Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


“Rodas de conversa - explorando a afetividade”

 

07/05/2010

Autor e Coautor(es)
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cassia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Promover e privilegiar o diálogo entre professora/ criança, criança/criança;
  • Desenvolver a comunicação oral e ampliar o universo discursivo das crianças;
  • Estimular as crianças a desenvolverem a oralidade como também a escuta - ativa;
  • Construir capacidades de compreender e fazer-se compreender por todos os mediadores que a cercam.
Duração das atividades
Uma aula de uma hora e meia
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento: Formando a roda (30 minutos).   

  • Desenhe com giz branco um círculo no chão;
  • Distribua no centro da sala de aula fichas com imagens de animais e peça às crianças que uma a uma se dirijam ao centro e escolham seu animal preferido;
  • Cante a música: “Sítio do seu lobato” e solicite às crianças que quando o animalzinho que elas estiverem segurando for citado na canção, elas deverão sentar rapidamente no círculo proposto;   

SÍTIO DO SEU LOBATO – Domínio Popular   

SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO IA, IA, Ô! E NO SEU SÍTIO TINHA UM CACHORRO, IA, IA, Ô! ERA AU, AU, AU PRA CÁ ERA AU, AU, AU PRA LÁ ERA AU, AU, AU, PRA TODO LADO, IA, IA, Ô! SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO IA, IA, Ô! E NO SEU SÍTIO TINHA UMA GALINHA, IA, IA, Ô! ERA COCORICÓ PRA CÁ ERA COCORICÓ PRA LÁ ERA COCORICÓ PRA TODO LADO, IA, IA, Ô! SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO IA, IA, Ô! E NO SEU SÍTIO TINHA UMAVACA, IA, IA, Ô! ERA MU, MU, MU PRA CÁ ERA MU, MU, MU PRA LÁ ERA MU, MU, MU PRA TODO LADO, IA, IA, Ô! SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO IA, IA, Ô! E NO SEU SÍTIO TINHA UM PATO, IA, IA, Ô! ERA QUÁ, QUÁ, QUÁ PRA CÁ ERA QUÁ, QUÁ, QUÁ PRA LÁ ERA QUÁ, QUÁ, QUÁ PRA TODO LADO, IA, IA, Ô! IA, IA, Ô IA, IA,Ô

Observação: À medida que os outros animais forem solicitados, basta criar o som correspondente para estes animais.   

2º Momento: Despertando a atenção (30 minutos).   

  • Inicie o momento de roda fazendo um pequeno relaxamento: convide as crianças a remarem por um rio de novidades. Neste rio elas conhecerão mais sobre cada um dos seus coleguinhas, e descobrirão muitas coisas legais, interessantes e divertidas sobre a escola. Solicite que elas inspirem (fazendo o movimento de remar com as duas mãos para frente) e expirem (soltando as mãozinhas bem devagar, fazendo o movimento de remar para trás);   
  • Distribua no centro da rodinha fichas com a imagem do animalzinho que a criança interpretou no primeiro momento da aula. As fichas deverão estar viradas de "cabeça para baixo"; 
  • Inicie a brincadeira intitulada: “Quem procura acha”: misture bem as fichas e peça às crianças (uma a uma) que encontrem a ficha de seu amigo favorito (neste momento elas deverão se lembrar qual foi o animalzinho que este amigo interpretou no início da rodinha, no momento da canção), caso virem uma ficha que não seja a que estão procurando, deverão colocá-la de volta e misturá-la novamente com as demais. Oriente às crianças que nesta brincadeira não é permitido repetir o amigo, é permitido escolher apenas um. Depois que as crianças estiverem com suas fichas em mãos, convide-as a entregar a ficha ao amigo escolhido e em troca este amigo deverá dar um abraço de agradecimento;   

3º Momento: Explorando a Roda de Conversa (30 minutos).   

  • Coloque uma seta giratória no centro da roda e inicie uma brincadeira de perguntas e respostas, quando a ponta da seta parar e apontar para uma criança da roda, esta deverá retirar a ficha de seu nome e responder uma das questões: “Porque você escolheu este animal?” “O que mais lhe chamou à atenção neste animal”? “Qual foi o refrão da música que cantamos para seu animalzinho? Você pode cantar novamente?”. 
  • É de suma importância, criar um combinado no momento da rodinha: “QUANDO UM AMIGO FALA, EU ESCUTO, E QUANDO EU FALO MEUS AMIGOS ESCUTAM!”. Sempre que necessário, relembre este combinado com as crianças e solicite paciência para aguardarem seu momento.
  • Pode-se criar algumas estratégias para conseguir a atenção de todos no momento da roda: vibrar e agradecer sempre que alguma criança termina sua fala, deixar às crianças se expressarem livremente, chamar à atenção daqueles que se dispersam, convidando-o a opinar sobre o que o amigo acabara de falar;  
Recursos Complementares

Não há a utilização de recursos complementares.

Avaliação

     As rodas de conversa ampliam o universo discursivo das crianças e propiciam o desenvolvimento da comunicação oral. Neste momento, é importante avaliar o envolvimento, participação e atenção das crianças. É preciso perceber os alunos retraídos, desinteressados e desatenciosos, pois é fundamental criar e recriar estratégias específicas a cada grupo, para que, paulatinamente, haja o diálogo entre todo o grupo.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.