15/05/2010
Edson Luís Nunes, José Ângelo de Faria, Isnard Domingos Ferraz e José Marcelo Gomes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Física | Som, imagem e informação |
Ensino Médio | Física | Movimento, variações e conservações |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Médio | Física | Equipamentos elétricos e telecomunicações |
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Atualmente são desenvolvidos eletroímãs sofisticados, a exemplo, os de veículos elétricos, com rotores que giram sem desgastes e sem atritos como a imagem da figura 1 mostra a seguir. Na figura 2, um guindaste apanha as sucatas de veículos usando a força magnética de um grande eletroímã. Super Imãs que existem em laboratórios de pesquisas, podendo ser visto na figura 3, bem como em hospitais, enormes bobinas produzem campos magnéticos intensos com o objetivo de estudar as propriedades de materiais ou diagnosticar doenças.
Desde um simples fechadura eletrônica, até num aparelho de ressonância magnética a força magnética produzida por um eletroímã está sendo utilizada. Estudar a construção de um eletroímã pode fazer com que os estudantes sejam estimulados ao estudo de ciências, pois um simples eletroímã tem uma grande aplicabilidade tecnológica e está presente no cotidiano de todos nós.
Figura 1. Eletroímã existentes no interior de motores de um veiculo elétrico que não produz poluição sonora, nem poluição do ar, a imagem foi obtida do site: http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:RfXyhSOv3T1I4M:http://veiculoeletrico.org/wp-content/uploads/2010/01/slide_motion1.jpg
Figura 2. Um caminhão para transportar sucatas apanha seu material com um grande eletroímã, a imagem foi obtida do site: http://www.locamaq.com/DSC00010.JPG
Figura 3. Super Magneto de um laboratório de pesquisas físicas de materiais, imagem obtida do site:
http://www.pfi.uem.br/mfi/linhas_pesquisa/imagens/cl_eletroimad.JPG
Após motivar os alunos com a enorme aplicabilidade dos eletroímãs, apresente os recursos a seguir e peça a eles que construam um eletroímã, seguindo os passos do item 3 desta seção, logo após terem estudado os ítens 1 e 2, desta mesma seção.
1. Os ímãs
Para saber como pode ser obtido um ímã , veja o texto, " Ímãs Naturais e Artificiais" , do site: http://diario4seried.blogspot.com/2008/06/ms-naturais-e-artificiais.html
2. Eletroímã poderoso
Um eletroímã pode ser construído de forma a ter um melhor desempenho, o site a seguir dá as orientações para isto: http://www.seed.slb.com/labcontent.aspx?id=17050&LangType=1046
3. Um simples eletroímã
Nem sempre o professor irá ter o material para construir o melhor eletrroímã, então construa usando fios condutores encapados, enrolados em prego, como o da figura 4.
Figura 4. Um eletroímã construido com um prego, um fio fino flexivel encapado e uma pilha de 1,5 V, imagem obtida do site: http://www.sobiologia.com.br/figuras/oitava_serie/eletroima.gif
Os passos detalhados para construir um eletroímã, podem ser obtidos no texto "Construa um Eletroímã", do site: http://eletronica.no.sapo.pt/henry.htm
Após construir o eletroímã, peça aos alunos para usá-lo. Teste quais materiais ele atrai:
Para concluir o estudo sobre os eletroímãs, solicite aos alunos uma explicação para o fenômeno com base nos estudos de magnetismo.
A figura 5, a seguir, ilustra uma barra de ferro imersa numa região onde há campo magnético intenso. Nela podem ser visualizados os domínios magnéticos, pequenos ímãs, orientados pelo campo externo. Peça os alunos para ilustrarem como estaria a barra de material ferrognético antes da aplicação de um campo magnético externo.
Figura 5. Representação do interior de uma barra de material ferromagnético.
Conclua a aula levantando as seguintes questões:
Eletroímãs efeitos magnéticos de correntes,pode ser acessado pelo site: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=103023&tipo=ob&cp=780031&cb=&n1=&n2=Orienta%E7%F5es%20Pedag%F3gicas&n3=Ensino%20M%E9dio&n4=F%EDsica&b=s
Cinco estrelas 1 classificações
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12/08/2013
Cinco estrelasmuito bom deu pra intender bem bem explicado