Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Que material é mais solúvel?

 

23/06/2009

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Identificar a solubilidade de alguns materiais em água e em solvente para remover esmaltes;
• Relacionar a dependência de solubilidade com a temperatura;
• Conceituar: soluto, solvente e precipitado.
Duração das atividades
Duas horas aula de cinqüenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Propriedades dos materiais e das substâncias: temperatura de ebulição e temperatura de fusão.
Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1902/imagens/Preparando_a_aula_def.jpg

O professor deverá providenciar os materiais descritos no roteiro experimental presente na parte desenvolvendo a aula. Se na sua escola não houver os materiais, cada aluno pode consegui-los em casa.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1902/imagens/Laboratorio_de_Quimica.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1902/imagens/Introduzindo_a_aula.jpg

No laboratório de Química o professor deverá iniciar a aula perguntando aos alunos se o açúcar dissolve na água e no álcool? Após ouvir as respostas dos alunos, o professor deverá pegar dois béquers (ou copos). Colocar um pouco de água no primeiro béquer e álcool no segundo, em seguida colocar açúcar nos dois e pedir para que os alunos observem.

Informe aos alunos que é possível prever a solubilidade de sólidos em alguns líquidos. Isso pode ser utilizado para identificar substâncias como foi feito com a água e o álcool utilizando o açúcar

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1902/imagens/Desenvolvendo_a_aula.jpg

Em seguida, o professor deverá dividir a turma em grupos de três alunos e entregar o roteiro experimental a seguir:

Roteiro experimental: Que material é mais solúvel?

Material:

  • Suporte para tubos de ensaio;
  • Tubos de ensaio;
  • Talco;
  • Isopor;
  • Sal;
  • Água;
  • Açúcar refinado;
  • Enxofre (pode ser encontrado em farmácia de manipulação);
  • Sulfato de cobre penta-hidratado (CuSO4.5H2O pode ser comprado como produto para tratamento de piscina)
  • Solvente para remover esmalte;
  • Espátula pequena (ou tampa de caneta)

Procedimentos:
Parte A
1 – Coloque em um tubo de ensaio aproximadamente 5 ml de água.
2 – Com a espátula, adicione ao tubo com água uma pequena quantidade de açúcar.
3 – Agite e observe se dissolveu.
4 – reproduza a tabela a seguir no seu caderno e anote o resultado da dissolução na coluna do açúcar, linha da água. Se todo o açúcar se dissolveu, registre como resultado: solúvel; se não se dissolveu, registre pouco solúvel ou insolúvel.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1902/imagens/Aula_06_Marc09_01.jpg

5 – Repita os procedimentos de 1 a 4 com os demais sólidos.
6 – Repita os procedimentos de 1 a 5, substituindo a água pelo solvente para remover esmalte.

Parte B
1 – Coloque em um béquer de 50 ml aproximadamente 20 ml de água gelada. Em outro béquer coloque 20 ml de água à temperatura ambiente. Num terceiro béquer coloque 20 ml de água em ebulição.
2 – Adicione um pouco de sulfato de cobre, agite com o bastão de vidro. Observe e registre os resultados observados.

Após o experimento explique para os alunos que o sólido dissolvido é chamado de soluto. O líquido que o dissolve é chamado solvente. Os dois compõem um material chamado solução. A quantidade de soluto que uma quantidade de solvente pode dissolver é limitada. Se for adicionado soluto além dessa capacidade, parte do soluto deposita-se no fundo do recipiente, e recebe a denominação de precipitado.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1902/imagens/Sistematizando_a_aula.jpg

Os alunos deverão fazer um relatório contendo as informações do experimento no laboratório de química. Além disso, o professor poderá solicitar que os alunos respondam as questões abaixo:
Com o auxílio da tabela da Parte A, responda as questões seguintes:
1 – Quais solutos se dissolveram melhor em água?
2 – Quais solutos se dissolveram menos em água?
3 – Que solvente solubilizou melhor o isopor?
4 – Em qual solvente você observou que o sulfato de cobre se dissolveu melhor?
5 – Na Parte B, a que temperatura o sulfato de cobre se dissolveu melhor?
6 – O que você pode concluir sobre a dissolução de um material em diferentes solvente?
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1902/imagens/Atividade_Complementar.jpg

Em aula posterior o professor poderá pedir para os alunos que construam um gráfico do coeficiente de solubilidade em função da temperatura utilizando a tabela abaixo:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1902/imagens/Aula_06_Marc09_02.jpg

Avaliação
O professor poderá avaliar os alunos através do relatório sobre o experimento e também através das respostas às questões propostas na parte de sistematização da aula.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.