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Língua formal e língua informal

 

27/05/2010

Autor e Coautor(es)
Elisabeth de Souza Figueiredo Cunha
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer, em diferentes gêneros textuais, marcas típicas da oralidade;

- Identificar níveis de registro (formal e informal);

- Aplicar os conhecimentos relativos à variação linguística na produção de textos.

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidades básicas de leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Individual ou em grupo de 4 alunos

Professor, peça aos seus alunos que observem a conversa das pessoas nos seguintes espaços: em casa, em uma novela da TV, em um programa de rádio, o professor na sala de aula, ou ainda no programa Almanaque Educação, exibido aos sábados às 9h, na Rede Cultura, que é apresentado por crianças. Observar se usam expressões como: valeu mano, tá ligado; palavras como: ocê,  pra, vamo, nóis, nóis vai, ou se falam o português como é ensinado na escola. Oriente-os, por meio de um roteiro escrito. Delimite uma semana para a realização da atividade.

Pesquisa sobre os modos de se falar a língua portuguesa:

Escolha pelo menos duas situações abaixo para fazer a atividade a seguir. Observe como as pessoas falam nas seguintes situações, anotando frases, palavras, expressões no caderno, exatamente como se expressam.

1) Em um jornal falado na TV:

Nome do jornal:

Frases, palavras, expressões ditas:

2) Em uma novela, por exemplo, Malhação (Rede Globo - 18h):

Situação: conversa entre amigos?

Frases, palavras, expressões ditas:

3) Uma conversa entre os pais e filhos:

Situação: horário de almoço? Jantar? Passeio?

Frases, palavras, expressões ditas:

4) Um programa de rádio:

Nome do programa:

Frases, palavras, expressões ditas:

5) Conversa do professor na sala de aula:

Nome da disciplina:

Frases, palavras,expressões ditas:

6) Narração de um jogo de futebol:

Nome dos times:

Narrador:

Frases, palavras, expressões ditas:

7) Programa Almanaque Educação (Rede Cultura - sábado - 9h)

Tema da conversa dos apresentadores:

Nome dos apresentadores:

Palavras, frases e expressões ditas:

Atividade 2 - Turma em círculo

Exposição pelos alunos da pesquisa sobre os modos de se falar a língua portuguesa.

Cada aluno, ou grupos de alunos, socializa a pesquisa com a turma. Após isso, o professor poderá promover um debate a partir das frases, palavras e expressões ditas nas diferentes situações de comunicação, instigando-os a perceberem que as diferentes maneiras de se usar a língua dependem do contexto de seu uso.

Professor, você poderá usar, por exemplo, as anotações dos alunos da conversa entre pais e filhos e as falas do jornal falado na TV e mostrar os níveis de registro, ou seja, porque na 1ª situação há predomínio da linguagem informal e na 2ª, a formal. A partir deste exercício, explique aos alunos sobre os níveis de registro da língua, introduzindo o conceito de linguagem informal / linguagem formal / norma padrão, mostrando, por meio da pesquisa, os seus contextos de uso.

Atividade 3 - Laboratório de Informática - Alunos em dupla

Professor, oriente seus alunos a acessar o endereço abaixo para que leiam as tirinhas da Mônica e do Chico Bento no endereço:

http://www.monica.com.br/comics/tirinhas.htm 

Permita que leiam à vontade as tirinhas que quiserem. A única exigência é que leiam as do Chico Bento também para que percebam a diferença da linguagem usada entre as do Chico Bento e as demais. 

Atividade 4 - Turma em grupo de 4 alunos

Após a leitura das tirinhas, peça aos grupos que discutam entre si as questões abaixo e depois anotem no caderno as conclusões:

1º) Que diferenças vocês perceberam entre a linguagem usada pelo personagem Chico Bento e os demais personagens das outras tirinhas?

2º) Em que locais vivem os personagens? Que personagens representam o meio urbano e o meio rural?

3º) Em que tirinhas a linguagem usada é mais próxima ao que é ensinado pela gramática e em que são diferentes da linguagem usada nas tirinhas do Chico Bento?

4º) O personagem Chico Bento frequenta a escola. No entanto, os seus diálogos representam a maneiro como ele fala. Por que vocês acham que  isso acontece?

5º) Embora Chico Bento não fale de acordo com as normas da gramática, compreendemos o que ele diz?

6º) Podemos dizer que o personagem Chico Bento fala errado? Explique.

7º) Imagine a seguinte situação: Chico Bento precisa escrever um bilhete para sua professora justificando sua falta à escola no dia em que foi aplicada a prova de Português e solicitando uma nova data para fazê-la. Em que nível de linguagem deve ser escrito este bilhete? Justifique.

Professor, o importante é explicar para os alunos a ideia de que "não há Português certo e errado, mas sim adequado e inadequado, isto é, todas as variedades são igualmente eficazes em termos comunicacionais nas situações em que são de uso esperado e apropriado". (Travaglia, 1996, p. 63)

Atividade 5 - Laboratório de Informática - Turma em dupla

Marcas típicas da oralidade nas letras de música 

Oriente os alunos para que acessem o endereço abaixo, seguindo a letra da música Saudosa Maloca de Adoniran Barbosa, disponível em:

http://letras.terra.com.br/adoniran-barbosa/43969/   

A seguir, peça-os que contem a história da canção e expliquem por que foi escrita em uma linguagem diferente da que aparece nos livros e jornais, que segue a norma padrão (formal). Oralmente, transforme com os alunos o trecho abaixo na norma padrão e discuta por que o autor da letra teria usada esta linguagem:

 “Peguemo toda as nossas coisa

  E fumos pro meio da rua

Apreciá a demolição ...

Que tristeza que nóis sentia,

Cada tauba que caía

Doía no coração.

Compare com os alunos as duas formas de grafar as palavras:

senhor                              sinhô

apreciar                            apreciá

contar                              contá

lugar                                lugá

gritar                               gritá

cobertor                          coberto

Explique por que as palavras da 2ª coluna não têm acento quando grafadas conforme a norma padrão, mas passam a ser acentuadas quando escritas de um jeito que reproduz a maneira como se fala.

Recursos Complementares

Professor, você também poderá usar outras letras de músicas para mostrar a presença das marcas da oralidade nelas empregadas e discutir com seus alunos o porquê de seu uso.

Leitura da letra da música Chopis Centis, de Dinho e Júlio Rasec, encarte CD Mamonas Assassinas, 1995. Disponível em:   http://letras.terra.com.br/mamonas-assassinas/24144/  

Acessado em 19/05/10 

Sugestão de leitura para o professor sobre variação linguística.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1996, p. 41 a 66

Avaliação

Para avaliar a aprendizagem dos alunos, o professor poderá propor a produção de bilhetes para diferentes situações: para a mãe, avisando que está na casa do colega estudando; para o colega, combinando um futebol depois da aula; para uma colega, pedindo um livro emprestado: para a diretora da escola, solicitando um horário para explicá-la sobre o fato de não estar usando o uniforme naquela semana. Após isso, o professor recolherá os bilhetes e os corrigirá, verificando se os alunos usaram adequadamente a linguagem de acordo com seus interlocutores.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 6/7 - 85.71%
  • Quatro estrelas 0/7 - 0%
  • Três estrelas 1/7 - 14.29%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
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Opiniões

  • Gisele, E.E. Barão de Suruí , São Paulo - disse:
    gisele_andrade1@yahoo.com.br

    10/07/2013

    Cinco estrelas

    Confesso que não conhecia esse site. Fiquei encantada com o conteúdo e as sugestões.Parabéns.


  • valquiria, valquiriaw , Minas Gerais - disse:
    quiria-souza@hotmail.com

    14/05/2012

    Cinco estrelas

    esse onteudo me ajudou muito com o meu trabalho de portugues


  • Janieli, E.E. Barra do Joazeiro , Minas Gerais - disse:
    jaieliealister@hotmail.com

    15/03/2012

    Cinco estrelas

    Ótimo planejamento para trabalhar as Variações Linguísticas!!!


  • marisol, E.M. Lucio NUnes , Rio de Janeiro - disse:
    marisolsaqua@bol.com.br

    27/01/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito da sugestão.


  • maria das dores da silva pereira, e.e.i.professor jose bizerra de britto , Ceará - disse:
    mdasilvapereira@ymail.com

    07/08/2011

    Cinco estrelas

    adorei as sugestões para trabalhar marcas de oralidade


  • maira, maria luiza , Minas Gerais - disse:
    mairluizalegalvrbsantos@yahoo.com.br

    15/03/2011

    Cinco estrelas

    gostei amei parabéns você merese


  • carmen lucia silva rosa, TEOTONIO VILELA C E E FUND MED , Paraná - disse:
    carmenmarls3@yahoo.com.br

    13/10/2010

    Três estrelas

    O conteúdo é bom ,pois faz de uma forma simples o aluno perceber as diferentes formas de linguagens além da socialização, a oralidade do dia a dia. De uma maneira ampla , simples, os passos são encaminhados de uma forma clara, fazendo o aluno perceber o momento de usá-la.


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