Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Harry Potter na escola: desafio e produção textual

 

21/03/2011

Autor e Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins (coordenação)

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver histórias a partir de textos preferidos dos alunos. Entender a complexidade da criação textual que exige uma coerência lógica e ortográfica. Publicar histórias e receber feedbacks de seus enredos. Poder produzir textos colaborativamente na web.

Duração das atividades
1 bimestre
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Identificar o que os alunos conhecem sobre fanfiction.

Estratégias e recursos da aula

 

 



Orientações didáticas

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1895/imagens/harry_potter.jpg

fonte da imagem: http://www.baixaki.com.br/papel-de-parede/383-harry-potter.htm

Harry Potter tornou-se um ícone desta geração de alunos, logo que o fenômeno iniciou fui ler para entender qual era o elemento que seduzia fervorosamente a juventude. A escritora J.K. Rowling foi muito perspicaz do meu ponto de vista, pois conseguiu tratar do “maior” drama do adolescente de forma sublimada, ou seja, a adolescência é uma fase difícil, pois o menino, não é criança, mas também não é adulto, por isso eles se unem e os amigos são a coisa mais importante para eles, é como se eles estivessem protegidos ao estarem entre os pares.
Harry Potter é um menino que descobre que é mágico, é também órfão e encontra na escola de magia, um universo que o completa.
Qual adolescente não gostaria de magicamente encontrar um local no qual ele se sentisse completo, inteiro, entendido, poderoso.
É nessa relação projetiva que a juventude se entrega a história do menino que vence muitos obstáculos para encontrar quem ele realmente é.
Trajetória que nossos adolescentes travam e às vezes o processo é bem mais dolorido do que os obstáculos do Harry.
A proposta é partir do que os alunos elegem como uma boa leitura e estabelecer uma canal para ampliar o repertório e ainda estimular a produção textual coletiva.
A modalidade proposta parte da fanfiction, fenômeno literário que se prolifera indiscriminadamente.
 

A origem situa-se ainda no final dos anos 60, com os fãs de Jornada nas estrelas e, na década seguinte, com a série de George Lucas, Guerra nas estrelas. As comunidades de fãs (fandom) começaram a criar continuações e histórias paralelas inspiradas em seus ídolos preferidos, publicavam em fanzines e apresentavam estas histórias em reuniões esporádicas. A mania encontrou na internet o melhor suporte para proliferar e hoje, se best-sellers comandam a cena da fanfiction (Harry Potter e Senhor dos anéis principalmente), é possível encontrar quem se dedique a continuar as obras de Shakespeare, Charles Dickens e Agatha Christie.
... críticos implicam com a linguagem que vem surgindo com a internet, que estaria mutilando a norma culta, mas isso não diz respeito às fanfictions, que procuram respeitar as normas e conta com revisores de gramática, estilo e adequação do texto aos detalhes da obra original. "A linguagem das fics difere daquela utilizada em alguns blogs, no SMS ou em salas de chat. Há uma preocupação com a correção da linguagem, com a qualidade da trama e com a caracterização dos personagens que é rara fora do contexto escolar, por isso, a existência dos beta-readers, revisores de texto tanto do ponto de vista da estrutura, como da qualidade literária. O curioso é que esses revisores são voluntários e, muitas vezes, adolescentes que usam de suas horas de lazer para ajudar a aprimorar os textos de outros jovens", afirma Maria Lúcia. Publicado originalmente por Bru no Dorigatti em 08/09/2005.
 

Essa produção textual colaborativa de textos de ficção que os adolescentes gostam muito pode ser um disparador para outras produções textuais, inclusive de textos literários.
Está posto o desafio, bom trabalho, professores e professoras!
 

 Sequência Didática

Como disparador da atividade utilize o vídeo sobre a biografia de J.K.Rowling disponível no Portal do professor.
 

Harry Potter

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1895/imagens/APJKRowling.jpg

fonte da imagem: http://noticias.limao.com.br/entretenimento/ent144482.shtm

 

 Peça para cada aluno contar sobre o que sabem sobre a história do Harry Potter, faça um quadro coletivo sobre as informações que a classe fornece.

Divida a classe em grupos e peça para que cada equipe descreva o item pelo qual ficar responsável:

Grupo 1- Descrição detalhada dos personagens principais;
Grupo 2- Descrição detalhada dos professores da Escola de Magia;
Grupo 3- Descrição detalhada de outros personagens da História;
Grupo 4- Descrição detalhada de Hogwarts, a Escola de Magia;
Grupo 5- Resumo de cada livro sobre Harry Potter;

Peça para os alunos publicarem os trabalhos no Google Docs, um local no qual eles podem compartilhar informações, fazer alterações e etc.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1895/imagens/maz1.jpg

Proponha que os alunos criem continuações ou alterações para capítulos escolhidos por cada grupo e criem um novo texto.
Explique essa modalidade chama-se fanfiction. Eles podem pesquisar sobre o assunto na Internet.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1895/imagens/harry-potter.jpg

fonte da imagem: http://downloademforma.wordpress.com/2007/09/18/especial-harry-potter-12-livros/

 

Para ajudar a clarear o conceito de fan fiction :

Um site com vários exemplos:
http://www.sobresites.com/harrypotter/fanfiction.htm

 

Para tornar a escrita mais desafiadora, coloque algumas regras:

1. O grupo deve revisar o texto para garantir que não haja nenhuma palavra escrita de forma incorreta;
2. O grupo deverá utilizar 10 palavras desconhecidas, ou seja, devem procurar no dicionário.
3. O grupo deve utilizar o trabalho de caracterização realizado anteriormente para auxiliar na escrita do texto;
4. Cada capítulo reescrito pelo grupo deve conter no mínimo 2/3 de páginas do capítulo original.
5. O grupo devem ter como pontos essenciais também a originalidade e criatividade na escrita do texto.

Após a escrita socialize os artigos. E proponha novos desafios, por exemplo: 

Que tal ler e fazer outros fan fiction- Aproveite a minisérie sobre Capitu de Machado de Assis e peça para os grupos reescreverem o final. E o céu é o limite para as produções dos alunos.
 

Recursos Complementares
Avaliação
São propostas duas fichas de avaliação para preenchimento, reflexão e discussão com os alunos:

Ficha de Avaliação do Aluno- Projeto Fan Fiction

Nome do aluno:
Data de início do projeto:
Relação de livros lidos devido ao projeto:
Relação de acréscimo de vocabulário:
Relação de fan fiction das quais participou:
Descreva como foi participar do projeto:
Você apresentou avanços na produção de textos?
Quais foram às dificuldades que você encontrou?
Outras observações:

Ficha de Avaliação do Professor- Projeto Fan Fiction
Nome do aluno:
Data de início do projeto:
Quais foram os avanços no geral que o aluno apresentou:
Quais foram às dificuldades que o aluno apresentou:
` Na produção textual, aponte os avanços efetivos do aluno:
A Capacidade argumentativa do aluno como se encontra:
No trabalho em grupo, o aluno apresentou estes comportamentos:
Cabe ressaltar que o professor deverá apresentar a ficha no inicio do projeto,para que o aluno saiba em que será avaliado.
E o professor deverá fazer os apontamentos durante e no final do projeto.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • mariana, uniseb , São Paulo - disse:
    mariana_lisalovegui@hotmail.com

    14/09/2013

    Cinco estrelas

    adorei essa aula estou fazendo um trabalho de faculdade e usei essa aula como base para meu trabalho, sou fã de Harry Potter e adorei poder fazer um trabalho e um plano de aula sobtre esse filme


  • Ana Lúcia Pacheco de Souza, ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL WALDENOR WINKLER , Rio Grande do Sul - disse:
    tutucasouza@ibest.com.br

    21/01/2013

    Cinco estrelas

    Parabéns Grace, pois teu trabalho desenvolve várias habilidades e integra muitas atividades que fazem da leitura algo muito especial, ainda mais que literatura, produção textual, desenvolvimento da criatividade e trabalho em equipe são fundamentais nessa fase da vida.


  • Ivone da Luz, Colegio Oliveiras , São Paulo - disse:
    ivone-luz@hotmail.com

    12/12/2011

    Quatro estrelas

    Eu trabalhei na escola um projeto similar, agora que estava analisando este, percebi que tinha coisas que poderiam ser abordadas e que eu desconhecia. Achei válido e muito interessante. Agradeço. Profª. Ivone


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.