Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Women in Power (usando verbos seguidos de gerúndio ou infinitivo SEM mudança de significado)

 

18/06/2010

Autor y Coautor(es)
Danilo Duarte Costa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno vai discutir sobre o poder exercido pelas mulheres e desenvolver habilidades escritas e orais usando vocabulário sobre o assunto, refletindo sobre a quebra do estereótipo da mulher enquanto ser submisso. Além disso, a respeito do componente gramatical da aula, os alunos vão aprender sobre os verbos que podem ser seguidos do gerúndio, ou do infinitivo, sem mudança de sentido.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Simple Present Tense (formas afirmativa, negativa e interrogativa, uso de Do/Does)
  • Simple Past Tense (formas afirmativa, negativa e interrogativa, uso de Did)
  • Modal Verb: Can
  • Occupations/ Professions
Estratégias e recursos da aula

Para as aulas que se seguem, imprima e entregue a seus alunos a folha de atividades disponível em: https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/women-in-power  

 

AULA 1

MOTIVAÇÃO:

Leve para a sala jornais e revistas e peça aos alunos que procurem fotos de mulheres no poder ou em posição de comando. Dê alguns minutos para que eles possam achá-las. Na sequência, pergunte se eles viram uma maior quantidade fotos de mulheres ou de homens em posição de poder (provavemente homens). Questione o por que disso. Pergunte, também, se os homens estão mais bem preparados que a mulheres para asumirrem cargos de chefia e/ou poder. Faça uma breve discussão acerca do assunto envolvendo toda a sala.

Em seguida, entregue a Worksheet 1 a atividade A. Peça a diferentes alunos que leiam as frases sugeridas e discuta com a turma se concordam ou discordam com elas. As frases desta atividade se referem a idéias estereotipadas que devem ser trabalhadas com cautela. Ainda que você não concorde, aceite as diferentes opiniões de seus alunos, porém sempre os alertando para os perigos trazidos pelo preconceito/estereótipos.

Após terminada a atividade A, pergunte: Can women practice boxing?

Promova uma breve discussão a respeito da pergunta.

Então, exiba um pequeno vídeo intitulado "I am a boxer", diponível em: http://www.youtube.com/watch?v=jqfYl8n2Hs0 que mostra mulheres boxeadoras de todo o mundo (re)afirmado suas condições enquanto atletas. O vídeo foi criado para a campanha das atletas, que desejavam participar dos Jogos Olímpicos de 2012. 

Ao final da exibição do vídeo, pergunte o que acham de mulheres que praticam boxe. Pergunte às meninas se elas se interessam pelo esporte ou por algum tipo de luta/ arte marcial, como Karatê ou judô. Pergunte, também, o que acham de meninas que praticam a capoeira.

Em seguida, peça que os alunos façam a atividade B em duplas. Idealmente, os alunos deveriam circular todas as profissões listadas, já que homens e mulheres têm capacidades para exercer quaisquer funções, independente da área de atuação. Porém, é possível que alguns de seus aprendizes não concordem com esta afirmação. Tente trabalhar com eles os motivos pelos quais eles acham que mulheres não podem exercer determinas funções. Abra a discussão para toda a turma.

Em seguida, leia com eles os balões de fala das quatro senhoras representadas na gravura. Peça que eles identifiquem o verbo das frases (like). Comente sobre as duas diferentes estruturas que o seguem: gerúndio (-ing) ou infinitivo (to + verb). Explique que o verbo like pode ser seguido dos dois tipos de estruturas sintáticas, sem que haja mudança de sentido. Chame atenção, também, para as os tempos verbais em que se encontram o verbo (presente e passado).

Questione seus alunos se todas as 3 senhoras tipicamente representam mulheres comuns e por que. A resposta é, provavelmente, não. Lembre-os de que num passado não muito distante, as mulheres não eram bem vistas ao realizarem tarefas/atividades tipicamente masculinas, como consertar carros ou surfar, por exemplo. Provavelmente, a senhora que gostava de escrever poemas vai ser apontada por seus alunos como a mais "comum". Pergunte a eles se, ainda hoje em dia, a situação continua da mesma forma, ou seja, se as mulheres têm espaço para realizarem atividades vistas, anteriormente, como tipicamente masculinas.

Dando sequência, peça a seus alunos que façam a atividade C em duplas. Ao corrigir a atividade, peça a diferentes alunos que leiam as frases com a resposta correta.

 

AULA 2

Escreva no quadro: Women are bad drivers.

Promova uma breve discussão a respeito deste tópico. Pergunte o que pensam e por que pensam daquela forma.

Em seguida, exiba o comercial da fabricante de carros Mazda, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=J8ANegTEqW4 .  Ao assistir o vídeo, comente sobre a frase irônica do trabalhador: "hahaha, she´s never gonna get in there". Pergunte aos alunos o que acharam do vídeo e comente sobre as reações que tiveram. 

Dando sequência à aula, pergunte: Who is a very poweful woman in Brazil? 

Pergunte por que eles acham que as mulheres que escolheram são poderosas. Pergunte o que fazem, onde vivem, etc. Encoraje seus alunos a darem respostas em inglês.

Em seguida, diga a seus alunos que vão ler um texto sobre uma mulher alemã chamada Ângela Merkel. Em 2009, ela foi eleita pela revista Forbes como a mulher mais influente do mundo. Peça aos alunos que façam a atividade A. Lembre-os que não precisam entender cada palavra do texto, mas, sim, obterem uma idéia geral do assunto. Tire quaisquer dúvidas referentes ao vocabulário.

Depois, peça que façam a atividade B em duplas. (Respostas, 1-b; 2-a; 3-c). Ao final da correção da atividade, peça aos alunos que identifiquem os verbos das frases nas perguntas 2 e 3 (start e begin). Pergunte, então que tipo de construção verbal segue aqueles verbos (gerúndio -ing). Comente que, também depois destes verbos, podemos usar o gerúndio ou o infinitivo, sem mudança de significado. Leia com eles o balão de fala que segue e peça que façam a atividade C, em duplas. Caso julgue necessário, você pode guiar os diálogos, escolhendo alunos aleatoriamente para perguntarem e responderem as questões propostas. Nesse caso, peça a três ou quatro alunos diferentes que perguntem/respondam às questões. Se a produção oral se tornar difícil, escreva no quadro um modelo de reposta para auxiliar seus alunos.

 

AULA 3

Nesta aula vamos fazer uma atividade com a música Independent Woman do trio americano Destiny's Child. A música foi tema do filme Charlie's Angels (As Panteras) e se encontra no álbum Survivor, gravado em 2001 pela gravadora Columbia

O grupo foi desfeito em 2005 e seus membros seguiram carreira solo. Das três cantoras do trio,  Beyoncé foi a que mais recebeu destaque após a separação.

Toque a música ou mostre o video clipe da banda, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=P9NgtAYaLxc   

Após tocar a canção, faça com os alunos a atividade B (Respostas, 1-b; 2-c; 3-a; 4-a).

Toque novamente a música e incentive seus alunos a cantarem junto. Pode ser difícil acompanhar toda a letra, já que a velocidade da música é rápida. Porém, vocês podem treinar juntos a cantar o refrão.

Recursos Complementares

Dicionário Inglês-Inglês com pronúncia: Merriam Webster (http://www.merriam-webster.com/

Dicionário Inglês Português: Michaelis (http://michaelis.uol.com.br/moderno/ingles/index.php

Para aprender a baixar vídeos do you tube, acesse: http://www.portalcab.com/faq/como-baixar-videos-streaming-da-internet.php 

Avaliação

Os alunos devem entender que há alguns verbos da Língua Inglesa que aceitam as formas do gerúndio, ou infinitivo, sem que haja mudança no verbo que o complementa. Assim, fique atento às questões que exigem a produção oral dos alunos e, também, à atividade C, da aula 1. É, ainda,  importante que os aprendizes saibam distinguir entre as formas sintáticas do gerúndio e do infinitivo.

Proponha, também, a seguinte atividade:

Os alunos devem procurar em jornais e revistas ilustrações de mulheres em posição de poder. Em seguida, devem colar as gravuras em folhas de papel ofício e escrever um perfil (imaginário) para cada uma delas, usando os verbos like, love, hate e start, seguidos das formas infinitiva (to + verb) e do gerúndio (verb+ing).

Exemplo:

Dilma Rousseff likes reading books. She also likes to watch TV.

She hates eating fish and she also hates to drink beer ... 

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.