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A temperatura do banho-maria

 

18/05/2010

Autor e Coautor(es)
MARCELO CESAR RIBEIRO
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Calor, ambiente e usos de energia
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o surgimento e a utilização do banho-maria em diversos tipos de situações e diferentes localidades;
  • Conhecer a idealização do primeiro termômetro que veio muito depois do banho-maria;
  • Compreender o conceito do calor, que é usado para aquecer lenta e uniformemente qualquer substância líquida ou sólida num recipiente.
Duração das atividades
1 Aula de 50 Minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

    Velocidade das Reações:

        – Cinética Química

Estratégias e recursos da aula

Momento 01 -

Professor neste momento inicial procure saber o que os alunos já sabem sobre o assunto,  algumas questões já podem ser realizadas neste momento. Para alimentar a discussão assista o vídeo cook tv - técnica banho-maria abaixo, no contexto da culinária. Mas qual seria a relação do banho-maria com a química?

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=ro7uhx3npOo acessado 19/04/2010 

                           1) O que se sabe sobre o banho-maria?

                           2) Qual a utilização na prática?

                           3) Quais os tipos de ambientes mais utilizados neste processo?

                           4) Que  conceito de calor é encontrado neste processo culinário?

Esse momento pode ser registrado num quadro-negro, e serve também como subsídio para os encaminhamentos das aulas.

Após a prática social inicial realize uma problematização trabalhando a seguinte questão com os alunos:

No processo de banho-maria, as substâncias nunca serão submetidas a uma temperatura superior a 1000C. O que poderia explicar este tipo de movimentação das partículas durante o processo? Poderia ser considerado apenas o conceito de calor como o seu fator determinante?

Professor, para contextualizar a aula, sugerimos a leitura do seguinte texto:

Explicando

           Segundo a lenda antiga, a expressão banho-maria faz referência a uma alquimista judia chamada Maria - que muitos identificam como Miriam, irmã de Moisés, o líder hebreu que viveu entre os séculos XIII e XIV a.C. Era tida como grande perita em vários dos mais antigos tratados de alquimia, a ela costuma-se atribuir a invenção desse processo - que baseava-se basicamente em aquecer ou cozinhar lentamente, da maneira mais suave e delicada, qualquer substância mergulhando o recipiente que a contém em água fervente.

           Usa-se, portanto, para alimentos que, sob calor excessivo, perdem facilmente sua textura e seu sabor. Segundo a Enciclopédia Gastronômica Larousse, que é um respeitadíssimo material na arte culinária, a expressão - mais conhecida no mundo todo em sua forma francesa: bain-marie - pode conter também uma alusão à Virgem Maria, símbolo de doçura, já que o termo evoca "o mais doce dos cozimentos".

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Banho-maria  acessado 19/04/2010

Recurso do Portal

Após a leitura do texto sugerimos que no laboratório de informática seja acessado o seguinte experimento abaixo. O experimento demonstra de uma forma prática, todas as fases da água e suas respectivas temperaturas. Logo após ver o experimento prático, demonstre a seus alunos no quadro-negro os seguintes pontos:

Mudança de fase 

- Todas as fases d'água, com seus respectivos nomes oficiais.

- As transformações que o calor pode causar na água.

- A temperatura máxima que água pode atingir.

Como complemento o professor poderá projetar as imagens abaixo:

Imagem

a) banho-maria caseiro

Fonte: http://panelinha.ig.com.br/site_novo/_upload/blog/13_M.JPG acessado 19/04/2010 

b) Aquecedor banho-maria de 2 andares - industrial

Fonte: http://www.fritomaq.com.br/produtos/%7B109CE1D6-8B10-4C2E-BC7C-4FF06058380D%7D_Aquecedor%20Banho%20Maria%2002.jpg acessado 19/04/2010 

 

       Professor as imagens apresentadas acima, tem por objetivo identificar os tipos de banho-maria que você pode adquirir no mercado. É importante deixar bem claro aos alunos, que existem vários tipos de banho-maria. Aquele que é o mais rotineiramente utilizado em casa, podendo ser encontrado  até no porte das grandes industriais.

 

                    Banho-maria é na verdade um método comum, e muito utilizado tanto na cozinha como em laboratórios químicos e na indústria (farmacêutica, cosmética, conservas, etc.) usado para aquecer lenta e uniformemente qualquer substância líquida ou sólida num recipiente, submergindo-o noutro, onde existe água a ferver ou quase. Neste procedimento, as substâncias nunca são submetidas a uma temperatura superior a 100º C, já que a partir dessa temperatura, todo o calor transferido para a água é convertido em energia cinética nas moléculas da água, formando-se vapor de água.

                     É interessante notar que os conceitos de calor só foram introduzidos no século XVI, e mesmo o primeiro termômetro foi idealizado muito tempo depois. Os antigos conheciam o "calor" como uma forma de energia divina, vinda do fogo, que era também considerado sagrado, e tinham apenas noções de suas implicações e utilizações.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Banho-maria acessado 19/04/2010

Laboratório de Química    

Separe a sala de aula em quatro grupos iguais, e demonstre o processo do banho-maria com cada um dos seus respectivos grupos formados. Pegue duas substâncias congeladas, já previamente escolhida pela equipe, para que possa ser aquecida em banho-maria. Faça a medição da temperatura da água com um Termômetro de laboratório, e anote quanto tempo levou para descongelar a substância previamente escolhida pela equipe. No final de tudo, faça um relatório de todo o procedimento feito, incluindo os detalhes durante o processo, e entregue ao seu professor. A participação de toda a equipe é fundamental para o sucesso do experimento.

Encontre na Palavra Cruzada as respostas das perguntas que estão colocadas logo abaixo: É indispensável a participação de todos.     

                    a) É a passagem de uma substância do estado sólido para o estado líquido, isto é, quando o gelo derrete.      

                    b) Têm forma própria e volume bem definido, ou seja, o gelo tem a forma e volume do recipiente que você colocou para fazê-lo.

                    c) É a passagem do estado líquido para o estado sólido. É a transformação inversa da fusão, isto é, quando o gelo se forma.

                    d) É a passagem do estado gasoso para o estado líquido. É a transformação inversa da vaporização, ou quando se formam aquelas gotinhas na tampa da chaleira.  

                    e) É a passagem de uma substância do estado líquido para o estado gasoso, que é quando a água ferve.     

                    f) não têm forma própria (assumem a forma do recipiente que os contêm, isso pode ser observado pegando uma mesma quantidade de água e trocando de recipientes de formas

diferentes), mas tem volume bem definido (já que não adicionamos mais água para trocar de recipiente).

    

Sugerimos ao(a) professor(a) para que crie o Blog referente  ao uso do banho-maria, para que possa alimentar a discussão, e que efetivamente haja a contribuição e a participação de todos. Pode ser criado apenas um blog para toda a turma, sendo que todos os alunos deverão participar efetivamente da sua elaboração. Poderão ser inseridos materiais diversos, tais como: textos, imagens, vídeos, links referente ao tema.

Sugerimos o seguinte site para a criação do blog: https://www.blogger.com/start  

A animação abaixo demonstra de uma forma simples, o que acontece quando o estado de uma substância é alterado, fazendo referência especificamente a mudança de estado da água quando aquecida em banho-maria, ou superior a mesma. Logo após o término desta animação você terá alguns testes a serem feitos, que já faz parte da própria animação, para você testar o que você aprendeu em sua aula. É indispensável a resolução dos testes, e a participação de todos. Não será atribuído valores na resolução dos testes, apenas para seu próprio enriquecimento pessoal. Entre no link abaixo que foi extraído do Portal dia a dia Educação do Estado do Paraná (www.diaadiaeducacao.pr.gov,br).  

                Link: http://www.skoool.pt/content/los/chemistry/water_change_state/launch.html acessado 19/04/2010 

SARDELLA, Antonio; Curso Completo de Química. São Paulo: Editora Ática, 2º Edição 1999

LEMBO; Química Reali dade e Contexto. São Paulo: Editora Ática, 1º Edicação / 6º Impressão 2004

Atkins, P.; Jones, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Editora Bookman, 2 001.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Mudança de fase Animação/simulação
Recursos Complementares

Culinária Masculina

Fonte: http://www.culinariamasculina.com.br/sugestao-do-leitor/o-que-eh-e-como-fazer-o-banho-maria acessado 19/04/2010 

Banho-maria aromoterapia

Fonte: http://www.banhomaria.com/ acessado 19/04/2010 

UFRGS

Fonte: http://www.ufrgs.br/alimentus/pao/experimentos/exp3.htm acessado 19/04/2010 

Guia didático do professor

Fonte: http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/audio/temas/embalagens/embalagens_2/guiaDidatico.pdf acessado 19/04/2010 

Avaliação

Professor para avaliação deverá ser considerado os seguintes critérios:      

- Participação nas discussões durante a aula;

- Argumentação durante os debates;

- Participação efetiva na escrita do blog;

- Colaboração durante a aula prática no laboratório;

- Utilizou corretamente o usa da linguagem escrita verbal/gramatical;

- Nível de aprendizagem dos conceitos apresentados durante a aula e sua aplicação no cotidiano. 

  

              

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