Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Simbad, o Marujo – Produção de texto fantástico

 

10/05/2010

Autor e Coautor(es)
Graça Regina Franco da Silva Reis
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver nos alunos as habilidades de uso da escrita

Utilizar recursos linguísticos e discursivos que deem ao texto as características propostas inicialmente

Escrever com início, meio e fim

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Leitura  do livro “Simbad, o Marujo”.

História lida em capítulos.

 Recomendo: "Simbá, o marujo" Coleção: Reencontro Infantil, Ilustrador: Mariângela Haddad, Adaptação: Edson Rocha Braga, Editora: Scipione.

Estratégias e recursos da aula

1° momento

Com a turma dividida em 5 grupos, recapitular as aventuras de Simbad, primeiro oralmente e em seguida,  por meio de desenhos. Cada grupo deve ficar responsável por uma parte das aventuras vividas por Simbad. Montar um mural com os desenhos.

2° momento

Colocar as seguintes perguntas em pauta:

As aventuras vividas por Simbad poderiam ser reais?

O que tornam estas aventuras fantásticas?

Enumerar com eles situações, objetos e seres fantásticos presentes nas aventuras de Simbad.

 Escrever no quadro ou no blocão a fala dos seus alunos.

Propor que montem uma nova aventura onde o Simbad seja o personagem principal e onde as aventuras, seres e objetos sejam fantásticos e/ou absurdos. Antes da escrita da história, rever com as turmas alguns pontos importantes que serão avaliados ao final da escrita.

  • Início de frases com letras maiúsculas;
  • Parágrafos contendo idéias completas;
  • Escrita ortográfica correta;
  • História com início, meio e fim;

Título de acordo com a história.

 Após a escrita das histórias, as mesmas deverão ser recolhidas e lidas. Num outro dia, devolver as histórias com as correções e comentários pertinentes.

Pedir que passem a limpo, ilustrem e montem o resto do mural com um título bem criativo.

Recursos Complementares

Esta aula faz parte do grupo de aulas cujo tema é: “As mil e uma noites”

Aula 1- Interpretando texto – Quem foi Sherazade?   

Aula 2 – Simbad, o Marujo – Substantivo próprio e comum  

Aula 3 – Simbad, o Marujo – Adjetivo e locução adjetiva  

Aula 4 – Simbad, o Marujo – Verbos – presente, passado (pretérito) e futuro   

Aula 5  - Simbad, o Marujo – A linguagem do cinema   

Aula 6 – Simbad, o Marujo – Produção de texto fantástico

Avaliação

1-      Participação das crianças na discussão inicial,

2-      Leitura das histórias com a observação dos seguintes itens combinados anteriormente: ·       

  •   Início de frases com letras maiúsculas; ·        
  •  Parágrafos contendo idéias completas; ·         
  • Escrita ortográfica correta; ·         
  • Histórias com início, meio e fim; ·         
  • Título de acordo com a história.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.