30/04/2010
Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Com estas aulas o aluno poderá desenvolver a estratégia de leitura “skimming” que consiste em extrair o sentido geral de um texto pela leitura de textos curtos em Língua Inglesa.
Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.
Esta aula está relacionada à aula “Scanning: extraindo as informações específicas de um texto em Língua Inglesa”.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação
Estando no Laboratório de Informática, para dar início a estas aulas, o professor deverá apresentar, em aula aberta, o vídeo “Express Units – Small Print” (Fig. 1), com duração de aproximadamente cinco minutos, solicitando que os alunos busquem detectar no mesmo, informações sobre skimming (extrair a idéia geral do texto) . O professor deverá ter como base as seguintes questões norteadoras:
OBSERVAÇÃO: O vídeo pode ser baixado para ser exibido em DVD!
RECURSO
Vídeo “Express Units – Small print”
http://www.bbc.co.uk/raw/money/express_unit_small_print/
Figura 1 – Imagem do Recurso
Acesso em: 13 de abril de 2010.
Sugerimos que o vídeo seja exibido duas ou três vezes e com legendas – as quais aparecem ao se clicar no ícone “S” no canto inferior direito da página.
Ao final deste momento, o professor deverá requisitar, em aula aberta, que os alunos que se sentirem à vontade apresentem suas compreensões sobre o vídeo, principalmente no que se trata das estratégias de leitura skimming.
O professor deverá intervir quando necessário, auxiliando os alunos na compreensão da estratégia. Resumidamente, pode-se dizer que skimming trata-se de descobrir o assunto geral de um texto, qual é o seu tema.
Observação: Destacamos que tal estratégia é diferente da estratégia de scanning: quando lemos um texto para encontrar uma informação específica, utilizamos tal estratégia (por exemplo, quando queremos descobrir o placar de determinado jogo de futebol). Se quisermos descobrir o tema de um texto, do que ele se trata, a estratégia usada é o skimming (por exemplo, quando lemos uma reportagem de jornal de forma rápida e superficial, observando apenas subtítulos e fotos).
O uso de cada estratégia, então, dependerá do objetivo que se tem ao ler o texto: se o leitor necessitar apenas saber seu tema, de forma geral, fará o skimming; se almejar encontrar detalhes, informações específicas, respostas a determinadas questões, fará o scanning. Mais detalhes sobre tais estratégias e exemplos podem ser encontrados no artigo “Desenvolvendo a Habilidade de Leitura” de autoria de Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva (Fig. 2).
RECURSO
Artigo “Desenvolvendo a Habilidade de Leitura”
http://www.veramenezes.com/leitura2.htm
Figura 2 – Imagem do Recurso
Acesso em: 14 de abril de 2010.
ATIVIDADE 1
Em duplas, os alunos irão praticar a estratégia de leitura skimming, pela realização de dois quizzes (testes de múltipla escolha que devem ser realizados em tempo determinado). Tratam-se de textos com questões que levam o aluno a fazer o skimming, isto é, ler o texto para dele obter seu tema, seu sentido geral.
A primeira atividade a ser realizada é “Frimsborough County Library” (Fig. 3). A segunda é “London congestion charging” (Fig. 4). Durante essa etapa, o professor deverá supervisionar e orientar o trabalho das duplas para que utilizem a estratégia proposta – skimming, de forma adequada, isto é forma rápida e superficial, observando apenas subtítulos, fotos e palavras conhecidas.
RECURSO
“Frimsborough County Library”
Figura 3 – Imagem do Recurso
Acesso em: 13 de abril de 2010.
RECURSO
Atividade “London Congestion Charging”
Figura 4 – Imagem do Recurso
Acesso em: 13 de abril de 2010.
Durante a realização das atividades, os alunos lerão os textos e, enfocando o uso da estratégia de skimming, escolherão a alternativa que retrata a melhor resposta para a pergunta. Durante essa etapa, o professor deverá supervisionar e orientar o trabalho das duplas.
Ao final desta etapa, a(s) duplas que se sentirem à vontade, deverão em aula aberta, explicar o que é skimming, explicando como realizaram a atividade proposta.
ATIVIDADE 2
Finalizando as atividades destas aulas, o professor deverá propor que cada dupla escreva um parágrafo em Inglês ou em Português, respondendo às seguintes questões:
Para realização desta tarefa, sugerimos os seguintes sites para consulta (Fig. 5):
Figura 5 – Imagem do Recuso
Acesso em: 13 de abril de 2010.
Após escreverem, o professor solicitará que as duplas que se sentirem à vontade, leiam os seus parágrafos, apresentando suas conclusões sobre a estratégia de leitura skimming.
SUGESTÃO
Realizar, após a finalização da Atividade 2 mais dois quizzes enfatizando as estratégias de skimming (Fig. 6).
RECURSO
Quiz “Beauty with Botox”
Quiz “An extract from 'The path that led nowhere'”
Figura 6 – Imagem do Recuso
Acesso em: 13 de abril de 2010.
Ressalta-se que o nível de dificuldade de tais atividades é maior do que o das atividades propostas anteriormente, em termos de vocabulário, tema e extensão dos textos. Os alunos deverão, seguir o mesmo processo da realização do quiz anterior (London Congestion Charging).
Dicionário português-inglês
Recurso
Dictionary. com
O professor deverá avaliar, durante o processo, se o aluno foi capaz de compreender adequadamente a estratégia de leitura skimming, tornando-se capaz de aplicá-las na leitura de outros textos.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
10/07/2013
Quatro estrelasMuito dinâmica e prazerosa. Mas, preciso de um bom Labin para realizá-la com êxito. Vou reproduzir os textos para aplicar sem o uso do laboratório de informática. Obrigado!
30/07/2012
Quatro estrelasé realmente interessante farei o passo a passo.
24/06/2010
Cinco estrelasJu! aula show maravilhosa aprendi muito com esta sugestão, parabéns.