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CORPO: ENVELHECIMENTO E DISCRIMINAÇÃO

 

27/05/2010

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Analisar, identificar e repudiar as atitudes e situações geradoras de  discriminação.

Valorizar o convívio pacífico e solidário  no contexto da diversidade.

Duração das atividades
01 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários.

Estratégias e recursos da aula

Instruções ao professor:   

I. Estudo de textos:

1. Distribua os seguintes textos para os alunos e solicite que façam uma leitura silenciosa:   

O VELHO E O NETO

Irmãos Grimm (Tradução Ana Maria Machado)    

  

 Era uma vez um velho muito velho, quase cego e surdo, com os joelhos tremendo.

Quando se sentava à mesa para comer, mal conseguia segurar a colher.

 Derramava sopa na toalha e, quando, afinal, acertava a boca,deixava sempre cair um bocado pelos cantos.

O filho e a nora dele achavam que era uma porcaria e ficavam com nojo.

Finalmente, acabaram fazendo o velho se sentar num canto atrás do fogão.

Levavam comida para ele numa tigela de barro e - o que era pior - nem lhe davam bastante.

O velho olhava para a mesa com os olhos compridos, muitas vezes cheios de lágrimas.

Um dia, suas mãos tremeram tanto que ele deixou a tigela cair no chão e ela se quebrou.

A mulher ralhou com ele, que não disse nada, só suspirou. Depois ela comprou uma gamela de madeira bem baratinha e era aí que ele tinha que comer.

Um dia, quando estavam todos sentados na cozinha, o neto do velho, que era um menino de oito anos, estava brincando com uns pedaços de pau.

- O que é que você está fazendo? - perguntou o pai.

O menino respondeu:

- Estou fazendo um cocho, para papai e mamãe poderem comer quando eu crescer.

O marido e a mulher se olharam durante algum tempo e caíram no choro.

Depois disso, trouxeram o avô de volta para a mesa.

Desde então passaram a comer todos juntos e, mesmo quando o velho derramava alguma coisa, ninguém dizia nada.            

 COURO DE BOI

Teddy Vieira e Diogo Mulero (Palmeira)

   

Conheço um velho ditado, que é do tempo da zagaia.

Diz que um pai trata de10 filhos e 10 filhos não tratam de um pai.

Sentindo o peso dos anos, sem poder mais trabalhar

o velho peão estradeiro com seu filho foi morar.

O rapaz era casado e a mulher deu de implicar.

"Ocê manda o véio embora, se num quiser que eu vá!"

O rapaz coração duro com o velhinho foi falar:

"Para o senhor se mudar, meu pai eu vim lhe pedir.

 Hoje aqui da minha casa, o senhor tem que sair.

Leve este couro de boi, que eu acabei de curtir,

Pra lhe servir de coberta, adonde o senhor dormir."

O pobre velho calado, pegou o couro e saiu.

Seu neto de oito anos, que aquela cena assistiu

Correu atrás do avô, seu paletó sacudiu

Metade daquele couro, chorando ele pediu.

O velhinho comovido, pra não ver o neto chorando,

Partiu o couro no meio e pro netinho foi dando.

O menino chegou em casa, seu pai foi lhe perguntando:

"Pra que você quer este couro, que seu avô ia levando?"

Disse o menino ao pai:

“Um dia vou me casar

O senhor vai ficar véio, e comigo vem morar,

Pode ser que aconteça, de nóis não se combiná.

Esta metade do couro, vou dá pro senhor levá”.     

2. Divida a sala em grupos de 4 alunos (o avô, o neto, o casal) e peça que façam uma pequena dramatização do texto.

Se for preciso faça sorteios para garantir que os dois textos sejam contemplados.   

3. Solicite aos alunos que oralmente estabeleçam uma relação entre os dois textos e que relatem qual a mensagem do seu conteúdo.

4. O segundo texto é a letra de uma música que já foi gravada por Zezé de Camargo e Luciano, Sérgio Reis, Tião Carrero e Pardinho, Tonico e Tinoco, entre outros. Se possível disponibilize-a para que seja cantada pelos alunos.

5. Sobre este texto, peça para que os alunos posicionem-se quanto a seguinte questão:   Um pai trata de 10 filhos e 10 filhos não tratam de  um pai é uma expressão do tempo da zagaia, ou seja, é muito antiga. Você acha que esta expressão ainda pode ser aplicada na sociedade atual ou que ela já está superada?

II. Estatuto do Idoso

Sancionado em outubro de 2003, o Estatuto do Idoso é um conjunto de leis que  garantem direitos e estipula deveres para melhorar a vida de pessoas com mais de 60 anos no país.  O Estatuto do Idoso prevê que:

-Famílias que abandonem o idoso em hospitais e casas de saúde, sem dar respaldo para suas necessidades básicas, podem ser condenadas a penas de seis meses a três anos de detenção e multa.

-Para os casos de idosos submetidos a condições desumanas, privados da alimentação e de cuidados indispensáveis, a pena para os responsáveis é de dois meses a um ano de prisão, além de multa. Se houver a morte do idoso, a punição será de 4 a 12 anos de reclusão.

-Qualquer pessoa que se aproprie ou desvie bens, cartão magnético (de conta bancária ou de crédito), pensão ou qualquer rendimento do idoso é passível de condenação, com pena que varia de um a quatro anos de prisão, além de multa.

Professor Proponha para os alunos a seguinte questão: O Estatuto do Idoso tem garantido, na prática, menos discriminação do idoso? Justifique sua resposta.

Recursos Complementares

 O Estatuto do Idoso na íntegra pode ser consultado pelo site:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estatuto_idoso_2ed.pdf 

Avaliação

  

Proponha aos alunos redigirem um texto, no mínimo 15 linhas,  sobre a importância do Estatuto do Idoso para a sociedade.

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