Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogando com a Matemática nas aulas de Educação Física - ritmo e equilíbrio - aula 3

 

17/05/2010

Autor e Coautor(es)
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Matemática Operações
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Coordenar ritmo e equilíbrio através dos números;

Criar atividades de ritmo e equilíbrio associados com números e operações matemáticas;

Compreender a importância da interdisciplinaridade para aquisição de conhecimentos.

Duração das atividades
50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ter internalizado os conteúdos relacionados as operações matemáticas e terem tido uma introduçao em figuras geométricas.

Estratégias e recursos da aula

Caro Professor, vamos fazer uma tentativa de elevar o tema da matemática a um nível de envolvimento e concentração em que os alunos percebam essa necessidade para irem alcançando etapas no seu nível de aprendizado.

O corpo humano associasse com a matemática, afinal, ele tem simetria; ocupa espaço; tem peso;move-se de acordo com  o ritmo imposto, etc.

ATIVIDADE I - SALA DE AULA - 20 minutos - utilização de vídeos:

Professor, ao intruduzir os alunos no tema da aula de hoje proponha algumas tarefas em que eles devam associar, em especial, o ritmo do seu corpo com a matemática. Senão vejamos:

A1 - Com todo os alunos sentados em suas cadeiras comece o debate sobre o tema da aula de hoje e, proponha a seguine atividade:

"Pessoal, é muito importante conhecer o seu ritmo e saber coordenar determinadas situações do corpo humano. Para isso, do que nós precisamos? Da MATEMÁTICA,  é claro! Então, vamos fazer silêncio e, quando eu pedir para que todos fechem os olhos e depois vão contar até 30 para si apenas, em silêncio. Eu vou marcar no cronômetro, quando der 30 eu aviso e vocês vão me indicar quem chegou mais próximo da marcação do relógio, ok?! Tentem dominar o ritmo.". Professor, repita essa atividade umas três vezes;

A2 - "Pessoal, agora vamos fazer uma atividade dividida da seguinte forma: quando eu der o sinal as meninas vão bater 4 palmas ritmadas e, os meninos no intervalo dessas palmas vão estalar os dedos(indicador com o polegar) 4 vezes. repita três vezes essa atividade;

A3 - " Muito bem, agora observem os seguintes vídeos": RITMOS - onde a música e os seus ritmos dependem da matemática.

  • Metronomo - O metrônomo é um relógio que mede o tempo (andamento) musical.

Foto do Metronomo: http://thumbs.dreamstime.com/thumb_283/1214351588rj9i3e.jpg 

A4 - Observem agora o equilíbrio dos corpos com a matemática e, analisem onde é importante o ritmo e o equilíbrio durante as atividades:

Passagem de bastão - ritmo e equilíbrio do centro de gravidade dos corpos.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/Esportes/foto/0,,15341321-EX,00.jpg 

Vídeos sobre Esportes

Basquetebol - http://www.youtube.com/watch?v=nhZwRsbMZ5c 

Ginástica Rítmica - http://www.youtube.com/watch?v=mefymeDMQ5c 

ATIVIDADE II - QUADRA DE ESPORTES 20 minutos

Professor, leve os seus alunos para a quadra de esportes e desenvolva tarefas com os seguintes materiais:bolas variadas; cordas para pular individual e cordas grandes para pular em grupo;

Muito bem, agora que já associamos algumas atividades ao ritmo e ao equilíbrio com a matemática vamos realizar algumas atividades em que possamos relacioná-los na nossa atividade prática.

B1 - Distribua uma corda de pular(individial) para cada aluano e, ao seu sinal indique:

"Pessoal , vamos pular , mas através do ritmo das minhas palmas; 1 batida = 1 salto; 2 batidas= 2 saltos; batidas seguidas= vários saltos". Professor, vá alternado a batida dos saltos;

B2 -  Peça aos alunos que escolham alguma figura geométrica (quadradro, retângulo, triângulo, círculo, etc) e permaneçam ao lado da sua figura. Ao sinal do professor:

"Pessoal, vou trilhar o meu apito 1 vez e cada um de vocês deve pular com um dos pés para dentro da figura"

"Agora, quando eu trilhar o apito duas vezes devem pular para fora da figura";

"Ao trilhar o apito 3 vezes devem trocar de lugar com algum amigo e assumir a figura deste";

Dica 1 - Professor, Repita essas operações algumas vezes.

B3 - Vamos utilizar agora as bolas. Divida-os em duplas ou em trincas, dependendo do número de bolas qua houver para a atividade.

Fonte: http://www.prof2000.pt/users/ruimarques/ComTecn%20Basq_ficheiros/image026.gif 

"Moçada, vamos passar a bola um para o outro, porém, contando ao segurar a bola"1,2.." quando o colega receber "3,4". façam passes variados: de peito; quicando 1 vez no chão." O importante é que os alunos assimilem o ritmo e o mantenham durante a atividade".

"Agora, faça com o seu colega algumas evoluções pela quadra dando três passos com a bola nas mãos e e o 4º tempo passar a bola para o colega";

Dica 2 - Professor, estas são algumas atividades básicas, dê sequência a esas atividades de ritmoe equilíbrio com esses materiais.

"Vamos utilizar a corda grande, se possível duas".

" Pessoal, vou bater a corda com um amigo da turma e em toques ritmados cada um de vocês deve entrar, pular duas ou tres vezes e sair da cora, ok?!";

Fonte: http://alinemangaraviti.files.wordpress.com/2007/12/07pula_corda.jpg 

Agora em grupos de 4 vou bater a corda e enquanto a corda eestiver passando por cima d evcÇes façam comtratempo com os coelgas em 3 ou 4 tempos, escolham, para que todos posaam pular em ritmos iguais.

ATIVIDADE III - PROPONDO ATIVIDADES - FINALIZANDO A AULA - 10 minutos.

Professor, nesta parte da aula os alunos deverão estar divididos em 5 grupos e organizarem uma atividade para o seu grupo apresentar em que haja ritmo ou equilíbrio ou os elementos separados.

Estimule-os a criarem e, possibilite a discussão. Dê uma sugestão, por exemplo:

Um grupo vai apresentar uma coreografia de uma dança em que haja equilíbrio e ritmo;

Ou, outro grupo irá apresentar uma música de capoeira com marcação das palmas em 4 tempos ou em 6 tempos.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação desta aula dar-se-á com a organização de tarefas que deverão ser apresentadas na finalização da aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.