11/05/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:
·Domine a regra ortográfica referente ao uso das letras O e U e das letras E e I em final de palavras.
Os alunos devem ter se apropriado do sistema alfabético. Esse aprendizado ocorre quando as crianças são capazes de reconhecer que, em nosso sistema de escrita, cada letra (grafema) representa um som (fonema).
Caro professor, muitos de nós já observamos em sala de aula que, quando os alunos adquirem a “consciência fonêmica” e passam a compreender que para cada fonema (som) existe uma correspondência com um grafema/letra, é comum que escrevam as palavras da forma como pronunciam. É preciso, então, que sejam desenvolvidas intervenções sistemáticas para que as crianças possam superar essa hipótese e aprender que nem sempre a relação entre um fonema e um grafema equivale a uma correspondência única (cada letra com seu som, cada som com uma letra). Existem também relações intermediadas por regras, que devem ser compreendidas pelos alunos (ortografia). Uma vez compreendidas as regras, a criança poderá se valer dela para escrever qualquer outra palavra que corresponda a essa regra.
Nas atividades aqui propostas, focalizamos a regra referente uso das letras O e U e das letras E e I em finais de palavras.
Atividade 1: Classificação de palavras
Objetivo: Perceber a regra que orienta os diferentes sons que letra E pode ter em final de palavras.
Distribua à turma uma lista com as seguintes palavras:
COME CAFÉ ZEZÉ BEBÊ TAPETE
VERDE LOTE TOMATE CAFUNÉ PRESENTE |
Peça às crianças que leiam as palavras e descubram uma forma de classificá-las em dois grupos. As palavras pertencentes a cada um dos grupos deverão ser coloridas com cores diferentes. Você pode perguntar: “O que todas as palavras têm em comum?” “Em que essas palavras se diferenciam?” Caso seja necessário, chame atenção para o aspecto que você deseja enfocar: apesar de todas as palavras terminarem com a letra E, há palavras que são pronunciadas com o som de /i/.
Ao final, peça às crianças que levantem hipóteses em relação à pergunta: “Por que há palavras que são pronunciadas com o som de /i/ e escritas com a letra E?” Para ajudar na análise, solicite que separem as palavras em sílabas e circulem a mais forte. Os alunos deverão perceber que o som de /i/ fraco (átono) em fim de palavras é representado orograficamente pela letra E.
Em seguida, peça aos alunos que elejam uma palavra de cada grupo (CAFÉ e TMOATE, por exemplo) e escrevam outras palavras que terminem da mesma forma.
Atividade 2: Completando e classificando as palavras (o caso das letras E e I):
Objetivo: Perceber quando se usa a letra I ou a letra E em final de palavras
TRIST__ PEIX___ PENT___
ALEGR___ ABACAX__ SAC___ |
Divida a turma em duplas e peça aos alunos que discutem qual letra devem usar para completar as palavras: E ou I.
Após completarem a tabela, pergunte às crianças: “Por quê ABACAXI pronuncia-se com o som /i/ e é escrita com a letra I e o mesmo não acontece com a palavra PEIXE, pronunciada com o som /i/e escrita com a letra E?
Após o debate, peça aos alunos que separem as palavras em sílabas e circule a mais forte. Incentive-os a perceberem qual a diferença entre as palavras terminadas com a letra E e com a letra I.
Faça o registro coletivo da conclusão a que a turma chegou e fixe-o na sala. Os alunos deverão perceber que, em final de palavras, o som / i/ átono (fraco) é representado com a letra E e o som /i/ tônico (forte) é representando com a letra I.
Ao final, solicite aos alunos que classifiquem essas palavras em uma tabela de acordo com a regra construída e procurem em jornais e revistas palavras que correspondam a cada uma das colunas.
Atividade 3: Localizando palavras
Objetivo: Reconhecer que o som /u/ átono (fraco) em finais de palavras é representado pela letra O.
Peça aos alunos que localizem, em parlendas já trabalhadas e conhecidas, palavras que são pronunciadas com o som /u/ e escritas com a letra O.
A parlenda abaixo, por exemplo, pode servir a esse trabalho:
"Hoje é sábado
Pé de quiabo
Amanhã é domingo
Pé de cachimbo
O cachimbo é de ouro
Bate no touro
O touro é valente
Chifra a gente
A gente é fraco
Cai no buraco
O buraco é fundo
Acabou-se o mundo."
Caso seja a primeira vez que os estudantes estejam realizando esse trabalho, recomendamos a realização coletiva dessa atividade. Na parlenda aqui apresentada, por exemplo, primeiramente, a turma pode identificar em cada verso a palavra que termina com a letra O, mas é pronunciada com o som /u/. Proponha aos alunos que separem oralmente as palavras em sílabas, marquem aquela que for mais forte e percebam se a sílaba final é átona (som fraco) ou tônica (som forte). Conversem sobre a regra observada: sempre que a sílaba for átona (com som fraco), a letra O é pronunciada com o som /u/.
Atividade 4: Completando e classificando as palavras (o caso das letras O e U)
Objetivo: Perceber quando se usa a letra O ou a letra U em final de palavras
Caro professor, a atividade a seguir apresenta as mesmas orientações da atividade 2. Porém, agora, os alunos deverão refletir sobre as palavras terminadas com a letra O ou com a letra U.
Divida a turma em duplas e peça às crianças que discutem qual letra devem usar para completar as palavras: O ou U.
BAMB____ AMIG____ CAJ___
MAT____ PAT___ URUB___ |
Após completarem a tabela, pergunte aos alunos “Por quê BAMBU pronuncia-se com o som /u/ e também escreve-se com a letra U e o mesmo não acontece com a palavra AMIGO, pronunciada com o som /u/ e escrita com a letra O?
Após o debate, peça à turma que separe as palavras em sílabas e circule a mais forte. Incentive-os a perceberem qual a diferença entre as palavras terminadas com a letra O e com a letra U.
Faça o registro coletivo da conclusão a que a turma chegou e fixe-o na sala. Os alunos deverão perceber que, em final de palavras, o som / u/ átono (fraco) é representado com a letra O e o som /u/ tônico (forte) é representando com a letra U.
Ao final, solicite aos alunos que classifiquem essas palavras em uma tabela de acordo com a regra construída e procurem em jornais e revistas palavras que correspondam a cada uma das colunas.
Atividade 5: Elaboração de uma atividade de ortografia
Objetivo: Identificar quando se usa a letra O e a letra U em finais de palavras.Identificar quando se usa a letra I e a letra E em finais de palavras.
Proponha aos alunos que procurem em livros de histórias que já conhecem palavras terminadas com a letra O ou com a letra U e as escrevam em uma folha sem colocar a última letra. Depois de fazerem uma lista de palavras seguindo esse critério, peça para que troquem de folha com o colega e façam a atividade construída por ele. Em seguida, as crianças deverão devolver a atividade ao colega que a elaborou para a correção. Ao final, você pode discutir com a turma sobre algumas palavras, pedindo sempre que os alunos justifiquem os motivos que os levaram a optar por uma ou por outra letra.
Em outro momento, peça que façam a mesma atividade com palavras terminadas com a letra I e E.
Caro professor, sugerimos dois livros que podem ajudar na discussão sobre o aprendizado de regras ortográficas:
MORAIS, Arthur Gomes. Ortografia: Ensinar e Aprender. São Paulo: Ática, 2000.
LEMOS, Miriam. Guia teórico do alfabetizador. 17. Ed. São Paulo. Ática, 2007
Ao final das atividades, esperamos que os alunos reconheçam que as letras E e O podem ter sons de /i/ e /u/ em finais de palavras. Além disso, deverão compreender quando devem usar as letras O/U e as letras E/I ao final das palavras.
Quatro estrelas 11 classificações
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09/04/2015
Cinco estrelaseu gostei muito da aula só que eu não achei o que eu queria que era as regras do E e I no final das palavras
21/11/2014
Cinco estrelasExcelente e muito bem esclarecido! Parabéns!
06/06/2014
Cinco estrelasGostei muito desse artigo. Gostaria de saber se essas regras ainda estão válidas.
09/03/2014
Cinco estrelasExcelente!!!
04/08/2013
Cinco estrelasExcelente
26/04/2013
Cinco estrelasgostei muito de mais
03/02/2013
Quatro estrelasgostei muito desta atividade. Certamente ajudará no meu trabalho e de muitos outros professores. Parabéns!
23/07/2012
Quatro estrelasMe ajudou bastante! Valeu!!!
06/07/2012
Cinco estrelasAchei otima!! Me resolveu uma grande pergunta
20/05/2012
Cinco estrelasGostei bastante dessa explicação.valeu
20/07/2011
Cinco estrelasO assunto está claro e bem elaborado.Consegui tirar algumas duvidas que estavam atrapalhado o andamento das minhas tarefas.