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O caso das letras O e U e das letras E e I

 

11/05/2010

Autor e Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:

·Domine a regra ortográfica referente ao uso das letras O e U e das letras E e I em final de palavras.

Duração das atividades
As atividades terão duração de 05 a 06 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem ter se apropriado do sistema alfabético. Esse aprendizado ocorre quando as crianças são capazes de reconhecer que, em nosso sistema de escrita, cada letra (grafema) representa um som (fonema).

Estratégias e recursos da aula

Caro professor, muitos de nós já observamos em sala de aula que, quando os alunos adquirem a “consciência fonêmica” e passam a compreender que para cada fonema (som) existe uma correspondência  com um grafema/letra, é comum que escrevam as palavras da forma como pronunciam. É preciso, então, que sejam desenvolvidas intervenções sistemáticas para que as crianças possam superar essa hipótese e aprender que nem sempre a relação entre um fonema e um grafema equivale a uma correspondência única (cada letra com seu som, cada som com uma letra).  Existem também relações intermediadas por regras, que devem ser compreendidas pelos alunos (ortografia). Uma vez compreendidas as regras, a criança poderá se valer dela para escrever qualquer outra palavra que corresponda a essa regra.

 Nas atividades aqui propostas, focalizamos a regra referente uso das letras O e U e das letras E e I em finais de palavras.

Atividade 1: Classificação de palavras 

Objetivo: Perceber a regra que orienta os diferentes sons que letra E pode ter em final de palavras.       

Distribua à turma uma lista com as seguintes palavras:

 

COME           CAFÉ                      ZEZÉ                BEBÊ                   TAPETE         

 VERDE                  LOTE              TOMATE          CAFUNÉ             PRESENTE 

Peça às crianças que  leiam as palavras e descubram uma forma de classificá-las em dois grupos. As palavras pertencentes a cada um dos grupos deverão ser coloridas com cores diferentes. Você pode perguntar: “O que todas as palavras têm em comum?” “Em que essas palavras se diferenciam?” Caso seja necessário, chame atenção para o aspecto que você deseja enfocar: apesar de todas as palavras terminarem com a letra E, há palavras que são pronunciadas com o som de /i/.

Ao final, peça às crianças que levantem hipóteses em relação à pergunta: “Por que há palavras que são pronunciadas com o som de /i/ e escritas com a letra E?”     Para ajudar na análise, solicite que separem as palavras em sílabas e circulem a mais forte. Os alunos deverão perceber que o som de /i/ fraco (átono) em fim de palavras é representado orograficamente pela letra E.

Em seguida, peça aos alunos que elejam uma palavra de cada grupo (CAFÉ e TMOATE, por exemplo) e escrevam outras palavras que terminem da mesma forma.

 

Atividade 2: Completando e classificando as palavras (o caso das letras E e I): 

Objetivo: Perceber quando se usa a letra I ou a letra E em final de palavras

TRIST__                   PEIX___                         PENT___          

ALEGR___               ABACAX__                    SAC___

 

Divida a turma em duplas e peça aos alunos que discutem qual letra devem usar para completar as palavras: E ou I.

Após completarem a tabela, pergunte às crianças: “Por quê ABACAXI pronuncia-se com o som /i/ e é escrita com a letra I e o mesmo não acontece com a palavra PEIXE, pronunciada com o som /i/e escrita com a letra E?

Após o debate, peça aos alunos que separem as palavras em sílabas e circule a mais forte. Incentive-os a perceberem qual a diferença entre as palavras terminadas com a letra E e com a letra I.

 Faça o registro coletivo da conclusão a que a turma chegou e fixe-o na sala. Os alunos deverão perceber que, em final de palavras, o som / i/ átono (fraco) é representado com a letra E e o som /i/ tônico (forte) é representando com a letra I.

 Ao final, solicite aos alunos que classifiquem essas palavras em uma tabela de acordo com a regra construída e procurem em jornais e revistas palavras que correspondam a cada uma das colunas.

 

Atividade 3: Localizando palavras

Objetivo: Reconhecer que o som /u/ átono (fraco) em finais de palavras é representado pela letra O.

Peça aos alunos que localizem, em parlendas já trabalhadas e conhecidas, palavras que são pronunciadas com o som /u/ e escritas com a letra O.

 A parlenda abaixo, por exemplo, pode servir a esse trabalho:

"Hoje é sábado  

Pé de quiabo 

 Amanhã é domingo  

Pé de cachimbo  

O cachimbo é de ouro 

 Bate no touro 

 O touro é valente 

 Chifra a gente 

 A gente é fraco

  Cai no buraco 

 O buraco é fundo 

 Acabou-se o mundo."

Caso seja a primeira vez que os estudantes estejam realizando esse trabalho, recomendamos a realização coletiva dessa atividade. Na parlenda aqui apresentada, por exemplo, primeiramente, a turma pode identificar em cada verso a palavra que termina com a letra O, mas é pronunciada com o som /u/. Proponha aos alunos que separem oralmente as palavras em sílabas, marquem aquela que for mais forte e percebam se a sílaba final é átona (som fraco) ou tônica (som forte). Conversem sobre a regra observada: sempre que a sílaba for átona (com som fraco), a letra O é pronunciada com o som /u/.

Atividade 4:  Completando e classificando as palavras (o caso das letras O e U)

 Objetivo: Perceber quando se usa a letra O ou a letra U em final de palavras

Caro professor, a atividade a seguir apresenta as mesmas orientações da atividade 2. Porém, agora, os alunos deverão refletir sobre as palavras terminadas com a letra O ou com a letra U.  

Divida a turma em duplas e peça às crianças que discutem qual letra devem usar para completar as palavras: O ou U.

 

BAMB____                AMIG____                    CAJ___              

MAT____                  PAT___                          URUB___

Após completarem a tabela, pergunte aos alunos “Por quê BAMBU pronuncia-se com o som /u/ e também escreve-se com a letra U e o mesmo não acontece com a palavra AMIGO, pronunciada com o som /u/ e escrita com a letra O?

Após o debate, peça à turma que separe as palavras em sílabas e circule a mais forte. Incentive-os a perceberem qual a diferença entre as palavras terminadas com a letra O e com a letra U.

Faça o registro coletivo da conclusão a que a turma chegou e fixe-o na sala. Os alunos deverão perceber que, em final de palavras, o som / u/ átono (fraco) é representado com a letra O e o som /u/ tônico (forte) é representando com a letra U.

Ao final, solicite aos alunos que classifiquem essas palavras em uma tabela de acordo com a regra construída e procurem em jornais e revistas palavras que correspondam a cada uma das colunas.

 

Atividade 5: Elaboração de uma atividade de ortografia

Objetivo: Identificar quando se usa a letra O e a letra U em finais de palavras.Identificar quando se usa a letra I e a letra E em finais de palavras.

Proponha aos alunos que procurem em livros de histórias que já conhecem palavras terminadas com a letra O ou com a letra U e as escrevam em uma folha sem colocar a última letra. Depois de fazerem uma lista de palavras seguindo esse critério, peça para que troquem de folha com o colega e façam a atividade construída por ele. Em seguida, as crianças deverão devolver a atividade ao colega que a elaborou para a correção. Ao final, você pode discutir com a turma sobre algumas palavras, pedindo sempre que os alunos justifiquem os motivos que os levaram a optar por uma ou por outra letra.

Em outro momento, peça que façam a mesma atividade com palavras terminadas com a letra I e E.

Recursos Complementares

Caro professor, sugerimos dois livros que podem ajudar na discussão sobre o aprendizado de regras ortográficas:

 MORAIS, Arthur Gomes. Ortografia: Ensinar e Aprender. São Paulo: Ática, 2000.

LEMOS, Miriam. Guia teórico do alfabetizador. 17. Ed. São Paulo. Ática, 2007

Avaliação

Ao final das atividades, esperamos que os alunos reconheçam que as letras E e O podem ter sons de /i/ e /u/ em finais de palavras. Além disso, deverão compreender quando devem usar as letras O/U e as letras E/I ao final das palavras.

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