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DEFICIÊNCIA FÍSICA: CORPO E DISCRIMINAÇÃO

 

21/05/2010

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

.Desenvolver uma atitude de empatia e solidariedade para com as pessoas com deficiência física.

.Analisar, identificar e repudiar as atitudes e situações fomentadoras de discriminação e injustiça social.

Duração das atividades
01 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE I:

ESTUDO DE TEXTO

 O  Brasil das pessoas deficientes

 O CENSO 2000 revelou a existência de 24,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que representa 14,5% da população. A maioria dos portadores de deficiência no País mora em área urbanizada, tem até três anos de escolaridade, é mulher e quase a metade deles (48%) ocupa a posição de chefe de família.   

Estes são alguns dos dados que compõem a obra Retratos da Deficiência no Brasil publicada pela Fundação Getúlio Vargas em parceria com a Fundação Banco do Brasil e  que delineia o perfil sociocultural dos brasileiros com deficiência de acordo com o Censo Demográfico de 2000.   

Dentre os dados apresentados neste relatório, destacam-se aqueles que  referem-se aos estados que apresentam maior taxa de pessoas com deficiência,  quais sejam: Paraíba (18,8%), Rio Grande Norte (17,6 %), Piauí (17,6%), Pernambuco (17,4%), Ceará (17,3%). Os 5 estados que apresentam as menores taxas são São Paulo (11,3%), Roraima (12,5%), Amapá (13,3%), Distrito Federal (13,4 %) e Paraná (13,6 %).

Ainda de acordo com esta publicação, 52,5% dessas pessoas se declararem inativas. Apenas 19,1% são empregados. Em um universo de 26 milhões de trabalhadores formais ativos, 537 mil são pessoas com deficiência, representando apenas 2% do total.

 Fonte: www.fgv.br/cps   

Atividades Propostas:

Instruções ao professor:

1. Em parceria com professores de Matemática solicite aos alunos construirem gráficos a partir dos dados disponibilizados no texto:   

a.  Estados   x    % pessoas com deficiências   

b. Pessoas com deficiências   x     % pessoas com deficiências empregadas e inativas   

c. População de trabalhadores ativos   x    população de trabalhadores com deficiências.        

Selecione os melhores gráficos e socialize-os para a comunidade escolar.

2.      Embora os dados sejam de 2000 este relatório é muito significativo porque apresenta a realidade da população brasileira com deficiência. Qual a importância do conhecimento destes dados?   

ATIVIDADE II:  

Selecionar 4 alunos que queiram participar desta atividade. Retire-os da sala, numere os alunos e diga-lhes que  representarão:

n. 1.uma pessoa com deficiência visual   

n.2.uma pessoa que teve os braços amputados

n.3. uma pessoa que se locomove em cadeira de rodas (com deficiência nas pernas)

n.4. uma pessoa com deficiência auditiva

Definidos os papéis, instrua-os a responderem as perguntas que serão feitas pelos colegas de modo a dificultarem a sua identificação.

O que representa a pessoa surda nada responderá a não ser que alguém utilize de gestos ou de perguntas por escrito.   

Cada aluno da sala poderá fazer uma única pergunta a um único aluno. Deverá primeiramente dizer o número do aluno para o qual a pergunta estará sendo dirigida.  O desafio é descobrir quais as pessoas com deficiências que estes alunos representam.   

Sugestões de perguntas e de respostas:  

Perguntas

Cego

Braços amputados

Cadeirante

Surdo

Você pratica algum esporte?

Futebol

Vídeo-game

Basquetebol

Você trabalha?

Não

Recepcionista

Biblioteca

Você gosta de dançar?

Sim

Sim

Sim

Você tem acesso a todos os locais?

Às vezes

Sim

Não

Você estuda?

Sim

Sim

Sim

Qual o sentido que você mais utiliza?

Tato

Todos

Todos

O que estou segurando nas mãos?

Uma caneta

Uma caneta

O que você mais gosta de fazer?

Conversar

Navegar na internet

Navegar na internet

Você sofre discriminação?

Quando vou procurar emprego.

Quando vou a alguma festa.

Quando vou procurar emprego.

Você nasceu com esta deficiência?

Sim

Não

Sim

Você faz  artesanato?

Sim

Sim

Não

Você toma banho sozinho?

Sim

Sim

Sim

O que reivindicaria aos órgãos públicos?

Mais bibliotecas especializadas.

Mais empregos

Mais empregos

Qual o seu nome?

A pergunta foi feita por escrito.

Maria

José

Ricardo

Professor, conclua a aula revelando aos alunos as pessoas que foram representadas.

Esclareça que algumas dificuldades na identificação das pessoas devem-se as superações que alguns realizaram frente as suas limitações, como é o caso da pessoa sem os braços que consegue realizar com os pés, o que nós conseguimos fazer com as mãos.

Enfatize que as pessoas com deficiência são cidadãos produtivos, participantes, conscientes de seus direitos e deveres e que merecem respeito e consideração de toda a sociedade.A eles devem ser oferecidas as mesmas oportunidades que são dadas aos outros cidadãos. Este é o papel da inclusão social que deve ser de responsabilidade de cada um e de todos coletivamente.

Recursos Complementares

Retratos da Deficiência no Brasil é uma obra publicada pela Fundação Getúlio Vargas em parceria com a Fundação Banco do Brasil e  que delineia o perfil sociocultural dos brasileiros com deficiência de acordo com o Censo Demográfico de 2000 que pode ser acessado na íntegra pelo site:   www.fgv.br/cps 

Avaliação

Promova uma discussão com os alunos sobre a inclusão social. Garanta a participação de todos motivando-os a:

. relatarem histórias de superação,

. opinarem sobre a obrigatoriedade legal que as empresas têm de garantir vagas de empregos às pessoas portadoras de deficiências,

 .descreverem atitudes de desrespeito aos cidadãos quanto à acessibilidade  (por exemplo: ocupação de vagas exclusivas para  pessoas com deficiência, estacionamento de carros ocupando os rebaixamentos das calçadas),

.descreverem as exigências legais sobre as adequações das instituições públicas e privadas para garantir acessos físicos, educacionais e profissionais; entre outros.

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