10/05/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Desenvolver nos alunos as habilidades de uso da escrita
Utilizar recursos linguísticos e discursivos que deem ao texto as características propostas inicialmente
Escrever com início, meio e fim
Leitura do livro “Simbad, o Marujo”.
História lida em capítulos.
Recomendo: "Simbá, o marujo" Coleção: Reencontro Infantil, Ilustrador: Mariângela Haddad, Adaptação: Edson Rocha Braga, Editora: Scipione.
1° momento
Com a turma dividida em 5 grupos, recapitular as aventuras de Simbad, primeiro oralmente e em seguida, por meio de desenhos. Cada grupo deve ficar responsável por uma parte das aventuras vividas por Simbad. Montar um mural com os desenhos.
2° momento
Colocar as seguintes perguntas em pauta:
As aventuras vividas por Simbad poderiam ser reais?
O que tornam estas aventuras fantásticas?
Enumerar com eles situações, objetos e seres fantásticos presentes nas aventuras de Simbad.
Escrever no quadro ou no blocão a fala dos seus alunos.
Propor que montem uma nova aventura onde o Simbad seja o personagem principal e onde as aventuras, seres e objetos sejam fantásticos e/ou absurdos. Antes da escrita da história, rever com as turmas alguns pontos importantes que serão avaliados ao final da escrita.
Título de acordo com a história.
Após a escrita das histórias, as mesmas deverão ser recolhidas e lidas. Num outro dia, devolver as histórias com as correções e comentários pertinentes.
Pedir que passem a limpo, ilustrem e montem o resto do mural com um título bem criativo.
Esta aula faz parte do grupo de aulas cujo tema é: “As mil e uma noites”
Aula 1- Interpretando texto – Quem foi Sherazade?
Aula 2 – Simbad, o Marujo – Substantivo próprio e comum
Aula 3 – Simbad, o Marujo – Adjetivo e locução adjetiva
Aula 4 – Simbad, o Marujo – Verbos – presente, passado (pretérito) e futuro
Aula 5 - Simbad, o Marujo – A linguagem do cinema
Aula 6 – Simbad, o Marujo – Produção de texto fantástico
1- Participação das crianças na discussão inicial,
2- Leitura das histórias com a observação dos seguintes itens combinados anteriormente: ·
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!