Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Porque a leitura e a escrita? Onde ela esta presente em nossa vida?

 

16/05/2010

Autor e Coautor(es)
Grazielle Tomaz de Almeida
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ampliar conhecimentos sobre os usos sociais da escrita e sobre o papel da escola nessa aprendizagem.  

Valorizar o uso da escrita no cotidiano, na sociedade.  

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabética.

Estratégias e recursos da aula

Esta aula, além de trabalhar a observação das crianças, terá também um caráter diagnóstico sobre o que a turma compreende como sendo o uso e função social da escrita. Assim, serão orientados e interrogados a pensar e observar e a expressar o que já sabem sobre o que significa ler e escrever.

1 – Roda de conversa  

  A aula será iniciada com uma conversa na qual serão levantados os conhecimentos prévios dos aprendizes a respeito do tema em questão. Inicie uma roda de conversa, que terá como principal objetivo possibilitar que as crianças expressem o que pensam sobre a escrita e a leitura. Oriente a conversa de modo que sejam abordadas questões como:

  a)    Onde encontramos “coisas” escritas? E porque estas são importantes? Para que servem? Se essas coisa não estivessem escritas, como seria?

 b)    Porque e para que saber ler e escrever?

c)    Tudo que é escrito, deve e pode ser lido e compreendido por todos?

 d)     O jeito de escrever é igual e todos os lugares que encontramos escrita?

 e)    Imagem é igual a texto/ escrita? Expliquem.

2 – Pesquisa

Solicite ao grupo como atividade, trazer de casa texto que já conseguem ler sozinhos ou com precisam de pouca ajuda. Destaque que pode ser embalagens/logomarcas, revistinhas em quadrinhos, jogos, capas de Cd´s e DVD´s, e outros mais. Devem trazer registrado também onde encontraram e em que lugares encontramos esta escrita, porque é importante e de que modo está organizada (tópicos, imagens, lista).  

Professor(a), se não sentir-se a vontade para mandar esta atividade como Lição de Casa, separe você mesmo uma série de textos, em que há grande possibilidade do grupo ter “domínio”. Exponha este material e solicite que cada dupla tente escolher, pelo menos dois.

3 – Observação e sistematização   

Entregue então uma ficha, para que façam o registro. Veja a seguir, um exemplo:    

                                         

 O preenchimento do quadro acima deve ficar como tarefa da dupla. Entretanto, é essencial professor(a), que antes seja feito dois ou três exemplos, para efeito de sistematização e para que todos possam compreender bem a proposta.

4- Entrevista   

 A partir destas vivências, convide o grupo a investigar o que as outras pessoas pensam sobre o ato de ler e escrever. Antes de propor a forma de conseguir as respostas a essas questões, pergunte de que modo podem saber o que as outras pessoas pensam?

 É possível que alguma estratégia interessante seja apresentada pelas crianças. De qualquer modo, a indicação é a de que em pequenos grupos eles possam sair para alguns setores da escola para realizar uma pequena entrevista. Pergunte então, o que é preciso, quando vamos fazer uma entrevista. É preciso, que compreendam que precisamos ter perguntas. Tendo em vista a finalidade pretendida, o grupo pode elaborar algumas perguntas que poderão ser utilizadas por todos. Isso facilitará a organização das respostas. Retome então o assunto a ser tratado na entrevista e elaborem coletivamente três ou quatro questões. Com essa atividade estaremos trabalhando o gênero textual entrevista, seus usos e funções sociais.

Perguntas que poderão ser sugeridas e/ ou sistematizadas pelo professor(a):   

a)    Com quantos anos você aprendeu ler e escrever? Este conhecimento é importante em sua vida? Por quê?

b)    Em quais lugares e momentos você mais utiliza a escrita e a leitura em sua vida?

 c)    Que livro você leu e mais gostou? Porque?

Não devemos estruturar tantas questões, pois nosso grupo não fará entrevista com registro e, portanto não é interessante que a informação se “perca”, seja esquecida. Logo que os grupos retornarem organize uma apresentação em roda, de modo que todos possam falar e, sobretudo dizer o que sentiram da experiência e porque desejam aprender ler e escrever.

No caso, de não considerar a entrevista na escola viável, é interessante convidar um ou dois funcionários para conversar com grupo. Penso ser muito instigante convidar entre estes o(a) bibliotecário(a), ou mesmo enviar como lição de casa, para que conversem com pessoas de seu convívio.

 

 

Recursos Complementares

Professor(a) complemente seus estudos, verificando uma entrevista realizada com a pesquisadora Magda Soares, no seguinte endereço eletrônico  http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/entrevista.asp?cod_Entrevista=57 (consulta em 19 de abril de 2010). 

Avaliação

 Após essa aula o grupo deverá apresentar maior clareza da importância da escrita em nossa sociedade, reconhecendo  que muitas ações do nosso cotidiano envolvem escrita e/ou leitura e que a escola é o local privilegiado de aprendizagem desse bem sócio-cultural.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • margaret, INSTITUTO FILIPPO SMALDONE , Ceará - disse:
    profguete@hotmail.com

    11/05/2012

    Cinco estrelas

    A atividade proposta pelo professor foi muito bem elaborada e bastante criativa. Parabens!


  • Valéria, Escola Municipal Professor Francisco Rosa , Rio Grande do Norte - disse:
    valeriakelly_cn@yahoo.com.br

    20/03/2011

    Cinco estrelas

    O plano é maravilhoso. Obrigada pela ajuda.


  • Rita Conceição, Escola Reverendo Rodrigo , Bahia - disse:
    ritareis20@hotmail.com

    10/07/2010

    Cinco estrelas

    Oi Grazielle, tudo bem? Gostei das suas idéias, são pertinentes a nossa clientela, pois precisam perceberem a importância da leitura e escrita. Como pretendo desenvolver um trabalho com este tema com todo a escola, devo utilizar tais estratégias da sua aula.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.