27/05/2010
Claudia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participação |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Valorizar o convívio pacífico no contexto da pluralidade física, cultural e social.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Orientações para o professor:
Você precisará dos seguintes materiais: 3 folhas de cartolina, 3 lápis, 3 borrachas, 3 pincéis atômicos pretos.
1.Selecione 15 alunos que queiram participar da atividade. Divida-os em 3 grupos.
2.Cada grupo receberá 1 folha de cartolina, lápis, borracha e um pincel atômico.
3. Com este material os grupos terão 5 minutos para desenhar o rosto de uma determinada pessoa baseando-se nas características físicas que serão fornecidas.
4.Cada membro do grupo terá a responsabilidade sobre uma parte do desenho:
1.do contorno do rosto e das orelhas
2.das sobrancelhas e dos olhos
3.do nariz
4.da boca
5.dos cabelos
Instruções para os grupos:
O primeiro grupo deverá desenhar o rosto de um negro, com bigodes finos e cabelos curtos.
O segundo grupo deverá desenhar o rosto de uma senhora idosa.
O terceiro grupo deverá desenhar o rosto de um homem branco, bigodes curtos e grossos, cabelos curtos e lisos.
Discussão:
1.Cada grupo escolhe um relator que apresentará o desenho aos demais colegas e justificará as características desenhadas.
2. Discuta com o grupo o que podemos inferir, a partir do desenho, sobre a vida desta pessoa.
3. Agora revele aos alunos os donos destes rosto. São eles:
1o . Martin Luther King
2o. Madre Tereza de Calcutá
3o. Adolf Hitler
Apresente as imagens que estão disponibilizadas no site www.AllPosters.com.br , que poderão estar ampliadas e coladas em cartazes ou impressas em tamanho normal folha sulfite A4.
4. Solicite aos alunos que comparem os desenhos feitos com as imagens apresentadas.
5.Se possível, distribua o material abaixo, para todos os alunos ou peça que um membro de cada grupo leia, vagarosamente e em voz alta, trechos da biografia da pessoa cujo rosto foi pelo grupo representado.
Martin Luther King (1929 - 1968 ): pastor protestante e ativista político. Tornou-se um dos mais importantes líderes do ativismo pelos direitos civis (para negros e mulheres) nos Estados Unidos e no mundo, através de uma campanha de não-violência e de amor para com o próximo. Se tornou a pessoa mais jovem a receber o Prémio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de seu assassinato. "Eu Tenho Um Sonho" é o nome popular dado ao histórico discurso público no qual falava da necessidade de união e coexistência harmoniosa entre negros e brancos no futuro.
Madre Tereza de Calcutá (1910 - 1997): missionária católica albanesa, considerada, por alguns, a missionária do século XX, fundou a congregação "Missionárias da Caridade", tornando-se conhecida ainda em vida pelo cognome de "Santa das sarjetas". Começou a sua atividade reunindo algumas crianças, a quem começou a ensinar o alfabeto e as regras de higiene. A sua tarefa diária centrava-se na angariação de donativos e na difusão da palavra de alento e de confiança A partir de 1950 empenhou-se em auxiliar os doentes com lepra. Fundou, em várias cidades do mundo, centros de apoio a leprosos, velhos, cegos e doentes com HIV, bem como escolas, orfanatos e trabalhos de reabilitação com presidiários.
Adolf Hitler (1889-1945): ditador alemão responsável pelo extermínio de milhões de pessoas que faziam parte de grupos politicamente indesejados pelo então regime nazista. Havia judeus, militantes comunistas, homossexuais, deficientes físicos e mentais, religiosos, pacientes psiquiátricos e criminosos de delito comum, dentre outros. Hoje, já se sabe que morreram aproximadamente, 17 milhões de soviéticos (sendo 9,5 milhões de civis); 6 milhões de judeus; 5,5 milhões de alemães (3 milhões de civis); 4 milhões de poloneses (3 milhões de civis); 2 milhões de chineses; 1,6 milhão de iugoslavos; 1,5 milhão de japoneses; 535 000 franceses (330 000 civis); 450 000 italianos (150 000 civis); 396 000 ingleses e 292 000 soldados norte-americanos.
6.Com alguns dados da biografia de cada rosto procure discutir com os alunos o que podemos pensar sobre cada pessoa que foi representada.
7. Conclua a aula, orientando uma discussão sobre as dimensões do ser humano. A dimensão física abriga a sua aparência exterior facilmente identificada. A dimensão interior, que é a essência do ser humano, abriga o que ele pensa, sente, deseja, faz. Enquanto que a primeira, revelada pela forma e pela cor do corpo, acaba-se com o tempo; a segunda, manifestada pelos sentimentos, pensamentos, valores, atitudes, tornam inesquecíveis aqueles que a possuíram.
Sites que apresentam bibliografia detalhada das personagens citadas na aula:
pt.wikipedia.org/wiki/Martin_Luther_King_Jr.
pt.wikipedia.org/wiki/Madre_Teresa_de_Calcutá
Professor:
Solicite aos alunos escrever um pequeno texto, no máximo 10 linhas, sobre esta frase extraída do livro O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry:
Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos !
Socialize os textos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!