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Make or do? – quando usar um ou o outro em Língua Inglesa!

 

30/04/2010

Autor e Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão auditiva e leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas o aluno poderá desenvolver a apresentação e prática do uso dos verbos “make” e “do” contextualizada em atividades com textos orais e escritos, incluindo uma música “What can I do”, da banda The Corrs.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

 As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Uso do Laboratório de Informática.   

Motivação

Estando os alunos no Laboratório de Informática para dar início a estas aulas, o professor deverá exibir, no mínimo duas vezes, o vídeo “The Corrs -What Can I Do (Clip)” (Fig. 1) para que os alunos realizem a atividade proposta: completar o refrão da letra da música  “What Can I Do (The Corrs)” com os verbos MAKE ou DO. Para a realização desta, cada um dos alunos receberá uma folha de atividade (Fig. 2), conforme segue abaixo.   

OBSERVAÇÃO: O vídeo pode ser baixado para ser exibido em DVD!   

RECURSO

Vídeo “The Corrs -What Can I Do (Clip)”

http://www.youtube.com/watch?v=6wTHjYcsdQ0&feature=player_embedded

Figura 1 – Imagem do Recurso

Fonte: do autor Acesso em: 15 de abril de 2010.   

RECURSO 

Atividade “Complete o refrão da música com MAKE ou DO”

http://www.slideshare.net/jugense/activity-make-or-do-com-msica-the-corrs-what-can-i-do 

 

Figura 2 – Imagem do Recurso

Fonte: do autor Acesso em: 15 de abril de 2010.   

O professor deverá corrigir a atividade, requisitando que os alunos que se sentirem à vontade digam como completaram a música, colocando as respostas corretas na lousa.   

Ao final deste momento o professor perguntará aos alunos, em aula aberta, se sabem o significado dos verbos DO e MAKE, indicando que ambos significam ‘FAZER’ em Língua Portuguesa. Para complementar tal explicação deverá citar frases da música, como por exemplo: “What can I DO to MAKE you love me?” que signfica “O que posso FAZER para FAZER você me amar? ou  “What can I  DO to MAKE you care?” que se traduz como “O que posso FAZER para FAZER você se importar?”   

O professor deverá apenas ouvir as hipóteses dos alunos, organizando a discussão sobre as mesmas.   

ATIVIDADE 1   

Como continuidade a atividade de Motivação, o professor dividirá os alunos, em duplas ou trios, para que pesquisem sobre o tema “Quando se usa  o verbo DO e quando se usa o verbo MAKE em Língua Inglesa”. Para tanto, sugerimos os seguintes sites (Fig. 3):   

  1. http://www.teclasap.com.br/blog/2007/03/26/fazer-make-ou-do/
  2. http://www.influx.com.br/Post/118/Qual-a-diferenca-entre-do-e-make 
  3. http://www.englishclub.com/vocabulary/cw-do-make.htm 
  4. http://www.englishexperts.com.br/2007/11/20/make-do-como-utilizar-com-audio/ 
  5.  http://www.english-at-home.com/vocabulary/how-to-use-make-and-do-in-english/ 

 

 

Figura 3 – Imagem do Site English at Home

Fonte: do autor Acesso em: 15 de abril de 2010.   

Com base em suas pesquisas, os alunos deverão produzir uma apresentação oral, em Inglês ou Português, explicando e dando exemplos sobre os diferentes usos dos dois verbos propostos. Os alunos poderão criar slides que ilustrem tal apresentação usando, o software Microsoft Power Point (Fig 4).   

RECURSO

Aprenda a fazer slides com o Power Point

http://www.slideshare.net/dimmisue/aprender-a-fazer-slides-com-o-power-point 

 

Figura 4 – Imagem do Recurso  

Fonte: do autor Acesso em: 18 de abril de 2010.   

Durante a realização das pesquisas, o professor deverá supervisionar e orientar as atividades das duplas, que deverão criar uma apresentação em Power Point sobre o tema.

Neste momento o professor deverá orientar e monitorar as pesquisas, para que os alunos, não apenas copiem informações, criando seu próprio texto, o que representará a compreensão dos conceitos. Também é muito importante que citem as fontes, fazendo uma bibliografia para o texto.  

Assim que os alunos terminarem de criar suas apresentações, o professor solicitará que dois ou três grupos que se sintam à vontade apresentem os resultados de sua pesquisa, de forma oral para toda a turma.   

ATIVIDADE 2   

Dando sequência a atividade anterior, para consolidar a compreensão do uso dos verbos MAKE e DO, ainda em duplas ou trios, os alunos irão realizar testes de múltipla escolha relacionados ao uso dos verbos MAKE e DO em frases e expressões em Língua Inglesa. Em tais testes, os alunos devem escolher quais as respostas que consideram mais adequadas. Sugerimos as seguintes (Fig. 5).   

  1. http://a4esl.org/q/h/lb/domake.html 
  2. http://enjoyenglish.free.fr/english/ageless/makedo/makedo1.htm 
  3. http://www.better-english.com/grammar/makedo.htm 

 

Figura 5 – Imagem do Site BetterEnglish

Fonte: do autor Acesso em: 15 de abril de 2010.   

Durante esta etapa, o professor supervisionará e orientará os alunos sobre a realização das atividades e dirimindo dúvidas sobre o uso dos verbos MAKE e DO.   

ATIVIDADE 3   

Neste momento, professor orientará os alunos para que, ainda em grupos e com base nas atividades anteriores, escrevam textos em Inglês usando pelo menos duas expressões com os verbos MAKE e DO. Para tanto, sugerimos que os alunos usem um editor de texto, como, por exemplo, o Microsoft Word. Tais textos poderão ser narrativas ou diálogos.   

Durante essa etapa o professor deverá orientar os alunos e supervisionar o uso da Língua Inglesa, bem como a organização do texto como um todo, gerenciando e monitorando os trabalhos da turma.   

ATIVIDADE 4

Sugerimos que, os textos criados sejam impressos e postados no mural da escola ou incluídas no jornal desta. Outra possibilidade é publicar os textos criados em um blog da turma. O objetivo da criação do blog é incentivar a interação dos alunos com pessoas fora do contexto escolar, para que possam ampliar sua perspectiva acerca do tema, a partir do contraste de opiniões, de pessoas com diferentes idades e experiências de vida, favorecendo a familiarização com as Novas Tecnologias.  

Informações sobre como criar um blog (Fig. 6) podem ser acessadas em:

RECURSO

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198

 Figura 6 – Imagem do Recurso

Fonte: do autor Acesso em: 15 de abril de 2010.   

SUGESTÃO   

Os alunos poderão pesquisar outras músicas em que os verbos MAKE e DO aparecem e apresentá-las para turma, postando-as nos murais da classe, ou publicando no blog da turma.

Recursos Complementares
Avaliação

 O professor deverá avaliar, durante o processo, se o aluno foi capaz de compreender e utilizar o os verbos MAKE e DO de forma adequada, bem como o envolvimento e participação na criação dos textos.

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