16/05/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Conhecer e aprender a produzir cartazes considerando as características desse gênero textual.
Compreensão da escrita alfabética.
Os grupos deverão ser formados de modo a possibilitar uma produção coletiva que favoreça, aos alunos menos experientes com a escrita, uma elaboração de qualidade.
As atividades propostas nesta aula têm como objetivo o uso e organização de cartazes informativos.
MATERIAL: cartazes com temáticas variadas.
DICA: cartazes informativos sobre Dengue, Gripe H1N1, divulgação de teatro, entre outros.
1 – Roda de conversa
Em uma roda de conversa exponha os cartazes de modo que o grupo possa observar. Convide-os a observar e em seguida falar sobre as principais conclusões.
Questões para mediar à conversa a respeito dos usos e funções desse gênero textual:
a) Onde encontramos este tipo de texto?
b) Para que usamos cartazes?
c) Que tipo de informações, podemos registrar em cartazes?
d) Quais são as coisas mais importantes de um cartaz?
Questões para desenvolver as características gráficas desse gênero:
a) Qual o tipo de letra apresentado nos cartazes? Explore também a cor (cores) tamanho das letras.
b) Quais são as informações que estão em destaque? Por que estão assim?
c) Há muita ou pouca informação nos cartazes? Por que vocês acham que é assim?
d) Qual a relação do texto com as imagens apresentadas?
Se julgar adequado e de acordo com as possibilidades da sua escola, peça que circulem na escola observando onde há cartazes, que temas abordam, como são etc.
Você professor(a) poderá também pedir como tarefa de casa que as crianças observem onde há cartazes em sua cidade. Essa atenção a esse gênero textual facilitará na elaboração da escrita em sala.
2- Sistematização Em duplas, as crianças deverão observar os cartazes expostos e registrar os aspectos comuns e as possíveis diferenças existentes. O registro deverá ser feito em uma tabela. Com esta atividade, esperamos que as crianças aprendam a observar e elaborar cartazes de acordo com as características desse gênero textual.
I - ATIVIDADE
Você seu colega, tem como desafio anotar na tabela abaixo, o que os cartazes têm em comum e as diferenças:
Agora, forme pequenos grupos. Cada grupo deve ter em mãos, um ou dois cartazes para observar e registrar questões do roteiro a seguir:
II - ROTEIRO DE ATIVIDADE
a) Qual o título do seu cartaz?
____________________________________________________________________
b) Qual é o tema, assunto do seu cartaz?
____________________________________________________________________
c) Quais são as principais informações?
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
d) Além das palavras/texto o que chamou a sua atenção no cartaz?
_____________________________________________________________________
___________________________________________________________________
e) Trabalhe com seu grupo, na folha em branco, construindo outro cartaz com o mesmo tema. Seja bem criativo(a)!
* Professor(a), sugiro que esta produção seja exposta no mural da sala ou, dependendo do tema, em espaços mais coletivos da escola.
III - REGISTRO COLETIVO
Os grupos devem apresentar as observações aprendidas nas atividades anteriores. Registre no quadro/lousa as observações mais importantes, para que todos possam anotar no caderno.
3 – ELABORANDO CARTAZES COM A TURMA
Apresente um tema ou discuta idéias, possibilidades com a turma, para que a partir deste possam construir cartazes para sala ou mesmo para outros espaços da escola.
Como tema, GENTILEZA. Com esta abordagem, a turma deve construir cartazes sobre: manter a sala organizada, cuidar dos materiais da turma, apagar a luz ao sair da sala, economizar água, aguarda a vez de falar, jogar lixo na lixeira, entrou outros.
Outras possibilidades: divulgação de festas da escola, prevenção para doenças, divulgação de atividades da cidade ou bairro etc.
Ofereça a turma materiais variados para a preparação, como Kraft, cartolina, canetão, tesoura, cola, revista etc. Antes da montagem final, é essencial que sejam registrados os textos, para que uma revisão textual e ortográfica, possa ser feita. É essencial retomar com o grupo a importância do tamanho da letra, a disposição e a quantidade de informações.
Uma possível variação desta proposta é a de se produzir um cartaz periodicamente (um por mês), de acordo com as necessidades da temática do momento. Assim, os aspectos trabalhados vão se consolidando ao longo do ano letivo. Desta maneira o professor poderá retomar, sempre que necessário, os aspectos que ainda necessitam de sistematização e aprofundamento.
Conheça o blog de uma escola que desenvolveu um projeto GENTILEZA - http://projetogentilezanaescola.blogspot.com/ (consulta em 19 de abril de 2010).
A criança deverá ter compreendido em que situações é mais adequado produzir cartazes (e não outro gênero), e quais aspectos devem ser considerados na escrita desse gênero textual.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!