quadrinhos é informal, semelhante à usada no dia-a-dia, e que as frases costumam ser curtas.

Disponível em: <http://www.monica.com.br/comics/tirinhas.htm>. Acesso em 05 de abril de 2010. 

Recursos Complementares

No site da Turma da Mônica, o professor encontra diversas histórias em quadrinhos das personagens de Mauricio de Sousa:

Disponível em: <http://www.monica.com.br/comics/fwelcome.htm>. Acesso em 05 de abril de 2010. 

Avaliação

O professor deve avaliar os alunos durante todo o processo de ensino e de aprendizagem e, caso perceba que eles não estão compreendendo a atividade, deve adaptá-la. Entretanto, para uma avaliação mais pontual, o professor pode tomar a segunda aula. Essa aula funciona como atividade avaliativa à medida que permite que o professor perceba se os alunos conseguem reconhecer nas revistas que analisarão a diversidade e a função dos elementos da linguagem das HQs trabalhados – balões, onomatopéias, interjeições, legenda – e se conseguiram se apropriar dessa linguagem, criando e adequando eles mesmos os elementos às HQs apresentadas.   

É interessante que o professor, ao final da atividade, peça que os alunos avaliem a atividade como um todo e se auto-avaliem. O professor pode lançar mão de perguntas como: O que vocês conseguiram aprender com essa atividade? Você escreveria de outra maneira as tirinhas? De que forma?

Tais processos permitem que o professor reflita sobre sua prática e que os alunos reflitam sobre o próprio desempenho e aprendam a identificar e a corrigir erros e equívocos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 17 classificações

  • Cinco estrelas 14/17 - 82.35%
  • Quatro estrelas 2/17 - 11.76%
  • Três estrelas 1/17 - 5.88%
  • Duas estrelas 0/17 - 0%
  • Uma estrela 0/17 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • yandra, Estados Unidos - disse:
    yandra@yaroo.com

    02/09/2014

    Cinco estrelas

    essa historia em quadrinho e o maximo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


  • cristina, caic , Santa Catarina - disse:
    cristina.aguiar925@gmail.com

    27/05/2013

    Cinco estrelas

    muito bom o site ,ajuda a tirar duvidas e ensinar melhor.obrigada adorei!


  • SILVANDIRA FAUSTO DE OLIVEIRA FAUSTO, UESC , Bahia - disse:
    SILVANDIRAFAUSTO2@HOTMAIL.COM

    07/05/2013

    Quatro estrelas

    ACHEI MUITO INTERESANTE !PORQUE ELES APRENDERAO O CONCEITO DE DIVERSOS TIPOS DE LINGUAGEM,NO CASO,A TIRINHA..COLOCADA COMO MEIO DE INTERAÇÃO QUE FAZ O USO DA LINGUAGEM VERBAL E NAO VERBAL.VALEU!!


  • marcia ferreira, cemei maria eduarda farnezi caetano , Minas Gerais - disse:
    marcia_f19@hotmail.com

    12/04/2013

    Cinco estrelas

    adorei a dica da aula!!! H.Q.s são muito interessantes para a aprendizagem das crianças.


  • silvania cardoso, sesi , Pernambuco - disse:
    silvaniadma@gmail.com

    18/03/2013

    Cinco estrelas

    Muito boa aula. Tirei várias dúvidas que tinha.


  • daniela , daniela , São Paulo - disse:
    dannypink44@hotmail.com

    02/06/2012

    Cinco estrelas

    muito legal me ajudou muito na lição de portugues!! na verdade no trabalho de portuges....vou ter que falar isso para as minhas amigas queridas disso!!! Mas eu acho que isso é só para os professores.... mas deixa eles nem vão saber se ninguen contar é logico!!!!!!!!! Valeu Daniela Amaral Silva Freitas!! vc me ajudou bastante....muiiito obrigada


  • raphaela, @@@@@@@@@@@@@@@@@@@ , Goiás - disse:
    raphaelinha22@hotmail.com

    13/03/2012

    Cinco estrelas

    achei muito interesante e estimulante sou professora do 3 ano e amei a sua aula


  • Olga, Escola Municipal "Nossa Senhora do Rosário" , Minas Gerais - disse:
    olbeatpaulo@yahoo.com.br

    03/12/2011

    Quatro estrelas

    A aula foi bem elaborada.


  • alyce, HQ , Rio Grande do Norte - disse:
    alyce@hotmail.com

    12/10/2011

    Cinco estrelas

    os quadrinhos sao muito legais encinao muitas coisas legais. eu adoro a MONICA e sua turma SAO MUITO LEGAIS


  • Tamires, Severino Cabral , Paraíba - disse:
    lilith_doom@hotmail.com

    01/09/2011

    Cinco estrelas

    Adorei esse site!Esclareceu muitas dúvidas que eu tinha.


  • cristina, anna lueya , São Paulo - disse:
    tinacrisfariadeabreu@gmail.com

    04/08/2011

    Cinco estrelas

    eu adorei essa site,e os quadrinhos achei um espetaculo,agora quando minha prof. pedi par fazer trabalho de quadrinhos ,eu entro nesse site adorei esse site ,ahhh e tb quem qieser namorar comigo so falar ta


  • Sabrina Gomes, Sabrina Gomes , Paraná - disse:
    sahgatadefoz@hotmail.com

    24/05/2011

    Cinco estrelas

    muito legal as historias em quadrinhas


  • Valdinéa, CEGSN , Bahia - disse:
    neacdb@hotmail.com

    27/03/2011

    Cinco estrelas

    Sou professora de Redação em duas turmas de 5ª série/ 6ª ano. Estava a procura de propostas interessantes para aplicar sobre HQs e encontrei-as. Irei adaptá-las e fazer uso das mesmas. Grata, valdinea.


  • jaja, viva rio , Espírito Santo - disse:
    jaja_lele@gmail.com

    03/03/2011

    Cinco estrelas

    a aula foi impressionante nota 1000000000000000...


  • Antonia Edméa Pessoa Martins, CMES Prof.José Valdevino de Carvalho , Ceará - disse:
    edmeapessoa@uol.com.br

    02/02/2011

    Cinco estrelas

    Atividade criativa, lúdica e que traz oportunidade de reflexão sobre a subjetividade dos personagens permitindo a transposição do mundo do aluno para o fantástico.


  • Meire Suzete Penteado, ESCOLA E BERCARIO PENINHA VERDE , Mato Grosso - disse:
    meiresp@hotmail.com

    30/09/2010

    Três estrelas

    Olha , achei espetacular vou trabalhar e assim que aplicar , lhe darei uma resposta de como foi aceita pelos alunos (as). Obrigada.


  • Helena Lúcia de Morais Lima Esteves, Núcleo de Tecnologia Educacional Iporá , Goiás - disse:
    hlucialima@gmail.com

    23/06/2010

    Cinco estrelas

    O PROJETO É ESPETACULAR! AMEI!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.