17/05/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Operações |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Coordenar ritmo e equilíbrio através dos números;
Criar atividades de ritmo e equilíbrio associados com números e operações matemáticas;
Compreender a importância da interdisciplinaridade para aquisição de conhecimentos.
Os alunos deverão ter internalizado os conteúdos relacionados as operações matemáticas e terem tido uma introduçao em figuras geométricas.
Caro Professor, vamos fazer uma tentativa de elevar o tema da matemática a um nível de envolvimento e concentração em que os alunos percebam essa necessidade para irem alcançando etapas no seu nível de aprendizado.
O corpo humano associasse com a matemática, afinal, ele tem simetria; ocupa espaço; tem peso;move-se de acordo com o ritmo imposto, etc.
ATIVIDADE I - SALA DE AULA - 20 minutos - utilização de vídeos:
Professor, ao intruduzir os alunos no tema da aula de hoje proponha algumas tarefas em que eles devam associar, em especial, o ritmo do seu corpo com a matemática. Senão vejamos:
A1 - Com todo os alunos sentados em suas cadeiras comece o debate sobre o tema da aula de hoje e, proponha a seguine atividade:
"Pessoal, é muito importante conhecer o seu ritmo e saber coordenar determinadas situações do corpo humano. Para isso, do que nós precisamos? Da MATEMÁTICA, é claro! Então, vamos fazer silêncio e, quando eu pedir para que todos fechem os olhos e depois vão contar até 30 para si apenas, em silêncio. Eu vou marcar no cronômetro, quando der 30 eu aviso e vocês vão me indicar quem chegou mais próximo da marcação do relógio, ok?! Tentem dominar o ritmo.". Professor, repita essa atividade umas três vezes;
A2 - "Pessoal, agora vamos fazer uma atividade dividida da seguinte forma: quando eu der o sinal as meninas vão bater 4 palmas ritmadas e, os meninos no intervalo dessas palmas vão estalar os dedos(indicador com o polegar) 4 vezes. repita três vezes essa atividade;
A3 - " Muito bem, agora observem os seguintes vídeos": RITMOS - onde a música e os seus ritmos dependem da matemática.
Foto do Metronomo: http://thumbs.dreamstime.com/thumb_283/1214351588rj9i3e.jpg
A4 - Observem agora o equilíbrio dos corpos com a matemática e, analisem onde é importante o ritmo e o equilíbrio durante as atividades:
Passagem de bastão - ritmo e equilíbrio do centro de gravidade dos corpos.
Fonte: http://globoesporte.globo.com/Esportes/foto/0,,15341321-EX,00.jpg
Vídeos sobre Esportes
Basquetebol - http://www.youtube.com/watch?v=nhZwRsbMZ5c
Ginástica Rítmica - http://www.youtube.com/watch?v=mefymeDMQ5c
ATIVIDADE II - QUADRA DE ESPORTES 20 minutos
Professor, leve os seus alunos para a quadra de esportes e desenvolva tarefas com os seguintes materiais:bolas variadas; cordas para pular individual e cordas grandes para pular em grupo;
Muito bem, agora que já associamos algumas atividades ao ritmo e ao equilíbrio com a matemática vamos realizar algumas atividades em que possamos relacioná-los na nossa atividade prática.
B1 - Distribua uma corda de pular(individial) para cada aluano e, ao seu sinal indique:
"Pessoal , vamos pular , mas através do ritmo das minhas palmas; 1 batida = 1 salto; 2 batidas= 2 saltos; batidas seguidas= vários saltos". Professor, vá alternado a batida dos saltos;
B2 - Peça aos alunos que escolham alguma figura geométrica (quadradro, retângulo, triângulo, círculo, etc) e permaneçam ao lado da sua figura. Ao sinal do professor:
"Pessoal, vou trilhar o meu apito 1 vez e cada um de vocês deve pular com um dos pés para dentro da figura"
"Agora, quando eu trilhar o apito duas vezes devem pular para fora da figura";
"Ao trilhar o apito 3 vezes devem trocar de lugar com algum amigo e assumir a figura deste";
Dica 1 - Professor, Repita essas operações algumas vezes.
B3 - Vamos utilizar agora as bolas. Divida-os em duplas ou em trincas, dependendo do número de bolas qua houver para a atividade.
Fonte: http://www.prof2000.pt/users/ruimarques/ComTecn%20Basq_ficheiros/image026.gif
"Moçada, vamos passar a bola um para o outro, porém, contando ao segurar a bola"1,2.." quando o colega receber "3,4". façam passes variados: de peito; quicando 1 vez no chão." O importante é que os alunos assimilem o ritmo e o mantenham durante a atividade".
"Agora, faça com o seu colega algumas evoluções pela quadra dando três passos com a bola nas mãos e e o 4º tempo passar a bola para o colega";
Dica 2 - Professor, estas são algumas atividades básicas, dê sequência a esas atividades de ritmoe equilíbrio com esses materiais.
"Vamos utilizar a corda grande, se possível duas".
" Pessoal, vou bater a corda com um amigo da turma e em toques ritmados cada um de vocês deve entrar, pular duas ou tres vezes e sair da cora, ok?!";
Fonte: http://alinemangaraviti.files.wordpress.com/2007/12/07pula_corda.jpg
Agora em grupos de 4 vou bater a corda e enquanto a corda eestiver passando por cima d evcÇes façam comtratempo com os coelgas em 3 ou 4 tempos, escolham, para que todos posaam pular em ritmos iguais.
ATIVIDADE III - PROPONDO ATIVIDADES - FINALIZANDO A AULA - 10 minutos.
Professor, nesta parte da aula os alunos deverão estar divididos em 5 grupos e organizarem uma atividade para o seu grupo apresentar em que haja ritmo ou equilíbrio ou os elementos separados.
Estimule-os a criarem e, possibilite a discussão. Dê uma sugestão, por exemplo:
Um grupo vai apresentar uma coreografia de uma dança em que haja equilíbrio e ritmo;
Ou, outro grupo irá apresentar uma música de capoeira com marcação das palmas em 4 tempos ou em 6 tempos.
Vídeo pulando corda: http://www.youtube.com/watch?v=IyP2kVSiw2o
Capoeira (música): http://www.youtube.com/watch?v=FdSwFJlkoso&feature=related
A avaliação desta aula dar-se-á com a organização de tarefas que deverão ser apresentadas na finalização da aula.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!