Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Saint Patrick’s Day!

 

30/04/2010

Autor e Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão auditiva e leitura
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas o aluno poderá desenvolver a prática de leitura e interpretação de textos orais e escritos a partir do debate sobre a celebração da data intitulada “Saint Patrick’s Day” em países falantes do inglês, tais como Inglaterra, Nova Zelândia e Estados Unidos.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Uso do Laboratório de Informática.   

Motivação   

Estando os alunos no Laboratório de Informática, para dar início a estas aulas, o professor deverá exibir uma figura de um trevo de quatro folhas (four leaf clover) (Fig. 1) e perguntar aos alunos sobre a mesma, com base nas seguintes questões norteadoras:   

  1. O que podemos ver nesta figura? Resposta: Um trevo de quatro folhas. / What can you see in the picture? Answer: A four leaf clover.
  2. O que (encontrar) um trevo de quatro folhas representa? – Resposta: Boa sorte. / What does (finding) a four leaf clover represent? – Answer: Good luck.

 

RECURSO

Imagem “Four Leaf Clover”

Figura 1 – Four Leaf Clover

Fonte: http://www.lookatbowen.com/wp-content/four_leaf_clover.jpg Acesso em: 15 de abril de 2010. 

Ao final deste momento, o professor deverá, em aula aberta, instigar os alunos a pensar sobre a origem da lenda do trevo de quatro folhas, da crença no fato de que encontrar um deles traz sorte. Tal lenda origina-se na história de Saint Patrick, padroeiro da Irlanda. O dia de Saint Patrick  (Saint Patrick’s Day) é feriado neste país e celebrado em muitos lugares do mundo tais como Estados Unidos e Canadá. É importante que o professor apenas ouça as hipóteses dos alunos, sem ainda mencionar nada sobre o tema, motivando-os para a realização da Atividade 1.   

ATIVIDADE 1   

Neste momento da aula os alunos serão divididos em grupos de quatro integrantes, para pesquisarem na Internet sobre o “Saint Patrick’s Day” (seus símbolos, como o trevo de quatro folhas, origens e lendas). Ao lerem textos e assistirem vídeo, responderão às seguintes questões:

  1. Por que o trevo de quatro folhas é considerado um símbolo de sorte? / Why is the four leaf clover considered a good luck symbol?
  2. A que feriado nacional ele está associado? Em que lugares tal feriado é celebrado? Quando? / Which holiday is it associated to? Where is this holiday celebrated? When?
  3.  Quais outros símbolos ou lendas estão associados a tal feriado nacional? / Which other symbols or legends are associated to such holyday?  

Para a realização da pesquisa, sugerimos os seguintes sites (Fig. 2):   

1.  http://www.history.com/topics/st-patricks-day-symbols-and-traditions    

2.  http://www.english-zone.com/holidays/st-patsymbols.html 

3.  http://www.religionfacts.com/christianity/holidays/st_patricks_day.htm    

4.  http://en.wikipedia.org/wiki/Shamrock 

5.  http://twinsenglish.blogspot.com/2009/03/st-patricks-day-symbols.html 

6.  http://www.youtube.com/watch?v=4MDCH2xP5SQ    

7.  http://www.youtube.com/watch?v=SVBEyVt_7po 

 

Figura 2 – Imagem Do site English Zone

Fonte: do autor

Acesso em: 15 de abril de 2010.

Durante a realização da pesquisa, o professor deverá supervisionar e orientar os alunos, auxiliando-os a escrever as respostas, preferencialmente em Inglês, para que pratiquem o desenvolvimento da habilidade de writing (escrita). Entretanto, se o professor considerar que os alunos devem escrever em Português não há problemas.  

Ao final desta etapa, os grupos que se sentirem à vontade apresentarão oralmente os resultados de suas pesquisas, em Inglês ou em Português.   

ATIVIDADE 2   

O professor agora então dirá que associada as várias tradições do “Saint Patrick’s Day” está o hábito de enviar a amigos e familiares, as “Irish Blessings” (bênçãos irlandesas). Tratam-se de bênçãos especificas, famosas por terem sua criação atribuída a Saint Patrick. Como exemplo de “Irish Blessing” temos:   

May the road rise to meet you.

May the wind be always at your back.

May the sun shine warm upon your face.

And rains fall soft upon your fields. And until we meet again,

May God hold you in the hollow of His hand.

(Que a estrada se erga ao seu encontro.

 Que o vento esteja sempre às suas costas.

Que o sol brilhe quente em seu rosto.

E a chuva caia suave sobre seus campos.

E até nos encontrarmos novamente,

Que Deus te segure na palma da sua mão.)   

(disponível em: http://www.wisegeek.com/what-is-the-irish-blessing.htm Acesso em: 15 de Abril de 2010).  

Assim, todos irão criar um cartão – preferencialmente em Inglês - enviando uma “Irish Blessing” para algum outro aluno da turma. Para a criação do cartão os alunos deverão escolher modelos de cartão e mensagens nos sites propostos abaixo (Fig. 3).

RECURSO 

Saint Patrick Cards

http://www.dltk-cards.com/cc2.asp   

Irish Blessings

http://theholidayspot.com/patrick/irish_blessings_and_sayings.htm 

http://www.fionasplace.net/AnIrishPatchwork/Irishsayingsandblessings.html 

Figura 3 – Imagem do Site Dltkcards

Acesso em: 15 de abril de 2010.   

Observação: os modelos de cartão de “Saint Patrick’s Day” estão disponíveis ao se clicar em “Saint Patrick’s Day” (conforme indicado na figura) e em seguida em “Next Step – Choose Format” no canto inferior direito da tela.   

Durante esta etapa, o professor supervisionará e orientará a escrita das mensagens, estimulando-os a escrever mensagens em Inglês, ou, a pelo menos copiar alguma das sugeridas, sabendo seu significado. Caso não seja possível usar a Internet para criar e imprimir o cartão, sugerimos que o professor imprima um modelo e distribua a todos os alunos.   

ATIVIDADE 3   

Finalizando, as atividades destas aulas, os alunos trocarão os cartões entre si, desejando boa sorte aos seus colegas.   

SUGESTÕES   

  1. Em colaboração com o professor de artes, os alunos farão também os desenhos dos cartões.
  2. Em colaboração com o professor de História, os alunos deverão pesquisar sobre a origem do Reino Unido e da Irlanda.   
Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá avaliar, durante o processo, se o aluno foi capaz de compreender o que é o “Saint Patrick’s Day”, elaborando cartões adequados a esta data.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Veronica, EM Prof Castilho (PEJA) , Rio de Janeiro - disse:
    vmcferreira@ibest.com.br

    13/03/2013

    Cinco estrelas

    Excelente atividade.


  • Icy, escola particular de ingles , Rio de Janeiro - disse:
    icyartoli@yahoo.com.br

    16/03/2011

    Cinco estrelas

    Parabens pelo site e obrigada por nos dar a aportunidade de encontrar meios facilitadores para nosso trabalho. Deixo aqui meu muito obrigada! Deus te abençoe... bjs


  • mirna gibelli, curso de idiomas skill , São Paulo - disse:
    mirna.gibelli@gmail.com

    15/03/2011

    Cinco estrelas

    Há muito eu procurava um site que me desse conteúdo enriquecedor e finalmente eu o encontrei com vcs. Muito obrigada!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.