Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Xadrez os diferentes movimentos das peças no tabuleiro.

 

30/11/2010

Autor e Coautor(es)
Moacyr Barreto da Silva Junior
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

– Ao final da aula os alunos serão capazes de identificar os diferentes movimentos feitos pelos peões, torres, cavalos, bispos, rainha e rei no tabuleiro.

– Ao final da aula os alunos serão capazes de identificar a necessidade de concentração e atenção nos jogos de xadrez.

– Os alunos serão capazes de trabalhar em conjunto com seus colegas de modo a cultivar aspectos de solidariedade, fundamentais ao desenvolvimento de atividades esportivas e ao fortalecimento dos laços sociais.

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O(A) professor(a) na aula anterior fará uma apresentação inicial que terá a função de nivelar o conhecimento dos (as) alunos (as), sendo assim o conhecimento prévio trabalhado pelo(a)  professor(a) necessário para o desenvolvimento dessa aula será o apresentado na aula anterior.  

Estratégias e recursos da aula

Ao iniciar a aula o(a) professor(a) levará o(a)s aluno(a)s para a quadra e marcará nela  as oito fileiras e oito colunas que delimitam o  tabuleiro de Xadrez, ou seja, 4 quadrados brancos, alternados com 4 quadrados pretos por fileira, importante destacar que existe também alternância nas fileiras e colunas, conforme figura nº 1.   

Dica: Para fazer essa marcação devemos utilizar giz e dependendo da cor do fundo da quadra a diferenciação dos quadrados pode ser feita com listras não sendo necessário o preenchimento total dos quadrados.

 FIGURA 1

Fonte - Tabuleiro de Xadrez 

Para fazer as peças podemos utilizar de folhas A4 com duas cores diferentes e reproduzirmos os desenhos constantes nas linhas 1, 2 e 7, 8 da figura 1. Os desenhos poderão também ser feitos em cartolina, também em duas cores ou ainda poderão ser feitas peças utilizando garrafas pet com diferenciações de tipo em relação às peças e com duas cores diferentes para compor o jogo.

Dica: Serão preparadas as seguintes peças de cada cor: Rei, Rainha, 2 Bispos, 2 Cavalos, 2 Torres, 8 Peões.

Com as peças prontas o(a) professor(a) demonstrará aos alunos a movimentação de cada uma delas que exercem funções diferentes no jogo.

Dica: O(A) professor(a) poderá propor que cada alunos represente uma das peças e seus movimentos no tabuleiro desenhado na quadra.

Movimento das Peças no Xadrez -http://xadrezonline.uol.com.br/tutorial/limitemov.htm  

Rei O Rei pode mover-se uma casa na horizontal, vertical ou diagonal.

O Rei do lado a jogar nunca pode estar em xeque após a realização de uma jogada.

Se não for possível evitar que o Rei esteja em cheque à posição passa a ser de mate e o lado do Rei que está a ser atacado perde.

Dama A Dama pode movimentar-se qualquer número de casas na horizontal, vertical ou qualquer em uma das diagonais.

Torre  A Torre pode movimentar-se qualquer número de casas na horizontal ou vertical.

Bispo O Bispo pode movimentar-se qualquer número de casas em qualquer uma das diagonais.

Cavalo  O Cavalo movimenta-se em forma de L, e é a única peça que pode "saltar" por cima de outras. O movimento do cavalo define-se como: duas casas numa direção e outra na perpendicular.

Peão O peão move-se de formas distintas quer se esteja a mover ou a capturar uma peça. Quando um peão se move avança uma casa na vertical em direção ao lado do adversário. Se ele ocupar a sua casa inicial pode avançar uma ou duas casas. Para capturar o peão move-se uma casa na diagonal.

Atividade Final - O(A) professor(a) promoverá um jogo de xadrez gigante, a quadra será transformada em um grande tabuleiro e cada um dos alunos assumirá o papel de uma das peças e se movimentará de acordo com as regras do Xadrez e seus movimentos serão comandados pelos alunos que estverem fora do tabuleiro. 

Recursos Complementares

Para ilustrar a aula o(a) professor(a) poderá solicitar que os alunos acessem os links abaixo:

http://www.rksoft.com.br/html/regras_xadrez.html  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Leis_do_Xadrez  

http://baquara.com/xadrez/movimentos.htm  

 

Avaliação

Durante a aula o(a) professor(a) solicitará a cada aluno que indique o movimento de determinadas peças no tabuleiro.

Será disputada uma partida de Xadrez Gigante na quadra com os alunos representando as peças e suas movimentações.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.