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É POSSÍVEL VIVER SEM LIMITES?

 

28/05/2010

Autor e Coautor(es)
Fátima Rezende Naves Dias
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Gláucia Costa Abdala Diniz, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Experienciar situações que possibilitem a vivência da falta total de limites e as possíveis consequências daí decorrentes.
  2. Perceber o “caos” provocado pela experiência de viver sem limites.
  3. Compreender que a colocação de limites pelo outro é um ato de cuidado e proteção.
  4. Refletir criticamente sobre a expressão “Quando o céu é o limite!”.  
Duração das atividades
Duas ou mais aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Caro professor! Para o desenvolvimento desta aula, consideramos importante trabalhar o conceito de “limite” com os alunos. De acordo com o Dicionário Aurélio, Limite é “linha de demarcação, raia, divisa, fronteira, ponto que não se deve ou não se pode ultrapassar (...)”. Também entendemos que limite significa aprender a respeitar a si mesmo e ao outro, aprender a conviver com as regras sociais, aprender a viver em grupo, aprender os valores morais e éticos de uma cultura, aprender a lidar com a frustração, aprender a exercitar a liberdade e a criatividade com responsabilidade, aprender as lições de cidadania! A aprendizagem do limite é um processo contínuo e necessário ao desenvolvimento psicossocial saudável de todas as pessoas.  

Estratégias e recursos da aula

1ª atividade: O professor iniciará o trabalho do dia, propondo aos alunos um momento de sensibilização do tema. Para isto, deverá convidá-los a assistir ao vídeo sobre uma reportagem da Rede Globo (24 de novembro de 2009) que retrata cenas de vandalismo nas escolas públicas do país, acessando o sítio http://www.youtube.com/watch?v=KbwnjKpIq-Y   

Após o vídeo, abrirá espaço para que os alunos expressem os seus sentimentos, as suas percepções e os seus pensamentos sobre o que acabaram de assistir.

2ª atividade: Em seguida, o professor solicitará aos alunos que formem grupos para uma atividade de dramatização. A tarefa do grupo será a de criar e representar uma situação imaginária qualquer relacionada à falta total de limites, ocorrida em um dos contextos sociais: espaço da escola (biblioteca, cantina, laboratórios, anfiteatro, sala de aula e outros), da família, da rua (situação no trânsito), do clube, do shopping, da fila do cinema, da feira livre e outros. Os grupos terão um tempo, a ser combinado previamente com o professor, para preparar as apresentações: escolha da situação a ser dramatizada e definição dos papéis de cada aluno do grupo: narrador, atores, sonoplastas dentre outros. Nesse momento do trabalho, espera-se do professor um papel ativo, de mediador das idéias dos alunos.

Na sequência, cada grupo fará a dramatização da cena para os colegas e o professor. Terminadas as apresentações pelos grupos, será formada uma grande roda de conversa para os alunos falarem sobre a experiência vivida.

Após ouvir os alunos, o professor poderá trazer algumas questões para ampliar a conversa e possibilitar uma reflexão crítica sobre o tema “limite”: Para vocês, como seria viver numa sociedade sem limites? Quais as possíveis consequências decorrentes da falta de limites? Como as pessoas se relacionariam? Como seria viver em uma sociedade em que o que vale é a lei do mais forte? Seria possível viver com liberdade total? Para que servem os limites? Conseguem identificar situações em que a colocação de limites pelo outro representou uma forma de amor, cuidado e proteção na vida de vocês?   

As idéias do grupo referentes a “limites” deverão ser organizadas pelos alunos com a colaboração do professor, para possibilitar a produção de um texto síntese que deverá ser escrito na lousa pelo professor e registrado no caderno pelos alunos.

3ª atividade: Neste momento da aula o professor deverá trabalhar com os alunos outra concepção de “Limite” ampliando, assim, a reflexão sobre o tema. Esta concepção está relacionada ao movimento que fazemos pela vida para transpor limites (Professor, no desenvolvimento humano, observa-se o esforço de cada pessoa para superar as próprias limitações, para transpor os obstáculos, as barreiras e os limites. Este aspecto relacionado ao limite revela, paradoxalmente, uma nova acepção do termo... e é bom que os alunos aprendam os vários significados das palavras e seus usos sociais historicamente construídos. Dessa forma, poderão exercitar a flexibilidade do pensamento!).

Para possibilitar o debate sobre esse outro sentido da palavra, o professor deverá perguntar aos alunos o que entendem acerca da expressão “Quando o céu é o limite!”. Caberá ao professor mediar as opiniões dos alunos, complementando com idéias relacionadas à superação de limites, transposição de obstáculos, conquista de algo que parecia impossível e outras, para possibilitar a reflexão crítica acerca do tema.

Como culminância da atividade, o professor deverá apresentar um vídeo-depoimento que mostra as ações de superação de limites de um jovem que teve a mão esquerda destruída por fogos de artifício, acessando o sítio http://www.youtube.com/watch?v=Zf3wzBvpTBw&feature=related   

Recursos Complementares

Professor, como recurso complementar para esta aula, sugerimos a leitura do texto “Sem Limites” disponível no sítio http://www.cmisp.com.br/textos-pais/Limites/Sem%20Limites.pdf e também a leitura do texto de Armando Correa de Siqueira Neto, “Educação sem Limites”, disponível no sítio http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=895      

Indicamos ainda um vídeo Minidocumentário “Crianças sem Limites”, disponível no sítio http://www.youtube.com/watch?v=Eylq4INh9q4 

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica.   

Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos momentos da aula propostos pelo professor.   

Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento, participação e criatividade dos alunos nas atividades propostas. O professor deverá verificar se os alunos conseguiram: perceber, no momento da dramatização, o “caos” provocado pela experiência de viver sem limites; compreender que o limite colocado pelo outro é um ato de cuidado e proteção; refletir criticamente sobre a expressão “Quando o céu é o limite!”, ampliando a compreensão sobre o tema.

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