Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Skimming: extraindo as idéias gerais de um texto em Língua Inglesa!

 

30/04/2010

Autor y Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão auditiva e leitura
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas o aluno poderá desenvolver a estratégia de leitura “skimming” que consiste em extrair o sentido geral de um texto pela leitura de textos curtos em Língua Inglesa.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.   

Esta aula está relacionada à aula “Scanning: extraindo as informações específicas de um texto em Língua Inglesa”.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Uso do Laboratório de Informática.   

Motivação   

Estando no Laboratório de Informática, para dar início a estas aulas, o professor deverá apresentar, em aula aberta, o vídeo “Express Units – Small Print” (Fig. 1), com duração de aproximadamente cinco minutos, solicitando que os alunos busquem detectar no mesmo, informações sobre skimming (extrair a idéia geral do texto) . O professor deverá ter como base as seguintes questões norteadoras:

  1. Qual é o tema do vídeo? (Resposta: Small Print)
  2. De acordo com o vídeo, como devemos nos comportar diante de um documento com “small print” (letras miúdas)? (Resposta: skimming and scanning texts)
  3. O que é skimming? (Resposta:letting your eyes move quickly across the text, looking out for keywords)

 

OBSERVAÇÃO: O vídeo pode ser baixado para ser exibido em DVD!

 

RECURSO

Vídeo “Express Units – Small print”

http://www.bbc.co.uk/raw/money/express_unit_small_print/

Figura 1 – Imagem do Recurso

Acesso em: 13 de abril de 2010.

Sugerimos que o vídeo seja exibido duas ou três vezes e com legendas – as quais aparecem ao se clicar no ícone “S” no canto inferior direito da página.   

Ao final deste momento, o professor deverá requisitar, em aula aberta, que os alunos que se sentirem à vontade apresentem suas compreensões sobre o vídeo, principalmente no que se trata das estratégias de leitura skimming.   

O professor deverá intervir quando necessário, auxiliando os alunos na compreensão da estratégia. Resumidamente, pode-se dizer que skimming trata-se de descobrir o assunto geral de um texto, qual é o seu tema.   

Observação: Destacamos que tal estratégia é diferente da estratégia de scanning: quando lemos um texto para encontrar uma informação específica, utilizamos tal estratégia (por exemplo, quando queremos descobrir o placar de determinado jogo de futebol). Se quisermos descobrir o tema de um texto, do que ele se trata, a estratégia usada é o skimming (por exemplo, quando lemos uma reportagem de jornal de forma rápida e superficial, observando apenas subtítulos e fotos).  

O uso de cada estratégia, então, dependerá do objetivo que se tem ao ler o texto: se o leitor necessitar apenas saber seu tema, de forma geral, fará o skimming; se almejar encontrar detalhes, informações específicas, respostas a determinadas questões, fará o scanning. Mais detalhes sobre tais estratégias e exemplos podem ser encontrados no artigo “Desenvolvendo a Habilidade de Leitura” de autoria de Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva (Fig. 2).   

RECURSO

 Artigo “Desenvolvendo a Habilidade de Leitura”

http://www.veramenezes.com/leitura2.htm 

Figura 2 – Imagem do Recurso

Acesso em: 14 de abril de 2010.

ATIVIDADE 1   

Em duplas, os alunos irão praticar a estratégia de leitura skimming, pela realização de dois quizzes (testes de múltipla escolha que devem ser realizados em tempo determinado). Tratam-se de textos com questões que levam o aluno a fazer o skimming, isto é, ler o texto para dele obter seu tema, seu sentido geral.   

A primeira atividade a ser realizada é “Frimsborough County Library” (Fig. 3). A segunda é “London congestion charging” (Fig. 4). Durante essa etapa, o professor deverá supervisionar e orientar o trabalho das duplas para que utilizem a estratégia proposta – skimming, de forma adequada, isto é forma rápida e superficial, observando apenas subtítulos, fotos e palavras conhecidas.   

RECURSO

“Frimsborough County Library”

http://www.bbc.co.uk/apps/ifl/skillswise/mod_quizzes/words/reading/techniques/skimming/1/quizengine?quiz=simplequiz1;templateStyle=simplequiz  

Figura 3 – Imagem do Recurso

Acesso em: 13 de abril de 2010.   

RECURSO

Atividade “London Congestion Charging”

http://www.bbc.co.uk/apps/ifl/skillswise/mod_quizzes/words/reading/techniques/skimming/2/quizengine?quiz=simplequiz2;templateStyle=simplequiz   

Figura 4 – Imagem do Recurso

Acesso em: 13 de abril de 2010.   

Durante a realização das atividades, os alunos lerão os textos e, enfocando o uso da estratégia de skimming, escolherão a alternativa que retrata a melhor resposta para a pergunta. Durante essa etapa, o professor deverá supervisionar e orientar o trabalho das duplas.   

Ao final desta etapa, a(s) duplas que se sentirem à vontade, deverão em aula aberta, explicar o que é skimming, explicando como realizaram a  atividade proposta.   

ATIVIDADE 2   

Finalizando as atividades destas aulas, o professor deverá propor que cada dupla escreva um parágrafo em Inglês ou em Português, respondendo às seguintes questões:   

  1. O que é skimming?
  2. Em quais situações é necessário utilizar a estratégia de skimming para ler um texto? Cite exemplos.   

Para realização desta tarefa, sugerimos os seguintes sites para consulta (Fig. 5):

  1. http://www.bbc.co.uk/skillswise/words/reading/techniques/skimming/factsheet.shtml 
  2. http://www.bbc.co.uk/skillswise/words/reading/techniques/scanning/factsheet.shtml
  3. http://pioneer.chula.ac.th/~pkanchan/html/skim.htm
  4. http://www.angelfire.com/blues/writing/scanscim.html

 

Figura 5 – Imagem do Recuso

Acesso em: 13 de abril de 2010.   

Após escreverem, o professor solicitará que as duplas que se sentirem à vontade, leiam os seus parágrafos, apresentando suas conclusões sobre a estratégia de leitura skimming.   

SUGESTÃO

Realizar, após a finalização da Atividade 2 mais dois quizzes enfatizando as estratégias de skimming (Fig. 6).   

RECURSO

Quiz “Beauty with Botox”

http://www.bbc.co.uk/apps/ifl/skillswise/mod_quizzes/words/reading/techniques/scanning/3/quizengine?quiz=simplequiz3;templateStyle=simplequiz 

Quiz “An extract from 'The path that led nowhere'”

http://www.bbc.co.uk/apps/ifl/skillswise/mod_quizzes/words/reading/techniques/skimming/3/quizengine?quiz=simplequiz3;templateStyle=simplequiz

 

Figura 6 – Imagem do Recuso

Acesso em: 13 de abril de 2010.   

Ressalta-se que o nível de dificuldade de tais atividades é maior do que o das atividades propostas anteriormente, em termos de vocabulário, tema e extensão dos textos. Os alunos deverão, seguir o mesmo processo da realização do quiz anterior (London Congestion Charging). 

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá avaliar, durante o processo, se o aluno foi capaz de compreender adequadamente a estratégia de leitura skimming, tornando-se capaz de aplicá-las na leitura de outros textos.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/3 - 33,33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66,67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • JONNES MACIEL NUNES, ESCOLA ESTADUAL PROF ALCIDES RODRIGUES AIRES , Tocantins - dijo:
    jonnesmac@yahoo.com.br

    10/07/2013

    Quatro estrelas

    Muito dinâmica e prazerosa. Mas, preciso de um bom Labin para realizá-la com êxito. Vou reproduzir os textos para aplicar sem o uso do laboratório de informática. Obrigado!


  • maria tereza dos reis freitas, EE JOSE DA SILVA COUTO , Minas Gerais - dijo:
    maitereis@oi.com.br

    30/07/2012

    Quatro estrelas

    é realmente interessante farei o passo a passo.


  • Helena Viero de Noronha, E.E.E.B. Apolinário Porto Alegre , Rio Grande do Sul - dijo:
    helenadenoronha@gmail.com

    24/06/2010

    Cinco estrelas

    Ju! aula show maravilhosa aprendi muito com esta sugestão, parabéns.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.