21/05/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luiz Prazeres
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
- Identificar os elementos organizacionais e estruturais de HQs e sua finalidade.
- Interpretar textos que conjugam duas linguagens – a verbal e a não-verbal.
- Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
- Estabelecer relações de continuidade temática entre os quadrinhos.
- Identificar elementos que constroem a narrativa (tempo espaço) e marca do gênero história em quadrinhos.
- Identificar conflito gerador do enredo.
- Perceber estratégia de produção de humor no texto.
O professor pode verificar se os alunos já leram histórias em quadrinhos, quais personagens conhecem. Caso a turma não conheça, o professor pode levar revistas de diferentes personagens e deixar que os alunos as manuseiem.
A História em Quadrinhos (HQs) trata-se de um gênero textual que combina linguagem verbal (narrativa escrita e a falada, colocadas em balões e em legendas) e a visual (imagem gráfica), que tornam a comunicação rápida.
Nas HQs, em geral e na prática, possuem o mesmo peso, diferentemente do mangá oriental japonês, em que a maior economia do texto é superada pela força das imagens e sua sequência, o que torna o ritmo da leitura mais acelerado ainda. Se comparada com a construção formal da escrita narrativa tradicional, a HQ usa alguns recursos icônico-verbais próprios ou muito recorrentes, como o desenho, o requadro (contorno do quadrinho), o balão, as onomatopéias, as legendas, entre outros. A leitura das HQs exige que os leitores preencham, com sua imaginação, o hiato existente entre um quadrinho e outro, transformando duas ou mais imagens separadas em uma só idéia e estabelecendo uma continuidade semântica.
Aula 1:
Levar imagem e apresentar o Cebolinha e seus pais para os alunos.
Cebolinha: é um garoto de cabelos espetados que, quando fala, troca o “R” pelo “L”. Está sempre arquitetando planos infalíveis com seu amigo Cascão para roubar o coelhinho de pelúcia da Mônica.
Seu Cebola: pai do Cebolinha. Não tem um nome próprio. Trabalha em um escritório.
Dona Cebola: mãe do Cebolinha. É dona de casa. Passa o dia cuidando dos filhos, Cebolinha e da Maria Cebolinha, e cuidando da casa.
Em seguida, pedir que os alunos leiam a seguinte HQ:
Disponível em: <http://www.monica.com.br/comics/turma.htm>. Acesso em 05 de abril de 2010.
Após a leitura, trabalhar a HQ a partir da análise dos seguintes aspectos:
- Divisão da HQ em duas partes principais. A primeira parte mostra a mãe do Cebolinha conversando com uma amiga. Isso se passa provavelmente de dia, na sala da casa do Cebolinha. A segunda parte mostra o Cebolinha se dirigindo ao pai. Isso se passa à noite, no quarto dos pais. O que indica essa divisão é a legenda “De noite...”. Diante disso, pedir que os alunos caracterizem o tempo e o espaço de cada uma das partes e apontem que elemento presente na HQ indica essa divisão?
- Dupla repreensão do Cebolinha. Primeiramente a mãe de Cebolinha o repreende, pois ela considera inadequado que o filho diga em voz alta, na frente de visitas, que irá fazer xixi. Posteriormente o pai de Cebolinha o repreende porque o filho faz xixi em seu ouvido. Pedir que os alunos indiquem quem foram as duas pessoas que repreenderam o Cebolinha e o motivo de cada uma das repreensões, para verificar se eles compreenderam o enredo da história.
- Caráter humorístico da história em quadrinhos. Espera-se que o/a aluno/a compreenda que o caráter humorístico advém de um mal-entendido da fala da mãe por parte do filho. Perguntar para os alunos o que a mãe quis dizer e o que o filho entendeu.
- Importância das imagens nas HQs. Discutir com os alunos se seria possível entender a HQ, se fossem lidas apenas as imagens. Mostrar que não, pois seria impossível descobrir que Cebolinha havia feito xixi no ouvido de seu pai.
- Características das HQs. Pedir que os alunos identifiquem ou descrevam se há onomatopéias e interjeições na HQ estudada; quais os tipos de balões utilizados (balão-cochicho, balão-fala e balão-grito); qual a função da legenda (indicar o tempo no qual acontece parte da história); a relação entre texto verbal e não verbal.
Aula 2:
O professor, para ampliar o conhecimento dos alunos sobre as HQs, pode contextualizá-las, dizendo que surgiram há mais ou menos 110 anos e estão presentes em diferentes países. Dizer que algumas personagens fizeram sucesso pelo mundo todo. Em seguida, mostrar a figura de três delas aos alunos: uma brasileira (Chico Bento, de Mauricio de Sousa), uma argentina (Mafalda, de Quino) e uma norte-americana (Calvin, de Bill Waterson).
Seria interessante que o professor as apresentasse sumariamente e pedisse que os alunos pesquisassem e escrevessem em seus cadernos um pequeno texto sobre cada umas delas, informando, por exemplo: o nome, onde é publicada, características mais marcantes, quem são seus amigos, qual é seu bicho de estimação inseparável, quais são seus poderes etc. Se possível, pedir para que tragam para sala de aula alguma revista ou tirinha da personagem. O professor pode sugerir que os alunos pesquisem personagens diferentes, caso perceba o interesse deles por outras, como, por exemplo, os super-heróis.
O professor pode indicar alguns endereços eletrônicos onde os alunos possam fazer a pesquisa:
Disponível em: <http://www.monica.com.br/index.htm>. Acesso em 05 de abril de 2010.
Disponível em: <http://www.mafalda.net/pt/index.php>. Acesso em 05 de abril de 2010.
Disponível em: <http://www.calvineharoldo.com.br/>. Acesso em 05 de abril de 2010.
Aula 3:
O professor deve propiciar um momento para que os alunos socializem suas pesquisas sobre o Chico Bento, a Mafalda e o Calvin e pontuar as semelhanças e diferenças entre as personagens, a partir do que for apresentado.
Aula 4:
Assista ao vídeo:
Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=zEi-gV0Gwbo&feature=related>. Acesso em 05 de abril de 2010.
Pedir que os alunos criem uma história em quadrinhos, procurando empregar os recursos das HQs: balões e letras de diferentes tipos, tamanhos e cores, legendas, onomatopéias e interjeições. Para isso, peça que planejem todas as etapas seguindo as dicas disponíveis no vídeo que assistiram. Peçam para seguirem a ordem:
- Desenvolvimento do argumento (apresentação das personagens, conflito, desenvolvimento, clímax, desfecho).
- Criação de personagens (idade, roupa, cor da pele, comportamento, nome) – usar a técnica do homem salsicha.
- Produção do roteiro (rascunho da história, número de quadrinhos, cenário, posição das personagens e dos balões).
- Realização da arte final (colorir, desenhar os quadrinhos, fazer os contornos).
Por fim, peçam que deem um título à história, incorporando-o ao primeiro quadrinho, e pinte os desenhos. Terminando, troque sua história em quadrinhos com os colegas.
Caso a escola possua um bom sistema de computadores, o professor pode acessar o programa “Máquina de Quadrinhos” e criar HQs on-line com as personagens da Turma da Mônica.
Disponível em: <http://www.maquinadequadrinhos.com.br/HistoriasPublicadas.aspx>. Acesso em 05 de abril de 2010.
O professor que quiser estudar um pouco mais sobre as HQs pode assistir aos vídeos:
Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=auCie_T6Mec>. Acesso em 05 de abril de 2010.
Disponível em: <http://pixton.com/pt/comics/all/all/best/this-week/in-all/pt>.Acesso em 05 de abril de 2010.
O professor deve avaliar os alunos durante todo o processo de ensino-aprendizagem e, caso perceba que eles não estão compreendendo a atividade, deve adaptá-la. Entretanto, para uma avaliação mais pontual, o professor pode tomar a quarta aula. Essa aula funciona como atividade avaliativa à medida que permite que o professor perceba se os alunos conseguem reconhecer se apropriar da linguagem das HQs e criarem sua própria HQ.
É interessante que o professor, ao final da atividade, peça que os alunos avaliem a atividade como um todo e se auto-avaliem. O professor pode lançar mão de perguntas como: O que vocês conseguiram aprender com essa atividade? Onde podemos encontrar HQs? Quando se produz uma HQ, quais recursos podem ser utilizados? Como deve ser estabelecida a relação entre linguagem verbal e não verbal na produção de uma HQ? A HQ que os colegas inventaram ficou adequada? O que você mudaria? Tais processos permitem que o professor reflita sobre sua prática e que os alunos reflitam sobre o próprio desempenho e aprendam a identificar e a corrigir erros e equívocos.
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28/09/2010
Cinco estrelasgostei da explicaçao