Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Estudo do Conto “Apelo”, de Dalton Trevisan

 

03/05/2010

Autor e Coautor(es)
Joseli Rezende Thomaz
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Despertar o hábito da leitura literária;

2) conhecer o escritor Dalton Trevisan e características de sua obra.

Duração das atividades
2 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Leitura de textos literários.

Estratégias e recursos da aula

AULA (1)

- Apresente aos seus alunos o contista Dalton Trevisan. Projete as imagens dele para que todos possam conhecê-lo. Distribua, junto com a cópia do conto, uma pequena biografia do autor.

 

 - Biografia: Dalton Trevisan é um dos melhores contistas brasileiros contemporâneos. Seus contos reproduzem um cotidiano de angústia, numa linguagem direta e popular. Ele é um mestre do conto, autor de narrativas, predominantemente, curtas.Trevisan nasceu em Curitiba (PR), em 14 de junho de 1925. Curitiba é a cidade na qual ambienta a maioria de suas histórias. Formou-se na Faculdade de Direito do Paraná. Em 1945, lança sua primeira coletânea de contos, Sonata ao Luar. Liderou em Curitiba o grupo literário que publicou (de 1946 a 1948) a Revista Joaquim, em homenagem a todos os “Joaquins” do Brasil. O escritor vive até hoje na cidade de Curitiba, onde atua também como advogado e na administração de sua fábrica de objetos de vidro.

- Mais informações sobre o autor podem ser obtidas em http://www.releituras.com/daltontrevisan_bio.asp  Acesse o site.  

- (Dirigindo-se aos alunos) Observe, com atenção, a imagem abaixo:

- Questões para serem respondidas oralmente pelos alunos:             

a) O que você vê nesta imagem?             

b) Que sentimentos o homem lhe transmite?             

c) Crie hipóteses: o que poderia ter causado no homem estes sentimentos?

- Fale com os alunos que o conto a ser lido é um dos mais conhecidos de Dalton Trevisan: “Apelo”. Nele, o narrador é o personagem central. Pode ser, então, chamado de narrador protagonista. A narrativa é em primeira pessoa, a qual não tem acesso ao estado mental das demais personagens. Narra de um centro fixo, limitado quase que exclusivamente às suas percepções, pensamentos e sentimentos.  A imagem vista acima poderia ser a do protagonista do conto.

- Áudio: acesse o site http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/2542/A%20Descoberta%20do%20Conto.%20apelo.mp3?sequence=1 para que possa ouvir algumas características da obra de Dalton Trevisan, além do conto “Apelo”.

Apelo

                                                                                               (Dalton Trevisan)    

       Amanhã faz um mês que a Senhora está longe de casa. Primeiros dias, para dizer a verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa de esquina. Não foi ausência por uma semana: o batom ainda no lenço, o prato na mesa por engano, a imagem de relance no espelho.

       Com os dias, Senhora, o leite primeira vez coalhou. A notícia de sua perda veio aos poucos: a pilha de jornais ali no chão, ninguém os guardou debaixo da escada. Toda a casa era um corredor deserto, até o canário ficou mudo. Não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui beber com os amigos. Uma hora da noite eles se iam. Ficava só, sem o perdão de sua presença, última luz na varanda, a todas as aflições do dia.   

       Sentia falta da pequena briga pelo sal no tomate — meu jeito de querer bem. Acaso é saudade, Senhora? Às suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham. Não tenho botão na camisa. Calço a meia furada. Que fim levou o saca-rolha? Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando. Venha para casa, Senhora, por favor.

 

- A leitura deste conto obriga o leitor a fazer inferências, a completar o que falta com a sua própria experiência e imaginação. Isto vai implicar num forte envolvimento do leitor, que será chamado a participar.

- O espaço tem uma importante função neste conto. Na casa, circulam o narrador protagonista, a “Senhora” e há uma vaga insinuação, no final, de que este pequeno universo é povoado por outros, desamparados da presença da “Senhora”.

- “Apelo” corresponde a uma carta, ou coisa similar, cuja destinatária é a “Senhora”. Por que a “Senhora” está longe de casa? As contradições do universo patriarcal (machista), revelada pelo narrador-protagonista, por meio de flashbacks, são resposta instantânea. Naturalmente, enquanto o leitor infere sobre o passado da personagem, vai encontrando as explicações no texto. Na falta delas, no entanto, completa-as com a sua própria experiência, abrindo caminho para as muitas inferências.

- Questões sobre o texto a serem respondidas pelos alunos, por escrito:

a) Descreva o narrador protagonista.             

b) Quem poderia ser a “Senhora”? Crie hipóteses.             

c) Que sentimentos do homem podemos perceber em relação à “Senhora”?             

d) O texto possui 3 parágrafos. Dê um subtítulo a cada um deles.             

e) Ao relatar as privações sofridas com a ausência da mulher, o narrador põe em destaque uma imagem que possui da mulher. Que imagem é essa?             

f) Retire do texto uma frase que comprova que o narrador é do gênero masculino.

 

AULA (2)

- Solicitar aos alunos que façam a releitura do conto “Apelo”, de Dalton Trevisan.

- Vimos que a solidão resultante do rompimento do casal é apresentada no conto, que tem um formato de carta. O leitor toma conhecimento do processo de separação do casal através das lembranças do narrador personagem.

- Pode-se perceber, na leitura deste conto, o estilo conciso, a economia de palavras e a criatividade do autor, que expõe a situação de um pedido de perdão, sem nem ao menos uma vez utilizar a palavra exata.

- Assistir com os alunos ao vídeo “Apelo”, em http://www.youtube.com/watch?v=ORVv5hMPVXE 

- Depois de assistir ao vídeo, pedir aos alunos que respondam oralmente:             

a) As imagens utilizadas pelo roteirista são fiéis ao texto de Dalton Trevisan?             

b) O roteirista utilizou de alguma imagem que não foi descrita no conto “Apelo”?  Se sim, qual?             

c) No final do vídeo, aparece uma personagem feminina. No conto, esta figura também aparece?             

d) Ao colocar a figura feminina no desfecho do vídeo, qual poderia ser a intenção do roteirista?            

 

 

 

Recursos Complementares

 Para ter acesso ao texto "Apelo", consulte o site http://www.releituras.com/daltontrevisan_apelo.asp  

Avaliação

Promova um debate oral com os alunos sobre os papéis feminino e masculino dentro do casamento, incluindo a desvalorização das atividades realizadas pela esposa e a atitude muitas vezes “machista” de alguns homens com relação a realizar algum trabalho considerado como “obrigação da mulher”. Para isso, divida a turma em grupos de 5 alunos, por exemplo, e solicite que cada grupo apresente sua opinião. Separe dois alunos para anotarem as colocações feitas pelos colegas para que seja montado, na sala de aula, um mural contendo o posicionamento dos grupos em relação ao tema proposto.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Regina , EE Frenão Dias , Minas Gerais - disse:
    reginavmartins@bol.com.br

    27/06/2013

    Cinco estrelas

    Gosto muito de atividades com estas. São maduras, nvolventes e despertam opiniões.


  • Ana Maria Bonafé Martins, NHONHO BRAGA CEL , São Paulo - disse:
    mabotins@gmail.com

    06/04/2013

    Cinco estrelas

    Excelente. Permite o aprimoramento de inúmeras capacidades de leitura. Parabéns!!!


  • Mara Delvaz Garcia Gandolfo, Colégio Estadual Nóbrega da Cunha , Paraná - disse:
    maradgandolfo@gmail.com

    05/04/2013

    Cinco estrelas

    O conto de Dalton Trevisan é ótimo, esse conteúdo de aula é muito bom para que os alunos além do conyato com o texto literário percebam as relações implícitas desenvolvidas na aula.


  • Elisângela, Particular , Paraíba - disse:
    melf_elis@hotmail.com

    21/06/2010

    Cinco estrelas

    M A R A V I L H O S A !!! Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.