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Estudo do Conto “O retrato oval”, de Edgar Allan Poe

 

19/05/2010

Autor e Coautor(es)
Joseli Rezende Thomaz
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Despertar o interesse pela leitura de contos de terror e mistério;

2) conhecer o escritor Edgar Allan Poe e características de sua obra.

Duração das atividades
3 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem estar familiarizados com a leitura de textos literários.

Estratégias e recursos da aula

AULA (1)

- Para você refletir, Professor: por que estudar Edgar Allan Poe? Por ele ser considerado um dos precursores da literatura de ficção científica e fantástica modernas, além de “pai” e mestre da literatura de terror e mistério, tendo influenciado um grande número de escritores (também brasileiros, como Álvares de Azevedo, por exemplo). Conhecer e estudar grandes autores da literatura universal é de muita importância para qualquer pessoa, principalmente alunos-leitores em formação, em pleno processo de letramento literário, como é o caso dos alunos do ensino fundamental final.

- Faça uma sondagem com seus alunos e veja se eles já ouviram falar de Edgar Allan Poe: quem era ele, o que fez na vida, de onde era, onde nasceu e onde morreu etc.

- Reproduza e distribua para os alunos um texto da biografia do escritor Edgar Allan Poe.

BIOGRAFIA DE EDGAR ALLAN POE

                                       http://universofantastico.wordpress.com/2008/10/07/horror-definicoes/    

          Edgar Allan Poe nasceu em 19 de Janeiro de 1809, no nº 33 da rua Hollis, em Boston, onde a sua mãe e seu pai, Davi Poe, trabalhavam como atores. Elizabeth Arnold Poe morreu em Richmond (E.U.A.) em dezembro de 1811 e Edgar foi entregue à família de John Allan, membro da firma Ellis e Allan, que comercializava tabaco.

          Depois de frequentar escolas na Inglaterra e Richmond, o jovem Poe registrou-se na Universidade de Virgínia, no dia 14 de fevereiro de 1826. Ele vivia no Quarto 13, em West Range. Foi um membro ativo da "Jefferson Literary Society", e passou no final do semestre com médias boas nas matérias que cursou. Entretanto o Sr. Allan não lhe deu dinheiro suficiente para suas despesas, e Poe fez dívidas, coisa que o seu "pai" não aprovou. Quando o Sr. Allan se recusou a deixá-lo voltar para a Universidade, houve uma briga, e Poe saiu de casa sem dinheiro. [..]

          Em Boston, em 26 de maio de 1827, Poe se alistou no Exército dos Estados Unidos, como um soldado chamado Edgar A. Perry. Depois de dois anos de serviço militar, em que foi promovido a sargento, ele obteve, com o auxílio do Sr. Allan, a dispensa do Exército e voltou para Baltimore. Lá ele viveu com sua tia, a senhora Maria Poe Clemm, com as pequenas quantias de dinheiro que eram enviadas pelo seu pai, até o momento que ele conseguiu um cargo na Academia Militar americana de West Point.

          Neste meio tempo, Poe publicou seu segundo livro de poesia, em 1829: "Al Araaf, Tarmelane and Minor Poems". Depois de uma nova rixa com o Sr. Allan (que havia se casado pela segunda vez em 1830), Poe não recebeu mais ajuda de seu pai adotivo. Em virtude da sua, supostamente propositada, desobediência a ordens, ele acabou por ser expulso desta academia, em 6 de março de 1831, fato pelo qual o Sr. Allan o repudiou até a sua morte, em 1834.

          Logo que Poe saiu de West Point, um novo volume apareceu: "Poems by Edgar Allan Poe, Second Edition". Enquanto vivia com a sua tia em Baltimore, a Sra. Clemm, o jovem Edgar começou a escrever estórias em prosa. Cinco delas aparecem no "Philadelphia Saturday Courier", em 1932.          

          Com a edição de Dezembro de 1835 iniciou o seu trabalho como editor do jornal " Southern Literary Messenger" de Thomas W. White, em Richmond; ele permaneceu neste cargo até Janeiro de 1837. Durante este período ele casa com a sua prima mais nova, Virgínia Clemm, em Richmond, no dia 16 de Maio de 1836.   

          As críticas ácidas e os sensacionais contos de Poe fizeram com que ficasse muito conhecido como autor; entretanto, ele não conseguiu encontrar uma editora para um volume de contos burlescos (sátiras): "Tales of The Folio Club". No entanto, Harpers publicou o seu conto, " Arthur Gordon Pym" , em julho de 1838.          

          Pouco se sabe da vida de Poe depois que ele deixou o Messenger, porém em 1838 ele foi para a Philadelphia, onde viveu por seis anos. Ele foi editor do " Burton's Gentleman's Magazine"  e do "Graham's Magazine" . Em abril de 1844, sem dinheiro para sustentar a família, Poe vai para Nova York, onde encontra trabalho no " New York Evening Mirror".          

          Em 1840 o " Tales of the Grotesque and Arabesque" (Contos do Grotesco e do Arabesco) de Poe é publicado em dois volumes na Philadelphia. Em 1845, fica famoso com o espetacular poema "The Raven" (O Corvo), e em março desse ano, junta-se a C. F. Briggs em uma tentativa para publicar o "The Broadway Journal" . [...]

         O ano de 1846 foi trágico. Poe colocou para alugar a pequena casa em Fordham, onde viveu os últimos três anos de sua vida. O " The Broadway Journal" faliu, e Virgínia ficou muito doente, vindo a falecer em 30 de janeiro de 1847. Após a morte de sua esposa, Poe talvez se entregou com mais frequência a uma fraqueza com bebida, que o atacava em intervalos, desde o início da sua vida adulta. Ele não conseguia tomar nem um pequena quantidade de álcool sem com isso afetar a sua personalidade, e todo o excesso era acompanhado de prostração física. Por toda a sua vida essas "indisposições" (causadas pela bebida) interferiram no seu sucesso como editor, e causaram a ele uma reputação de imoderado que na maior parte das vezes não merecia.

          [...]

          As circunstâncias da morte de Poe permanecem um mistério. Depois de uma visita a Norfolk e Richmond para dar aulas, ele foi encontrado em Baltimore numa sórdida taberna, pelo Dr. James E. Snodgrass, velho amigo, no dia 3 de outubro, com roupas que não eram suas e numa condição deplorável. Se encontrava em estado de "delirium tremens" e foi levado ainda inconsciente ao hospital " Washington College Hospital", onde foi atendido, vindo a falecer quatro dias depois, no domingo, 7 de outubro de 1849. Foi enterrado no pátio de uma igreja em Baltimore, Maryland.          

          [...]

          Nunca foram apuradas as causas precisas da morte de Poe, sendo bastante comum, apesar de incomprovada, a ideia de que a causa pode ter sido embriaguez. Por outro lado, muitas outras teorias têm sido propostas ao longo dos anos, entre as quais: diabetes, sífilis, raiva, e doenças cerebrais raras. O mistério continua.

         A causa da morte do escritor foi dada como sendo por "congestão cerebral". Não foi realizada autópsia, e Poe foi enterrado dois dias depois. Por ter morrido de maneira tão misteriosa, o pai das histórias de detetives nos deixou com um mistério real, o qual professores, médicos e outros profissionais estão tentando solucionar há mais de 150 anos.

(Adaptado do site:  http://www.poebrasil.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=19&Itemid=27%20 )

- Peça aos alunos que, baseados no texto da biografia de Edgar Allan Poe, façam uma linha do tempo com as principais informações sobre a vida do autor, começando em 1809 até 1849.

- Professor: esta linha do tempo pode ser feita  (1) pelo professor, junto com os alunos, que darão sugestões, no quadro de giz; OU (2) pelos alunos, em duplas ou trios, numa folha de cartolina ou papel pardo. Escolha o que considerar mais conveniente. Caso opte por (1), solicite que, após terminarem a linha, os alunos a copiem no caderno. Se optar por (2), escolha uma parede da sala de aula onde poderão ser afixados os trabalhos, dando início ao "Canto Literário Edgar Alan Poe". 

AULA (2)

- Conversa inicial: hoje vamos assistir ao vídeo “O retrato oval”, baseado em um dos contos de Edgar Allan Poe de mesmo nome. O vídeo é feito em animação e foi realizado na língua espanhola. Mesmo que você não compreenda a linguagem, não há problema. Preste atenção nas cenas, no espaço em que a história está se passando, nas atitudes dos personagens, tentando compreender o enredo da história.

- Acesse o vídeo em http://www.youtube.com/watch?v=G7R2ULluMjs&feature=related 

- Após o vídeo, converse com os alunos a respeito do que viram.            

a) Quem eram os dois homens que aparecem no início?             

b) Onde eles se abrigaram da chuva?             

c) Descreva o lugar.             

d) O que chamou a atenção de um dos homens?             

e) Há uma história de amor que acontece dentro da história principal. Quem eram as pessoas que viveram esta história de amor?             

f) Como o homem ficou sabendo da história de amor entre o casal?             

g) O que o rapaz resolveu fazer com relação à mulher amada?             

h) Como foi realizado este trabalho?             

i) A mulher parecia feliz com o trabalho do rapaz?             

j) Que estratégia o roteirista utilizou para demonstrar a passagem de tempo no vídeo?             

k) O que aconteceu com a mulher?             

l) Quem poderia contar toda a história com suas palavras?  

- Após esta conversa, solicite aos alunos (em duplas) que façam um pequeno resumo do vídeo, em uma folha de papel, onde também deverão colocar um comentário da história e uma ilustração. Oriente-os a exporem seus trabalhos no "Canto Literário Edgar Alan Poe". 

- Depois de terminada esta etapa, solicite aos alunos observarem, atentamente, a duas capas de livros que contêm o conto em estudo.

Figura 1

 

http://www.tradepar.com.br/detalhes/retrato-oval-o-228322-445.html    

Figura 2

http://espanoladasyole.blogspot.com/2009_11_01_archive.html 

- Questões para a análise dos alunos:

a) O que está em destaque na figura 1, ou seja, em primeiro plano?

b) E na figura 2?

c) Ambas as capas destacam o retrato. Como isto pode ser percebido?

- Professor: ao terminar de analisar as duas capas, peça aos alunos que as relacionem ao vídeo a que assistiram. Mesmo o vídeo sendo de animação, seria interessante que eles conseguissem estabelecer esta associação.

AULA (3)

- A próxima etapa é distribuir o conto “O retrato oval”, de Edgar Allan Poe, para ser lido pelos alunos. Peça-os que façam uma leitura silenciosa primeiramente, tentando estabelecer relações com o vídeo. Enquanto estiverem lendo, solicite a eles grifarem as palavras cujos significados desconheçam.

O retrato oval   

                                                                                                                                       (Edgar Allan Poe)

          O castelo em que o meu criado se tinha empenhado em entrar pela força, de preferência a deixar-me passar a noite ao relento, gravemente ferido como estava, era um desses edifícios com um misto de soturnidade e de grandeza que durante tanto tempo se ergueram nos Apeninos, não menos na realidade do que na imaginação da senhora Radcliffe. Tudo dava a entender que tinha sido abandonado recentemente. Instalamo-nos num dos compartimentos mais pequenos e menos sumptuosamente mobiliados, situado num remoto torreão do edifício. A decoração era rica, porém estragada e vetusta. Das paredes pendiam colgaduras e diversos e multiformes troféus heráldicos, misturados com um desusado número de pinturas modernas, muito alegres, em molduras de ricos arabescos doirados. Por esses quadros que pendiam das paredes - não só nas suas superfícies principais como nos muitos recessos que a arquitetura bizarra tornara necessários - , por esses quadros, digo, senti despertar grande interesse, possivelmente por virtude do meu delírio incipiente; de modo que ordenei a Pedro que fechasse os maciços postigos do quarto, pois que já era noite; que acendesse os bicos de um alto candelabro que estava à cabeceira da minha cama e que corresse de par em par as cortinas franjadas de veludo preto que envolviam o leito. Quis que se fizesse tudo isto de modo a que me fosse possível, se não adormecesse, ter a alternativa de contemplar esses quadros e ler um pequeno volume que acháramos sobre a almofada e que os descrevia e criticava.

- O texto completo pode ser encontrado no site: http://www.gargantadaserpente.com/coral/contos/apoe_retrato.shtml

- Sugira aos alunos consultarem o dicionário para descobrirem os significados de palavras desconhecidas, caso não consigam inferir pelo contexto.

- Realize com eles uma leitura oral do texto, solicitando a alguns alunos que leiam em voz alta (por parágrafos, por exemplo).

- A partir da leitura do conto, solicite aos alunos responderem, por escrito, às questões propostas:             

a) Após a leitura do texto, compare-o com o vídeo a que assistiu. O roteirista foi fiel ao texto escrito?             

b) Aponte semelhanças e diferenças entre os textos nos diferentes suportes.             

c) Em relação ao texto escrito, identifique:                         

    + personagens                         + espaço                         + tempo                         + narrador             

d) Qual é o principal sentimento do pintor que foi colocado em destaque? Justifique sua resposta.

- Depois que tiverem respondido por escrito às questões, solicite que apresentem suas respostas em voz alta, analisando-as junto com eles e dando a oportunidade para apresentarem suas opiniões e fazerem seus questionamentos.

 

Recursos Complementares

- A biografia do autor pode ser complementada com outras informações. Consulte:

http://biografia_edgar.blig.ig.com.br/2004/01/este-famoso-escritor-americano-se.html 

Avaliação

- Peça aos alunos que leiam com atenção um resumo do conto de Edgar Allan Poe, “O retrato oval”, adaptado do site                 http://licrisdevaneiosliterarios.blogspot.com/2009/09/o-retrato-oval-edgar-allan-poe.html 

_________________________________________________________________________________________________________________________

          A história se passa num castelo medieval abandonado, no qual um jovem senhor é obrigado a passar a noite acompanhado apenas de seu criado devido a condições do tempo. Deitado no quarto, ele se impressiona com um retrato de mulher, que tem uns olhos muito vivos. O jovem encontra um escrito contando a história do quadro.

          Naquele castelo, há muitos anos, vivia um casal muito apaixonado, um marido que amava depois a jovem e bela esposa. Havia, porém, algo que ele amava mais do que ela: a arte. O pintor passava horas com seus quadros, fazendo seus trabalhos e adorando a própria arte; isso deixou a esposa com ciúmes, pois ela entendia que a pintura era uma rival pior do que qualquer outra mulher seria.

          Cansada de perder espaço no coração do marido para a arte da pintura, a jovem esposa resolve oferecer-se como modelo para um de seus quadros. Ela pensava que desta forma iria ter todas as atenções voltadas para si.

          Perfeccionista que era com seu trabalho, o marido pintor desejava que o retrato da esposa fosse a obra perfeita e por isso, procurou o melhor lugar e a melhor luz para sua modelo tão amada. A bela jovem permaneceu durante meses por horas e mais horas naquele lugar, enquanto o marido transferia para o quadro feições de seu rosto. O amor pela pintura e pela confecção do retrato perfeito era tão grande que não permitia ao artista notar que a cada dia sua esposa definhava.

         Chegou o tão esperado dia. O trabalho de muito tempo teria a graça de ser admirado tanto pela modelo quando pelo pintor. Enquanto finalizava seu quadro, o marido não tinha olhos para mais nada. Quando deu a última pincelada, ele voltou suas atenções para a esposa que estava caída morta, vencida pela moléstia que a acometera.

_________________________________________________________________________________________________________________________

- Poe utiliza neste conto uma característica psicológica no pintor que é comum a muitos outros personagens seus: a obsessão. Obcecado pela arte, o artista a coloca acima de tudo, até mesmo daquele que é considerado pela humanidade o maior de todos os sentimentos: o amor.   

- Professor: peça aos alunos para escreverem um pequeno texto sobre o sentimento da obsessão suplantando o amor. Se quiserem, poderão utilizar exemplos reais que são veiculados pela mídia a todo momento, como também utilizarem o próprio conto de Edgar Allan Poe em questão.

 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 5/7 - 71.43%
  • Quatro estrelas 1/7 - 14.29%
  • Três estrelas 1/7 - 14.29%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ana Veiras, Colégio de Aplicação - UFSC , Santa Catarina - disse:
    ana.veiras@yahoo.com

    14/04/2014

    Cinco estrelas

    Amei a ideia... achei a sequencia perfeita Vou aplicar esta estas duas aulas com os meus alunos do segundo ano. Obrigada pela dica... obrigada por postar, por socializar o seu conhecimento.


  • Ritchelly, Cônego Fernando Passos , Pernambuco - disse:
    ritchellypereira@gmail.com

    06/12/2012

    Quatro estrelas

    Gostei muito das dicas, mas eu acho que deveria ir mais além, tipo uma analise mais detalhada sobre o retrato oval seguido de um belo teatro feito pelos quase adolescêntes, o teatro seria uma forma de prender a atenção delas já que é tão complicado dar aulas nesta faixa etária de 9º ano.


  • Patrícia Perrud, Aplicação - UEL , Paraná - disse:
    pattiperrud@gmail.com

    04/10/2011

    Cinco estrelas

    Muiiiiiiiiiito boa está aula, me ajudou muito para meu seminário.


  • Plínio, colégio GEO , Paraíba - disse:
    pliniorogenes@yahoo.com.br

    11/05/2011

    Três estrelas

    Acredito que a aula tem excelentes propósitos, mas precisa se fixar mais no texto do que no autor. Falar sobre Poe é importante, mas da forma como está proposta, o escritor vai em primeiro plano e não ressalta o essencial para lê-lo. Talvez uma revisão apurada dos objetivos e dos exercícios seja uma boa forma de melhorar essa aula. Talvez esteja fora da minha realidade. Desculpa então, pela sinceridade.


  • Sâmia, EE Buenos Aires , São Paulo - disse:
    samiaurora@yahoo.com.br

    04/05/2011

    Cinco estrelas

    Aproveitei bastante deste material em minhas aulas. Amei...obrigada


  • Elisabeth Vales, Ueap , Amapá - disse:
    bethina_18@hotmail.com

    18/11/2010

    Cinco estrelas

    Excelente o trabalho. Me ajudará bastante na minha prática pedagógica que estou fazendo com turmas do 2° ano do Ensino Médio. Obrigada!!!!


  • mariana damasceno bitty, Portugal - disse:
    lindaglitter25@hotmail.com

    15/09/2010

    Cinco estrelas

    FUI SALVA POR ESSA AULA... superrrrrrrrrrrrrrrrrrr d++++++++++++++ !!!


Sem classificação.
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