18/05/2010
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Calor, ambiente e usos de energia |
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
Velocidade das Reações:
– Cinética Química
Momento 01 -
Professor neste momento inicial procure saber o que os alunos já sabem sobre o assunto, algumas questões já podem ser realizadas neste momento. Para alimentar a discussão assista o vídeo cook tv - técnica banho-maria abaixo, no contexto da culinária. Mas qual seria a relação do banho-maria com a química?
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=ro7uhx3npOo acessado 19/04/2010
1) O que se sabe sobre o banho-maria?
2) Qual a utilização na prática?
3) Quais os tipos de ambientes mais utilizados neste processo?
4) Que conceito de calor é encontrado neste processo culinário?
Esse momento pode ser registrado num quadro-negro, e serve também como subsídio para os encaminhamentos das aulas.
Após a prática social inicial realize uma problematização trabalhando a seguinte questão com os alunos:
No processo de banho-maria, as substâncias nunca serão submetidas a uma temperatura superior a 1000C. O que poderia explicar este tipo de movimentação das partículas durante o processo? Poderia ser considerado apenas o conceito de calor como o seu fator determinante?
Professor, para contextualizar a aula, sugerimos a leitura do seguinte texto:
Segundo a lenda antiga, a expressão banho-maria faz referência a uma alquimista judia chamada Maria - que muitos identificam como Miriam, irmã de Moisés, o líder hebreu que viveu entre os séculos XIII e XIV a.C. Era tida como grande perita em vários dos mais antigos tratados de alquimia, a ela costuma-se atribuir a invenção desse processo - que baseava-se basicamente em aquecer ou cozinhar lentamente, da maneira mais suave e delicada, qualquer substância mergulhando o recipiente que a contém em água fervente.
Usa-se, portanto, para alimentos que, sob calor excessivo, perdem facilmente sua textura e seu sabor. Segundo a Enciclopédia Gastronômica Larousse, que é um respeitadíssimo material na arte culinária, a expressão - mais conhecida no mundo todo em sua forma francesa: bain-marie - pode conter também uma alusão à Virgem Maria, símbolo de doçura, já que o termo evoca "o mais doce dos cozimentos".
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Banho-maria acessado 19/04/2010
Recurso do Portal
Após a leitura do texto sugerimos que no laboratório de informática seja acessado o seguinte experimento abaixo. O experimento demonstra de uma forma prática, todas as fases da água e suas respectivas temperaturas. Logo após ver o experimento prático, demonstre a seus alunos no quadro-negro os seguintes pontos:
- Todas as fases d'água, com seus respectivos nomes oficiais.
- As transformações que o calor pode causar na água.
- A temperatura máxima que água pode atingir.
Como complemento o professor poderá projetar as imagens abaixo:
a) banho-maria caseiro
Fonte: http://panelinha.ig.com.br/site_novo/_upload/blog/13_M.JPG acessado 19/04/2010
b) Aquecedor banho-maria de 2 andares - industrial
Fonte: http://www.fritomaq.com.br/produtos/%7B109CE1D6-8B10-4C2E-BC7C-4FF06058380D%7D_Aquecedor%20Banho%20Maria%2002.jpg acessado 19/04/2010
Professor as imagens apresentadas acima, tem por objetivo identificar os tipos de banho-maria que você pode adquirir no mercado. É importante deixar bem claro aos alunos, que existem vários tipos de banho-maria. Aquele que é o mais rotineiramente utilizado em casa, podendo ser encontrado até no porte das grandes industriais.
Banho-maria é na verdade um método comum, e muito utilizado tanto na cozinha como em laboratórios químicos e na indústria (farmacêutica, cosmética, conservas, etc.) usado para aquecer lenta e uniformemente qualquer substância líquida ou sólida num recipiente, submergindo-o noutro, onde existe água a ferver ou quase. Neste procedimento, as substâncias nunca são submetidas a uma temperatura superior a 100º C, já que a partir dessa temperatura, todo o calor transferido para a água é convertido em energia cinética nas moléculas da água, formando-se vapor de água.
É interessante notar que os conceitos de calor só foram introduzidos no século XVI, e mesmo o primeiro termômetro foi idealizado muito tempo depois. Os antigos conheciam o "calor" como uma forma de energia divina, vinda do fogo, que era também considerado sagrado, e tinham apenas noções de suas implicações e utilizações.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Banho-maria acessado 19/04/2010
Separe a sala de aula em quatro grupos iguais, e demonstre o processo do banho-maria com cada um dos seus respectivos grupos formados. Pegue duas substâncias congeladas, já previamente escolhida pela equipe, para que possa ser aquecida em banho-maria. Faça a medição da temperatura da água com um Termômetro de laboratório, e anote quanto tempo levou para descongelar a substância previamente escolhida pela equipe. No final de tudo, faça um relatório de todo o procedimento feito, incluindo os detalhes durante o processo, e entregue ao seu professor. A participação de toda a equipe é fundamental para o sucesso do experimento.
Encontre na Palavra Cruzada as respostas das perguntas que estão colocadas logo abaixo: É indispensável a participação de todos.
a) É a passagem de uma substância do estado sólido para o estado líquido, isto é, quando o gelo derrete.
b) Têm forma própria e volume bem definido, ou seja, o gelo tem a forma e volume do recipiente que você colocou para fazê-lo.
c) É a passagem do estado líquido para o estado sólido. É a transformação inversa da fusão, isto é, quando o gelo se forma.
d) É a passagem do estado gasoso para o estado líquido. É a transformação inversa da vaporização, ou quando se formam aquelas gotinhas na tampa da chaleira.
e) É a passagem de uma substância do estado líquido para o estado gasoso, que é quando a água ferve.
f) não têm forma própria (assumem a forma do recipiente que os contêm, isso pode ser observado pegando uma mesma quantidade de água e trocando de recipientes de formas
diferentes), mas tem volume bem definido (já que não adicionamos mais água para trocar de recipiente).
Sugerimos ao(a) professor(a) para que crie o Blog referente ao uso do banho-maria, para que possa alimentar a discussão, e que efetivamente haja a contribuição e a participação de todos. Pode ser criado apenas um blog para toda a turma, sendo que todos os alunos deverão participar efetivamente da sua elaboração. Poderão ser inseridos materiais diversos, tais como: textos, imagens, vídeos, links referente ao tema.
Sugerimos o seguinte site para a criação do blog: https://www.blogger.com/start
A animação abaixo demonstra de uma forma simples, o que acontece quando o estado de uma substância é alterado, fazendo referência especificamente a mudança de estado da água quando aquecida em banho-maria, ou superior a mesma. Logo após o término desta animação você terá alguns testes a serem feitos, que já faz parte da própria animação, para você testar o que você aprendeu em sua aula. É indispensável a resolução dos testes, e a participação de todos. Não será atribuído valores na resolução dos testes, apenas para seu próprio enriquecimento pessoal. Entre no link abaixo que foi extraído do Portal dia a dia Educação do Estado do Paraná (www.diaadiaeducacao.pr.gov,br).
Link: http://www.skoool.pt/content/los/chemistry/water_change_state/launch.html acessado 19/04/2010
SARDELLA, Antonio; Curso Completo de Química. São Paulo: Editora Ática, 2º Edição 1999
LEMBO; Química Reali dade e Contexto. São Paulo: Editora Ática, 1º Edicação / 6º Impressão 2004
Atkins, P.; Jones, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Editora Bookman, 2 001.
Nome | Tipo |
---|---|
Mudança de fase | Animação/simulação |
Culinária Masculina
Fonte: http://www.culinariamasculina.com.br/sugestao-do-leitor/o-que-eh-e-como-fazer-o-banho-maria acessado 19/04/2010
Banho-maria aromoterapia
Fonte: http://www.banhomaria.com/ acessado 19/04/2010
UFRGS
Fonte: http://www.ufrgs.br/alimentus/pao/experimentos/exp3.htm acessado 19/04/2010
Guia didático do professor
Fonte: http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/audio/temas/embalagens/embalagens_2/guiaDidatico.pdf acessado 19/04/2010
Professor para avaliação deverá ser considerado os seguintes critérios:
- Participação nas discussões durante a aula;
- Argumentação durante os debates;
- Participação efetiva na escrita do blog;
- Colaboração durante a aula prática no laboratório;
- Utilizou corretamente o usa da linguagem escrita verbal/gramatical;
- Nível de aprendizagem dos conceitos apresentados durante a aula e sua aplicação no cotidiano.
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