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Conhecendo a origem dos moradores do município no presente

 

30/07/2010

Autor e Coautor(es)
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aléxia Pádua Franco

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Deslocamentos populacionais
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- construir noções temporais de ordenação, sequência, anterioridade e posterioridade, através da elaboração da linha do tempo da história dos alunos e seus responsáveis;

- conhecer, a partir da história dos alunos e seus familiares, a origem dos moradores do município onde eles moram/estudam;

- localizar os municípios, estados e países onde nasceram os alunos e seus responsáveis;

- localizar  o município onde o aluno mora/estuda em relação a outros municípios e estados do Brasil e em relação a outros países do mundo;

- levantar, a partir da história dos alunos e seus familiares, o número e a origem dos migrantes que compõem a população do município onde o aluno estuda/mora.

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Antes de trabalhar as atividades desta aula, é interessante trabalhar as atividades sugeridas na aula "Situando o município no espaço".

O encaminhamento das atividades sugeridas torna-se mais dinâmico se os alunos tiverem noções básicas da divisão política dos territórios (países, estados e municípios). No entanto, caso os alunos não dominem estas noções, as atividades aqui propostas possibilitam o seu desenvolvimento.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Deslocamentos realizados pelos alunos e familiares em suas histórias de vida (atividade individual)

Solicite aos alunos que verifiquem em sua certidão de nascimento o município, estado e país em que nasceram;

Peça aos alunos para entrevistarem os adultos com quem eles moram para descobrirem o município, estado, país onde esses familiares nasceram e quando eles se mudaram (se for o caso) para o município onde vivem.

Instrua os alunos para construírem uma linha do tempo que registre o ano e local de nascimento de seus responsáveis, o ano em que seus responsáveis se mudaram para o local onde o aluno nasceu, o ano e local de nascimento do próprio aluno, o ano em que o aluno e seus responsáveis se mudaram para o município em que estudam/vivem;

Observação: caso o aluno e/ou seus responsáveis tenham nascido no mesmo município em que o aluno estuda/mora, instrua que ele marque na linha do tempo apenas o ano em que cada um nasceu, repetindo o nome do mesmo município em cada ano marcado.

Solicite que os alunos transformem esta linha do tempo em um pequeno texto que narre os deslocamentos que ele e seus responsáveis fizeram ao longo de sua história. 

Observação: aproveite esta atividade para discutir com os alunos quais fontes eles usaram para descobrir o município onde eles e seus responsáveis nasceram. A partir daí, elabore com eles a noção de fonte histórica escrita e oral que os historiadores investigam para escrever a História.

Atividade 2 - Localização cartográfica dos municípios, estados e países onde nasceram os alunos (atividade individual)

Distribua, para cada aluno, cópias do mapa mundi, do mapa do Brasil  e do mapa do estado onde moram. É ideal que todos estes mapas tenham a divisão política do território.

Peça para os alunos marcarem nestes mapas a localização do país, estado ou cidade em que eles e seus responsáveis nasceram. Detalhe as seguintes instruções:

- se nasceram no mesmo estado em que moram, marcar com um ponto marrom o município em que nasceram dentro do mapa do estado;

Observação: ao procurarem municípios dentro de seu estado, os alunos estranham o fato de alguns terem um território maior do que o município em que moram, afirmando que já visitaram estes lugares e perceberam que eles eram menores do que o município em que moram. Esta é uma boa oportunidade para discutir com os alunos que o território de um município é formado por zona rural e urbana. Assim, a cidade (zona urbana) que eles visitaram  pode ser menor do que a que eles moram, mas, se o seu território demarcado no mapa é maior, é porque sua zona rural é mais extensa.

 - se nasceram em estado diferente do que moram, colorir de vermelho o estado em que nasceram dentro do mapa político do Brasil;

- se nasceram em outro país, marcar com um ponto preto a localização aproximada deste país no mapa mundi.

Atividade 3 - Socialização das informações a respeito dos municípios, estados e países onde nasceram os alunos  (atividade coletiva)

Exponha para toda a turma o mapa mundi, do Brasil Político e do Estado onde os alunos moram com a divisão política dos municípios;

Peça para os alunos marcarem nos mapas expostos, com etiquetas adesivas redondas,  o seu local de nascimento, conforme levantamento feito na atividade  2 (se outro país, no mapa mundi; se outro estado, no mapa do Brasil, se outro município dentro do estado em que moram, no mapa do Estado). 

Atividade 4 - Levantamento e análise do número de migrantes existentes entre os alunos (atividade coletiva)

Peça para os alunos observarem nos mapas expostos, a partir do que  marcaram neles, o número de alunos que  nasceram no mesmo município em que moram,  o número dos  que nasceram em outro município do estado em que moram, a quantidade dos que nasceram em outros estados e  em outros países;  

Redija, com a ajuda dos alunos, um texto coletivo sobre as diferentes localidades de nascimento dos alunos, quantificando quantos nasceram no município em que moram, quantos nasceram em outros municípios do estado em que moram (citar os nomes destes municípios), quantos nasceram em outros estados (citar o nome destes estados), quantos nasceram em outros países (citar o nome destes países).

Solicite aos alunos que pesquisem em dicionários ou livros de Geografia e História o conceito de migrante e descubram, a partir desta informação, quantos alunos são migrantes.

Atividade 5 - Localização cartográfica dos municípios, estados e países onde nasceram os adultos com quem os alunos moram (atividade individual)

Solicite aos alunos que façam as mesmas tarefas desenvolvidas na atividade 2, mas em relação ao local de nascimento de seus responsáveis.

Atividade 6 - Socialização das informações a respeito dos municípios, estados e países onde nasceram os adultos com quem os alunos moram  (atividade coletiva)

Solicite aos alunos que façam as mesmas tarefas desenvolvidas na atividade 3, mas em relação ao local de nascimento de seus responsáveis.

Atividade 7 - Levantamento e análise do número de migrantes existentes entre os adultos com quem os alunos moram (atividade coletiva)

Solicite aos alunos que façam as mesmas tarefas desenvolvidas na atividade 4, mas em relação ao local de nascimento de seus responsáveis.

Atividade 8 - Localização do município onde o aluno mora em relação a outros municípios e estados do Brasil e em relação a outros países do mundo,  a partir dos lugares de nascimento dos alunos e seus responsáveis (atividade coletiva)

Exponha os mapas marcados pelos alunos nas atividades 3 e 6;

Peça para os alunos observarem, a partir do que eles marcaram nos mapas expostos, a localização do município em que eles moram em relação a outros municípios e estados do Brasil e a outros países do mundo, analisando as seguintes questões:

 - de qual região vem a maioria dos migrantes do município onde os alunos moram? (do próprio estado, de outros estados, de outros países?);

- de quais estados vieram os migrantes do município onde os alunos moram? (de estados vizinhos, de estados distantes, de que regiões do Brasil?); 

- de quais  países vieram os migrantes do município onde os alunos moram? (de países vizinhos ao Brasil, de países distantes, de que continentes?).

Construa, junto com os alunos, um texto coletivo que sintetize estas descobertas.

Atividade 9- Levantamento e análise do número e origem dos migrantes que compõem a população do município onde o aluno estuda/vive (atividade individual e coletiva)

Solicite aos alunos que pesquisem, em órgãos da Prefeitura de seu município ou nos jornais locais, a porcentagem de migrantes que compõem a população de seu município e de quais municípios, estados, países a maioria veio;

Socialize os dados coletados e compare-os com os dados levantados entre os alunos e seus responsáveis, conforme textos elaborados nas atividades 4, 7 e 8;

Analise com os alunos, a partir da comparação dos dados sugerida anteriormente, como a realidade vivida pela turma, apesar de ter singularidades, insere-se em um contexto maior, do município, do estado e do país.

Redija, junto com os alunos, um texto coletivo que registre estas descobertas sobre o número e origem  de migrantes existentes entre os alunos da turma e seus responsáveis e as diferenças e semelhanças em relação ao número e origem dos migrantes existentes no município como um todo.

Possibilidades de trabalho interdisciplinar: As atividades sugeridas nesta aula podem ser trabalhadas em conjunto com a disciplina de Geografia, principalmente, no que se refere às atividades cartográficas.

Recursos Complementares

Para os alunos fixarem a localização cartográfica do estado e do país em que moram (conhecimento importante para o desenvolvimento desta aula), eles poderão acessar os seguintes jogos no computador:

- Quebra-Cabeça do Brasil: mapa do Brasil interativo que traz a localização dos estados brasileiros de forma desordenada no mapa. O aluno deve colocar cada estado em sua devida posição. Acesse:  http://www.cambito.com.br/games/brasil.htm 

- Jogo de Mapas:  o aluno deve localizar no mapa do Brasil os seus estados e colocá-los no lugar, como num quebra-cabeças. Da mesma forma, ele deve fazer com o mapa da América do Sul. A pontuação depende de quanto o aluno demora para terminar de montar o mapa. Acesse:  http://iguinho.ig.com.br/jogo-mapa.html    

- Monte o mapa:  o jogo apresenta a estrutura do mapa do Brasil. O usuário deverá colocar cada estado em seu devido lugar, quando fizer isso obterá informações sobre o estado escolhido como: população, o nome do estado, a capital e o número de deputados. Acesse:  http://www.plenarinho.gov.br/diversao/jogos    

Avaliação

A avaliação da aprendizagem dos alunos deve ser feita durante todo o processo apresentado no item "estratégias e recursos", através das atividades que eles desenvolverão individual ou coletivamente em cada uma das etapas da aula:  pesquisa sobre sua história de vida, construção de linha do tempo e de texto sobre sua história de vida, localização cartográfica dos locais de nascimento dos alunos e de seus responsáveis, pesquisa sobre o conceito de migrante, contribuição na escrita dos textos coletivos sobre número e origem dos migrantes existentes entre os alunos, pesquisa sobre o número e origem dos migrantes do município em que os alunos moram e contribuição na escrita do texto coletivo sobre este assunto.

Nesta avaliação, deve-se diagnosticar se os alunos conseguem se localizar no tempo histórico e no espaço geográfico, além de relacionar e sintetizar, oral e por escrito,  dados individuais e coletivos levantados em pesquisas de campo.

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