18/06/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
O aluno vai discutir sobre o poder exercido pelas mulheres e desenvolver habilidades escritas e orais usando vocabulário sobre o assunto, refletindo sobre a quebra do estereótipo da mulher enquanto ser submisso. Além disso, a respeito do componente gramatical da aula, os alunos vão aprender sobre os verbos que podem ser seguidos do gerúndio, ou do infinitivo, sem mudança de sentido.
Para as aulas que se seguem, imprima e entregue a seus alunos a folha de atividades disponível em: https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/women-in-power
AULA 1
MOTIVAÇÃO:
Leve para a sala jornais e revistas e peça aos alunos que procurem fotos de mulheres no poder ou em posição de comando. Dê alguns minutos para que eles possam achá-las. Na sequência, pergunte se eles viram uma maior quantidade fotos de mulheres ou de homens em posição de poder (provavemente homens). Questione o por que disso. Pergunte, também, se os homens estão mais bem preparados que a mulheres para asumirrem cargos de chefia e/ou poder. Faça uma breve discussão acerca do assunto envolvendo toda a sala.
Em seguida, entregue a Worksheet 1 a atividade A. Peça a diferentes alunos que leiam as frases sugeridas e discuta com a turma se concordam ou discordam com elas. As frases desta atividade se referem a idéias estereotipadas que devem ser trabalhadas com cautela. Ainda que você não concorde, aceite as diferentes opiniões de seus alunos, porém sempre os alertando para os perigos trazidos pelo preconceito/estereótipos.
Após terminada a atividade A, pergunte: Can women practice boxing?
Promova uma breve discussão a respeito da pergunta.
Então, exiba um pequeno vídeo intitulado "I am a boxer", diponível em: http://www.youtube.com/watch?v=jqfYl8n2Hs0 que mostra mulheres boxeadoras de todo o mundo (re)afirmado suas condições enquanto atletas. O vídeo foi criado para a campanha das atletas, que desejavam participar dos Jogos Olímpicos de 2012.
Ao final da exibição do vídeo, pergunte o que acham de mulheres que praticam boxe. Pergunte às meninas se elas se interessam pelo esporte ou por algum tipo de luta/ arte marcial, como Karatê ou judô. Pergunte, também, o que acham de meninas que praticam a capoeira.
Em seguida, peça que os alunos façam a atividade B em duplas. Idealmente, os alunos deveriam circular todas as profissões listadas, já que homens e mulheres têm capacidades para exercer quaisquer funções, independente da área de atuação. Porém, é possível que alguns de seus aprendizes não concordem com esta afirmação. Tente trabalhar com eles os motivos pelos quais eles acham que mulheres não podem exercer determinas funções. Abra a discussão para toda a turma.
Em seguida, leia com eles os balões de fala das quatro senhoras representadas na gravura. Peça que eles identifiquem o verbo das frases (like). Comente sobre as duas diferentes estruturas que o seguem: gerúndio (-ing) ou infinitivo (to + verb). Explique que o verbo like pode ser seguido dos dois tipos de estruturas sintáticas, sem que haja mudança de sentido. Chame atenção, também, para as os tempos verbais em que se encontram o verbo (presente e passado).
Questione seus alunos se todas as 3 senhoras tipicamente representam mulheres comuns e por que. A resposta é, provavelmente, não. Lembre-os de que num passado não muito distante, as mulheres não eram bem vistas ao realizarem tarefas/atividades tipicamente masculinas, como consertar carros ou surfar, por exemplo. Provavelmente, a senhora que gostava de escrever poemas vai ser apontada por seus alunos como a mais "comum". Pergunte a eles se, ainda hoje em dia, a situação continua da mesma forma, ou seja, se as mulheres têm espaço para realizarem atividades vistas, anteriormente, como tipicamente masculinas.
Dando sequência, peça a seus alunos que façam a atividade C em duplas. Ao corrigir a atividade, peça a diferentes alunos que leiam as frases com a resposta correta.
AULA 2
Escreva no quadro: Women are bad drivers.
Promova uma breve discussão a respeito deste tópico. Pergunte o que pensam e por que pensam daquela forma.
Em seguida, exiba o comercial da fabricante de carros Mazda, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=J8ANegTEqW4 . Ao assistir o vídeo, comente sobre a frase irônica do trabalhador: "hahaha, she´s never gonna get in there". Pergunte aos alunos o que acharam do vídeo e comente sobre as reações que tiveram.
Dando sequência à aula, pergunte: Who is a very poweful woman in Brazil?
Pergunte por que eles acham que as mulheres que escolheram são poderosas. Pergunte o que fazem, onde vivem, etc. Encoraje seus alunos a darem respostas em inglês.
Em seguida, diga a seus alunos que vão ler um texto sobre uma mulher alemã chamada Ângela Merkel. Em 2009, ela foi eleita pela revista Forbes como a mulher mais influente do mundo. Peça aos alunos que façam a atividade A. Lembre-os que não precisam entender cada palavra do texto, mas, sim, obterem uma idéia geral do assunto. Tire quaisquer dúvidas referentes ao vocabulário.
Depois, peça que façam a atividade B em duplas. (Respostas, 1-b; 2-a; 3-c). Ao final da correção da atividade, peça aos alunos que identifiquem os verbos das frases nas perguntas 2 e 3 (start e begin). Pergunte, então que tipo de construção verbal segue aqueles verbos (gerúndio -ing). Comente que, também depois destes verbos, podemos usar o gerúndio ou o infinitivo, sem mudança de significado. Leia com eles o balão de fala que segue e peça que façam a atividade C, em duplas. Caso julgue necessário, você pode guiar os diálogos, escolhendo alunos aleatoriamente para perguntarem e responderem as questões propostas. Nesse caso, peça a três ou quatro alunos diferentes que perguntem/respondam às questões. Se a produção oral se tornar difícil, escreva no quadro um modelo de reposta para auxiliar seus alunos.
AULA 3
Nesta aula vamos fazer uma atividade com a música Independent Woman do trio americano Destiny's Child. A música foi tema do filme Charlie's Angels (As Panteras) e se encontra no álbum Survivor, gravado em 2001 pela gravadora Columbia.
O grupo foi desfeito em 2005 e seus membros seguiram carreira solo. Das três cantoras do trio, Beyoncé foi a que mais recebeu destaque após a separação.
Toque a música ou mostre o video clipe da banda, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=P9NgtAYaLxc
Após tocar a canção, faça com os alunos a atividade B (Respostas, 1-b; 2-c; 3-a; 4-a).
Toque novamente a música e incentive seus alunos a cantarem junto. Pode ser difícil acompanhar toda a letra, já que a velocidade da música é rápida. Porém, vocês podem treinar juntos a cantar o refrão.
Dicionário Inglês-Inglês com pronúncia: Merriam Webster (http://www.merriam-webster.com/)
Dicionário Inglês Português: Michaelis (http://michaelis.uol.com.br/moderno/ingles/index.php)
Para aprender a baixar vídeos do you tube, acesse: http://www.portalcab.com/faq/como-baixar-videos-streaming-da-internet.php
Os alunos devem entender que há alguns verbos da Língua Inglesa que aceitam as formas do gerúndio, ou infinitivo, sem que haja mudança no verbo que o complementa. Assim, fique atento às questões que exigem a produção oral dos alunos e, também, à atividade C, da aula 1. É, ainda, importante que os aprendizes saibam distinguir entre as formas sintáticas do gerúndio e do infinitivo.
Proponha, também, a seguinte atividade:
Os alunos devem procurar em jornais e revistas ilustrações de mulheres em posição de poder. Em seguida, devem colar as gravuras em folhas de papel ofício e escrever um perfil (imaginário) para cada uma delas, usando os verbos like, love, hate e start, seguidos das formas infinitiva (to + verb) e do gerúndio (verb+ing).
Exemplo:
Dilma Rousseff likes reading books. She also likes to watch TV.
She hates eating fish and she also hates to drink beer ...
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!