23/06/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
O professor deverá providenciar os materiais descritos no roteiro experimental presente na parte desenvolvendo a aula. Se na sua escola não houver os materiais, cada aluno pode consegui-los em casa.
No laboratório de Química o professor deverá iniciar a aula perguntando aos alunos se o açúcar dissolve na água e no álcool? Após ouvir as respostas dos alunos, o professor deverá pegar dois béquers (ou copos). Colocar um pouco de água no primeiro béquer e álcool no segundo, em seguida colocar açúcar nos dois e pedir para que os alunos observem.
Informe aos alunos que é possível prever a solubilidade de sólidos em alguns líquidos. Isso pode ser utilizado para identificar substâncias como foi feito com a água e o álcool utilizando o açúcar
Em seguida, o professor deverá dividir a turma em grupos de três alunos e entregar o roteiro experimental a seguir:
Roteiro experimental: Que material é mais solúvel?
Material:
Procedimentos:
Parte A
1 – Coloque em um tubo de ensaio aproximadamente 5 ml de água.
2 – Com a espátula, adicione ao tubo com água uma pequena quantidade de açúcar.
3 – Agite e observe se dissolveu.
4 – reproduza a tabela a seguir no seu caderno e anote o resultado da dissolução na coluna do açúcar, linha da água. Se todo o açúcar se dissolveu, registre como resultado: solúvel; se não se dissolveu, registre pouco solúvel ou insolúvel.
5 – Repita os procedimentos de 1 a 4 com os demais sólidos.
6 – Repita os procedimentos de 1 a 5, substituindo a água pelo solvente para remover esmalte.
Parte B
1 – Coloque em um béquer de 50 ml aproximadamente 20 ml de água gelada. Em outro béquer coloque 20 ml de água à temperatura ambiente. Num terceiro béquer coloque 20 ml de água em ebulição.
2 – Adicione um pouco de sulfato de cobre, agite com o bastão de vidro. Observe e registre os resultados observados.
Após o experimento explique para os alunos que o sólido dissolvido é chamado de soluto. O líquido que o dissolve é chamado solvente. Os dois compõem um material chamado solução. A quantidade de soluto que uma quantidade de solvente pode dissolver é limitada. Se for adicionado soluto além dessa capacidade, parte do soluto deposita-se no fundo do recipiente, e recebe a denominação de precipitado.
Os alunos deverão fazer um relatório contendo as informações do experimento no laboratório de química. Além disso, o professor poderá solicitar que os alunos respondam as questões abaixo:
Com o auxílio da tabela da Parte A, responda as questões seguintes:
1 – Quais solutos se dissolveram melhor em água?
2 – Quais solutos se dissolveram menos em água?
3 – Que solvente solubilizou melhor o isopor?
4 – Em qual solvente você observou que o sulfato de cobre se dissolveu melhor?
5 – Na Parte B, a que temperatura o sulfato de cobre se dissolveu melhor?
6 – O que você pode concluir sobre a dissolução de um material em diferentes solvente?
Em aula posterior o professor poderá pedir para os alunos que construam um gráfico do coeficiente de solubilidade em função da temperatura utilizando a tabela abaixo:
Cinco estrelas 1 classificações
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21/04/2010
Cinco estrelasmuito boa essa sequência