Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogando com a Matemática nas aulas de Educação Física - frações -aula 2

 

17/05/2010

Autor e Coautor(es)
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Participar das atividades através dos jogos das frações;

Compreender as representações de frações através dos jogos;

Exemplificar jogos e situações esportivas através das frações.

 

Duração das atividades
50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nesta aula os alunos já devem ter iniciado no processo de ensino onde o tema sejam as FRAÇÕES.

Estratégias e recursos da aula

Caro colega, na matemática no momento em que os alunos começam a dominar o tema sobre frações eles se interessam, pois, compreendem a importância desse assunto para a vida deles.

Nesta aula, na verdade, vamos estimular através dos jogos o raciocício e algumas reflexões acerca do tema e, realizar atividades em que os nossos alunos assimilem a compreensão de que fracão é a representação de um todo, de um ou mais inteiros.

ATIVIDADE I - 10 a 15 minutos - Vamos nos encaminhar para a sala de aula e, propor aos nossos alunos os seguintes desafios:

"Pessoal, hoje fui almoçar com mais três colegas e, estávamos sem dinheiro.Decidimos comer apenas UMA pizza. Para sermos justos na divisão de UMA pizza, quantos pedaços cada um de nós quatro poderíamos comer?"

Desenhe, no quadro ou na lousa uma pizza grande dividida em 4 pedaços para a visualização dos alunos.Medie um debate com os alunos sobre o que é inteiro desta´pizza e, o que é parte desse inteiro e ; o que é a fração desta pizza.Uma parte desta pizza representa quanto em fração?

Os alunos logo identificarão que a pizza está dididida em 4 partes, na verdade a fração será de 1/4.

Dê mais um exemplo: Mostre aos alunos a seguinte figura:

Uma figura geométrica (retângulo) divida em três partes, sendo que duas partes estão pintadas de vermelho. Explique aos seus alunos: "Temos um retângulo inteiro que está dividido em três, porém, dessas três partes, duas estão coloridas em vermelho, portanto, de um inteiro desse retângulo quanto está pintado de vermelho? 2/3

E se falamos na metade, ou seja, 1/2 dê o seguinte exemplo: ao cortar uma maça ao meio eu terei metade de um inteiro, que representado na fração seria: 1/2. Observem a figura:

Fonte: http://macmagazine.uol.com.br/wp-content/uploads/2009/03/10-maca_cortada.jpg  

Muito bem , terminamos a 1ª parte da aula, vamos nos encaminhar para a quadra de esportes para a 2ª parte.

ATIVIDADE II - 20 minutos - QUADRA DE ESPORTES:

Professor, nesta parte da aula os alunos deverão realizar algumas reflexões sobre o tema (frações) em atividades lúdicas, com pequenos e grandes jogos, brincadeiras, etc. Proponho as seguintes atividades que servirão de guia para a execução das tarefas:

Digamos  que a turma tenha um total de trinta alunos. peça-os que caminhem pela quadra e, ao seu sinal sigam as suas instruções. Lembre-os que, as tarefas desenvolvidas nestas atividades serão referentes ao tema da aula de hoje, ou seja FRAÇÕES.

Ao seu sinal, diga: " Pessoal, vamos FRACIONAR a turma"? Neste momento os alunos devem entender que deverão estar concentrados para seguir as sua orientações. Portanto, indico as seguintes situações para interagir com a turma:

A1 - "Dividam-se em três colunas de 10 alunos.Pessoal, três colunas de 10 alunos representam quanto em fração em relação ao todo da turma, que tem 30 alunos"?

A2 - "Pessoal, agora quero que continuem andando pela quadra e , ao meu sinal, reunam: 2/3 da turma de uma lado da quadra e 1/3 do outo lado";

A3 - " Muito bem, agora quero que reunam de cada lado da quadra 1/2 da turma";

A4 - "Pessoal, vamos dividir a turma em 3 grupos de 1/3 novamente. Cada grupo escolha um local da quadra para ficar. Vou distribuir 12 cones pequenos (pode ser garrafas PET) e quero que sigam as minhas orientações:bem, se cada grupo tem 12 cones, quero que organizem duas colunas,sendo uma coluna com 1/2 e a outra, e quanto será? Agora quero que organizem em grupos de 3/4; agora em grupos de 4/4 e 1 inteiro;

A5 - "Muito bem, vamos fazer o seguinte, vamos utilizar as garrafas PET(1 litro) e vou pedir que: um aluno de cada grupo vá encher 1/2 dessa garrafa com água; agora outro aluno vá encher outra garrafa com 1/3 de água; um terceiro aluno vá encher a garrafa com 3/4 de água".

Dica 1 - Caro Professor, essas são sugestões de atividades, estimule os seus alunos complementando com outras tarefas semelhantes as que estão citadas nesta aula.

ATIVIDADE III - 10 minutos - QUADRA DE ESPORTES:

Nesta fase da aula faremos grandes jogos, onde os alunos serão orientados pelo professor nas seguintes atividades:

B 1 - "Moçada, dividam-se em 3 grupos de 10 alunos, cada grupo desse representa que fração do todo da turma?(1/3) . Duas equipes ficarão dentro da quadra e a 3ª equipe aguardará o meu sinal. As duas equipes que estão na quadra jogarão o "pique cola", prestem atenção.  A equipe "A" na qudra pegando a equipe "B", só que quero apenas 1/2 da equipe "A" dentro da quadra;

B 2 - " Agora quero que a equipe "B"" saia e entre a equipe "C" com 3/5 do seu grupo;

B 3 - "Agora quero que a equipe "A" some com a equipe "C" 1/2 + 1/2";

Dica  2 - Professor, essas são as propostas de atividades para esta aula, mas você deve utilizar da sua sensibilidade e criatividade dando sequeência a essas tarefas.

FINALIZANDO A AULA - " Pessoal, muito bem, neste momento quero que os alunos que tenham propostas de brincadeiras com frações venham até aqui e organizem junto comigo alguma brincadeira para a turma".

Esta é uma fase importante da aula, pois irá FINALIZAR todo a dinâmica proposta no dia de hoje. Durante as atividades havendo dúvidas é sempre importante discutí-las com os alunos e propiciar debates e discussões sobre a organização das tarefas.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação desta aula será através de algumas perguntas operacionalizadas, que serão realizadas na parte final da aula. Perguntas como:

A - "Pessoal, afinal o que é fração?"

B- "Ok, então quem pode me dar um exemplo de fração, digamos 1/2 de alguma coisa?"

C - " Muito bem, agora 1/3 e /1/4";

D - " Agora sou eu, se tenho 12 laranjas e quero dar 1/3 delas quantas laranjas seriam?"

E - " Vou comer uma pizza com 1 amigo, qual a representação de fração que indicará uma divisão por igual nesse caso?"

Professor, crie outras perguntas e tire as dúvidas com os alunos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • gleice, Escola Municipal Brasilio de Araujo Filho EF , Paraná - disse:
    kelemribeiro@hotmail.com

    15/08/2012

    Quatro estrelas

    gostei da sua aula e pretende desenvolver em minha turma.


  • cristina rabelo, SEMED , Minas Gerais - disse:
    crisrabelopedrosa@hotmail.com

    22/09/2010

    Quatro estrelas

    a aula é muito prática e tem a participação de toda a turma!


  • Ana, FACIG , Pernambuco - disse:
    neryssima@hotmail.com

    26/07/2010

    Cinco estrelas

    Adorei bem criativo. As crianças em geral absorvem melhor os conteúdos se conseguirem, de certa forma, vivenciarem o conteúdo. Muito bom mesmo. Gostei muito. Parabéns


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.