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Para que existe esporte no mundo?

 

21/06/2010

Autor e Coautor(es)
Adriano de Paiva Reis
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno será capaz de identificar a importância das práticas desportivas na sociedade, bem como o processo de criação de algumas modalidades.

Duração das atividades
4 aulas (200 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há conhecimentos prévios a serem trabalhados

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:  

Lançar algumas questões iniciais sobre o tema, tais como:

  1. Quais os esportes que vocês conhecem?
  2. Quais vocês mais gostam? Por quê?
  3. Quais são as formas que podemos interagir com o esporte? (espectadores, praticantes no âmbito do lazer, competidores, etc.)
  4. Quais são os motivos que levaram à criação dos esportes?

A partir das respostas dos alunos e das discussões, dividi-los em 4 grupos e solicitar que seja feita uma pesquisa na Internet, em livros, etc., sobre a origem dos seguintes esportes: handebol, basquetebol, voleibol e futsal.

 A pesquisa deve conter:   

  • Data de criação;
  • “Inventor” do esporte (caso haja)
  • Contexto histórico do período de sua criação (poderá ser feito um trabalho interdisciplinar com o(a) professor(a) de história sobre este ponto).
  • Local de criação;
  • Primeiras regras do esporte;
  • Principais modificações nas regras até os dias atuais;
  • Motivos da sua criação;

Cada grupo deverá apresentar os resultados de sua pesquisa em forma de seminário teórico-prático, previamente analisado e avaliado pelo professor (baseando-se nos links indicados como recursos complementares).

Como a idéia nesta atividade é realizar uma pesquisa, optamos por não direcionar sites, de forma que o aluno crie o hábito de selecionar as informações mais convenientes para a realização do seu trabalho. Entretanto, indicamos abaixo alguns sites que poderão servir como inicio desta pesquisa, bem como local onde o professor poderá retirar material, caso o colégio não possua laboratório de informática com acesso à internet.

http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historia_do_basquete.htm 

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/handebol/handebol.php 

http://www.historiadetudo.com/handebol.html  

http://www.csj.g12.br/info/futsal/sobre_futsal.htm    

http://www.prof2000.pt/users/ruimarques/Historia%20do%20voleibol.htm  (Acessos em 08 de junho de 2010)   

O professor deverá também dividir os alunos de acordo com a disponibilidade de computadores em sua escola.

Atividade 2:  

O professor deverá organizar, em conjunto com os grupos, com base no resultado da pesquisa, uma vivência das primeiras formas de manifestação dos esportes apresentados. Assim, propomos:   

  • Voleibol: o minonette. Dividir os alunos em dois grupos em uma quadra ou espaço retangular dividido por uma rede a uma altura de cerca de 2 metros do solo. Com uma bola mais leve (sugerimos uma câmara de ar de basquetebol ou bola do tipo “dente de leite”) os alunos deverão golpear a bola para o campo adversário utilizando somente as mãos. Caso a bola caia no campo adversário será computado um ponto. É permitido efetuar quatro toques por equipe, não podendo o mesmo jogador dar dois toques seguidos na bola. Caso a bola bata nas paredes laterais ou em algum obstáculo o jogo continua.   
  • Basquetebol: O professor deverá afixar um cesto (ou balde) a uma altura de cerca de 3 metros (caso a escola possua quadra poliesportiva com tabelas de basquetebol o professor poderá colocá-los dentro do aro do basquetebol). Os alunos serão divididos em equipes, respeitando as regras:
  1. A bola pode ser arremessada em qualquer direção com uma ou com ambas as mãos;
  2. A bola pode ser tapeada para qualquer direção com uma ou com ambas as mãos (nunca usando os punhos);
  3. Um jogador não pode correr com a bola. O jogador deve arremessá-la do ponto onde pegá-la. Exceção será feita ao jogador que receba a bola quando estiver correndo a uma boa velocidade;
  4. A bola deve ser segura nas mãos ou entre as mãos. Os braços ou corpo não podem ser usados para tal propósito;
  5. Não será permitido, sob hipótese alguma, puxar, empurrar, segurar ou derrubar um adversário. A primeira infração desta regra contará como uma falta, a segunda desqualificará o jogador até que nova cesta seja convertida e, se houver intenção evidente de machucar o jogador pelo resto do jogo, não será permitida a substituição do infrator.
  6. Uma falta consiste em bater na bola com o punho ou numa violação das regras 3, 4 ou 5.
  7. Se um dos lados fizer três faltas consecutivas, será marcado um ponto a mais para o adversário (Consecutivo, aqui, significa sem que o adversário faça falta neste intervalo entre faltas).
  8. Um ponto é marcado quando a bola é arremessada ou tapeada para dentro da cesta e lá permanece, não sendo permitido que nenhum defensor toque na cesta. Se a bola estiver na borda e um adversário move a cesta, o ponto será marcado para o lado que arremessou.
  9. Quando a bola sai da quadra, deve ser jogada de volta pelo jogador que primeiro a tocar. Em caso de disputa, o fiscal (professor) deve jogá-la diretamente de volta à quadra. O arremesso da bola de volta à quadra é permitido no tempo máximo de 5 segundos. Se demorar mais do que isto, a bola passará para o adversário. Se algum dos lados insistir em retardar o jogo, o fiscal poderá marcar uma falta contra ele.
  10. O fiscal deve ser o juiz dos jogadores e deverá observar as faltas e avisar ao árbitro quando três faltas consecutivas forem marcadas. Ele deve ter o poder de desqualificar jogadores, de acordo com a regra 5.
  11. O árbitro deve ser o juiz da bola e deve decidir quando a bola está em jogo, a que lado pertence sua posse e deve controlar o tempo. Deve decidir quando um ponto foi marcado e controlar os pontos já marcados, além dos poderes normalmente utilizados por um árbitro.
  12. O tempo de jogo deve ser de dois meios tempos de 15 minutos cada, com 5 minutos de descanso entre eles.
  13. A equipe que marcar mais pontos dentro deste tempo será declarada vencedora. Em caso de empate, o jogo pode, mediante acordo entre os capitães, ser continuado até que outro ponto seja marcado. (Extraído de http://www.cbb.com.br/conheca_basquete/regras_hist_new.asp. Acesso em 12 de maio de 2010).  
  •  Handebol de campo: O esporte é jogado em um campo similar ao do futebol com dimensões entre 90m a 110m de comprimento e entre 55m a 65m de largura. O campo é dividido por duas linhas, uma em cada lado a 35m da linha de fundo, dividindo o campo em 3 áreas de jogo, nas quais só podem ficar, no máximo, 6 jogadores de linha de cada time. A área do gol tem raio de 13m, o gol tem 7,32m de largura por 2,44m de altura (o mesmo usado no futebol), a marca do pênalti a 14m do gol. A bola usada é a mesma da versão em quadra e é disputado por duas equipes de onze jogadores cada, mais dois reservas. O período de jogo é de dois tempos de 30 minutos cada. As medidas do campo e o número de jogadores pode ser adaptado de acordo com o espaço físico disponível na escola. (Texto adaptado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Andebol_de_campo. (Acesso em 13 de maio de 2010).
  •   Futsal: o futebol de salão. Dividir a turma em grupos de 5 alunos e propor uma partida com as regras do futebol, porém em um espaço de dimensões reduzidas.   

Atividade 3:

Após a vivência das modalidades e apresentação dos seminários, o professor deverá retomar à discussão dos motivos que levaram determinados esportes a surgirem, com as perguntas:

- A partir das apresentações, quais foram os motivos que fizeram estes esportes surgirem?

- Em sua opinião por que estes esportes tiveram suas regras modificadas?

- Na sua origem estes esportes tinham uma dimensão profissional?

- O que fez os esportes tomarem a dimensão profissional dos dias atuais?

O professor deverá destacar os elementos determinantes para a criação dos esportes:

No voleibol: este esporte foi desenvolvido com o objetivo de  propiciar uma prática corporal para pessoas de mais idade;   

O basquetebol: foi desenvolvido a partir de uma necessidade de haver uma prática desportiva que pudesse ser feita em espaços fechados no inverno rigoroso dos Estados Unidos;

O handebol: surgiu da necessidade de haver uma prática desportiva sem contato físico para ser utilizada pelas mulheres;

O futsal: surge da necessidade de se praticar o futebol frente ao inverno rigoroso no Uruguai;

Com o passar do tempo, estes esportes foram utilizados como uma forma de atender determinados interesses políticos e sociais. Entretanto, aos poucos foram se tornando um espetáculo, surgindo, assim, formas profissionalizadas, com ingressos, patrocínios, etc.

Recursos Complementares
Avaliação

Solicitar que os alunos construam cartazes a serem afixados na escola, com os materiais das pesquisas.

  

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