28/05/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Lízia Maria Porto Ramos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Conhecer formas de reprodução dos anfíbios.
Todo ser vivo tem um ciclo vital, que se inicia com o nascimento e se finda com a morte.
Reconhecer o grupo de anfíbios como animais que vivem tanto dentro como fora da água e dela precisam para se reproduzirem.
Introdução: uma abordagem para o professor
Esta classe de animais vertebrados, composta por sapos, rãs, salamandras aquáticas e as cecílias, foi a primeira a aparecer no planeta Terra por volta de 300 milhões de anos. Hoje, habitando algumas ilhas da Indonésia, ainda existem espécimes raros e antigos que viveram na Idade do Carvão, período em que estes animais foram o grupo dominante. Os anfíbios têm a capacidade de viver tanto dentro quanto fora da água, porém, sua pele precisa estar constantemente úmida, pois funciona como um meio de respiração para este animal.
Sua reprodução é sexuada externa, este processo se dá quando o macho lança seus gametas nos óvulos liberados pela fêmea. De modo geral, este processo ocorrerá em água doce e uma vez fecundados os ovos permanecerão em ambiente aquático até o nascimento dos girinos. Pelo fato de estarem protegidos pela água, os ovos dos anfíbios não necessitam de anexos embrionários adaptativos como, por exemplo, a bolsa amniótica. Esta é uma das características que os tornam diferentes dos vertebrados terrestres.
www.suapesquisa.com/ecologiasaude/anfibios/ - consultado em 03/05/2010 às 16:30.
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Porque os anuros cantam?
www.todabiologia.com/zoologia/anfibios.htm
Se estivermos perto de um brejo, de uma lagoa, ou de um riacho, numa noite quente, e prestarmos bastante atenção, poderemos distinguir variados sons, alguns parecidos com assobios, outros com o toque de buzina, latidos de cão, pingos d´água caindo, ferro batendo, etc. Todos esses sons provêm dos machos de sapos, rãs e pererecas que cantam à noite chamando as fêmeas para o acasalamento. Cada espécie tem seu canto bem característico. Para produzí-lo, o macho possui um (ou dois) sacos vocais que se enchem de ar e funcionam como uma caixa amplificadora do som que pode, assim, ser ouvido a grandes distâncias.
Como os anuros reproduzem?
www.todabiologia.com/zoologia/anfibios.htm
Quando uma fêmea, atraída pelo canto, encontra um macho da mesma espécie, é por ele agarrada pelas costas, num abraço nupcial. A seguir, os ovos são postos em um local úmido, podendo ser dentro d´água, debaixo de pedras, no interior de uma toca no chão, sobre uma folha, na axila de uma bromélia, etc. À medida que a fêmea, estimulada pelo abraço nupcial, põe os ovos, estes vão sendo fertilizados pelo sêmen expelido pelo macho. Já nas cecílias, existe no macho um órgão copulador. Em certas salamandras ocorre, ainda, outra forma de fecundação onde o macho deposita no chão bolsas contendo os espermatozóides, os espermatóforos, que são então recolhidos pela fêmea através da cloaca.
Tanto o aspecto dos ovos como o arranjo que eles apresentam após a postura variam muito, dependendo da espécie considerada. Os ovos podem formar um cordão gelatinoso, aderir-se a plantas, pedras, ou folhas enroladas, ou podem ficar protegidos dentro de um ninho de espuma. Com a eclosão dos ovos, nascem os girinos, que representam a primeira fase da vida dos anuros, conhecida como fase larval.
Os girinos vivem na água e se assemelham a peixes, geralmente de cor escura. São providos de cauda, não têm patas e respiram por meio de brânquias. Para que atinjam a forma adulta eles passam por uma transformação total do organismo conhecida como metamorfose. Durante essa transformação os animais adquirem patas, perdem a cauda (se forem anuros), deixam gradualmente o ambiente aquático e passam a respirar através dos pulmões e da pele.
Em algumas espécies não existe fase larval visível e todas as transformações do embrião ocorrem dentro do ovo. Nesse caso, os animais já nascem com a forma dos adultos.
Proteção da prole
Diversos grupos de anfíbios desenvolveram meios de proteger seus filhotes. Algumas espécies podem guardar temporariamente os filhotes na boca, no estômago, ou em pregas da pele semelhantes às bolsas dos marsupiais.
No sapo-aru (também conhecido como pipa), os ovos, depois de fecundados, são conduzidos pelo macho ao dorso da fêmea, onde ficam protegidos dentro da pele até o nascimento dos filhotes.
A nossa rã mais comum, a rã-pimenta, monta guarda permanente desde a postura dos ovos até a metamorfose dos girinos, tornando-se muito agressiva com os eventuais predadores.
As cecílias terrestres cuidam de seus ovos enrodilhando-se em torno deles e assim permanecendo por um longo tempo, mesmo após o nascimento dos filhotes. Estes, durante vários meses, permanecem junto à mãe.
www.todabiologia.com/zoologia/anfibios.htm consultado em 03/05/2010 às 16:40.
Estratégia
Normalmente, ao planejar as aulas observamos a consonância entre o tema escolhido e as estratégias que melhor se adequem ao tema e aos objetivos propostos. A seguir fazemos um levantamento dos recursos que podem ser usados, das fontes de consulta e a disponibilidade de materiais. Decidir entre a exibição de vídeo, um desenho, uma observação, um texto informativo ou experimentação não é apenas uma opção pessoal do professor. Ele deve considerar a especificidade do tema, a variedade de estratégias e o interesse do aluno.
Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:
Para atingir os objetivos propostos os alunos assistirão a vídeos elucidativos seguidos de texto informativo e confecção de mural.
Como o professor irá ativar esse processo:
Compete ao professor exibir os vídeos sugeridos e conduzir a discussão de modo a incentivar os alunos a investigarem, estabelecer comparações, buscar novas informações e realizarem as atividades propostas.
Planejando e realizando a atividade
Atividade 1: Prepare os alunos para a exibição dos vídeos procurando fazer uma sondagem dos conhecimentos prévios dos mesmos. Faça perguntas como: Por que os animais são organizados em grupos para fins de estudo? Quem se recorda do significado da palavra anfíbio? Alguém saberia dizer qual a característica que difere esse grupo de animais dos demais vertebrados? Quem conhece algum animal que pertence a esse grupo? Alguém saberia nos dizer como eles se reproduzem? Essas e outras perguntas podem ser usadas para aguçar a curiosidade em relação aos vídeos que serão exibidos.
Os vídeos sugeridos para desenvolvimento da aula encontram-se linkados no item Recursos Complementares desta aula. São vídeos que oferecem informações significativas sobre processos de reprodução dos anfíbios. Explore com os alunos todas as informações contidas nos vídeos, para isso, assista-os previamente, anotando o que deve ser discutido.
Atividade 2: Após a exibição dos vídeos, distribua o texto informativo contido na introdução da aula: uma abordagem para o professor. Trata-se de um texto de linguagem simples, apropriado a alunos dos anos iniciais, podendo ser feito alguns ajustes de linguagem, se necessário.
Atividade 3: Nessa atividade os alunos vão usar as informações obtidas para montar um painel.
Cada grupo deve receber além do texto uma folha de papel Kraft ou similar, canetas coloridas de ponta grossa para escrever, reprodução de imagens selecionadas pelo professor a partir de consulta na internet, tesoura sem ponta, cola branca.
Divida as informações contidas no texto da introdução em quatro textos menores a partir do subtítulo – reprodução.
· Reprodução
· Por que os anuros cantam?
· Como os anfíbios se reproduzem?
· Como os anfíbios cuidam da sua prole?
Organize a turma em quatro grupos e entregue a cada um dos grupos o seu texto e materiais a serem usados na confecção do cartaz. O grupo deverá fazer um cartaz contendo as informações do texto que recebeu, ilustrando-o com as imagens selecionadas pelo professor.
Obs: Se os alunos tiverem acesso à internet e meios de imprimir as imagens, eles mesmos podem selecionar aquelas que desejam para complementar as informações. Compete a você professor acompanhar o trabalho dos grupos, orientando-lhes e assessorando, de modo que todos participem e se sintam seguros para realizar a atividade proposta. Ao final do trabalho, cada grupo deverá fazer uma apresentação oral para posteriormente ser montado o painel. Cabe ao professor também, coordenar o trabalho de apresentação dos grupos e montagem do painel.
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/bioanfibios.php consultado em 19/05/2010 às 19:59.
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/anfibios.php consultado em 19/05/2010 às 19:59.
Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante prestar atenção a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante o trabalho desenvolvido, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula.
Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.
Considerando que os alunos realizaram uma atividade em grupo, na qual tiveram oportunidade de expor suas ideias, posicionarem frente às questões propostas, sugerimos que ao final os alunos façam uma auto-avaliação do seu desempenho, respondendo às seguintes questões:
1. O que aprendi na aula de hoje?
2. Como foi a minha participação na atividade desenvolvida com os colegas do grupo?
3. O que melhorei e o que ainda posso melhorar nas atividades realizadas em grupo?
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/10/2012
Cinco estrelasotima aula
24/04/2012
Cinco estrelasessa aula foi excelente
14/12/2010
Cinco estrelaseu achei que essa aula me ensinou bastante